Ícone do site Blog Tropical

Será que 2021 vai ser um bom ano para o mercado imobiliário?

mercado imobiliário

O ano de 2020 já ficou marcado na história por tudo o que a pandemia do coronavírus proporcionou. Mas o que está por vir em 2021? Como ficará o setor imobiliário por exemplo?

Em um segmento dinâmico como o mercado imobiliário, são diversas variáveis que levam o consumo e a construção civil a prosperar.

O desafio talvez seja, planejar o ano seguinte sem os números de 2020 e ainda assim prever o que será tendência.

Há muitas incertezas, mas esperamos que os próximos 12 meses sejam mais positivos que os anteriores. E ainda que a retomada econômica alavanque também o mercado imobiliário.

Vamos conferir algumas tendências para o setor no texto a seguir. Confira.

O mercado imobiliário nos últimos anos

Para contextualizar melhor o presente, devemos nos recordar do mercado imobiliário dos últimos anos.

Com um ambiente político e econômico mais estável, o período de 5 anos, entre 2008 e 2013 é considerado um momento muito positivo do setor.

Foi nessa época que operações de diversas incorporadoras alcançaram todo o Brasil, e de forma superavitária.

Na sequência, com as incertezas políticas, o mercado de imóveis teve decréscimo em seus rendimentos e entrou em crise.

Para tanto, mudanças estruturais no modelo de execução de obras forçaram o setor a ser mais produtivo. O que rapidamente trouxe resultados positivos, com alta já em 2019.

Outro ponto positivo, foi a facilidade de crédito para contratos imobiliários junto da Caixa Econômica Federal, o que ajudou a alavancar o setor neste período.

Para 2020, todas as previsões eram positivas, e em um ano de dificuldade, o aprendizado do setor deve trazer para 2021 mais pontos positivos e um otimismo que o mercado imobiliário compartilha.

Há que se imaginar que novas prioridades surgiram, como o home office, o apreço ainda maior pelo conforto, imóveis multifuncionais, localização mais distante dos centros das cidades, etc.

Ainda assim, as perspectivas para 2021 para o mercado imobiliário são muito positivas.

Influências da pandemia no setor de imóveis

A grande maioria da população brasileira foi afetada de um modo ou de outro com a pandemia. Seja pela perda de emprego ou redução da jornada de trabalho, ou diminuição dos ganhos do seu próprio negócio. Não entraremos no mérito dos óbitos, que esse sim é o pior cenário possível.

Ainda na parte econômica, o PIB (Produto Interno Bruto) teve forte retração nos primeiros 9 meses do ano, com sinais de melhoria no último trimestre de 2020.

Já para o ano de 2021 a previsão é de um aumento acima dos 3%.

E quando falamos especificamente no setor da construção civil, estima-se que os preços sigam no mesmo patamar dos valores do fim de 2020, o que facilita o planejamento para o próximo ano.

Investimento em Imóveis em 2021

Com a possibilidade da chegada da vacina no fim de 2020, ou no ano seguinte, o otimismo já acontece! Ou seja, fica ainda mais evidente no mercado imobiliário.

Por um lado, há uma maior estabilidade das variáveis econômicas. Mas há também aqueles que deixaram de investir. Por exemplo, abriram mão de comprar ou trocar de imóvel em 2020 para o fazer em 2021.

Outro ponto positivo, diz respeito a queda recorrente da taxa Selic, a taxa básica de juros. É ela que influencia diretamente o crédito imobiliário.

Assim, a possibilidade de uma carteira abrangente de imóveis ser comercializada é maior. Porque junto do crédito disponível aumenta a demanda.

Entretanto, quando falamos de imóveis como investimento, as possibilidades são ainda melhores.

A partir do momento em que a renda fixa deixou de ser atrativa, o esforço para encontrar meios de rendimento efetivo dentro do mês passou para as rendas variáveis.

E quem está acostumado a investir nesta modalidade de investimento migrou parte dos valores para a construção civil.

A instabilidade da bolsa de valores fez com que os olhos se voltassem para o mercado imobiliário

Esta é uma forte tendência para o ano de 2021.

Ainda se formos falar de contratos de aluguel que são atualizados através do IGPM, em Novembro de 2020, a porcentagem acumulada dos últimos 12 meses chegou perto de 25%. Os últimos meses do ano impulsionaram efetivamente a taxa.

Tendências do mercado imobiliário para 2021

Influenciadas pelas mudanças que a pandemia obrigou a realizar, as tendências para o mercado imobiliário revelam aspectos que passam pelo perfil do morador ao tipo de moradia a escolher.

Morar ao lado do trabalho para evitar trânsito passa a não ser mais um diferencial. Claro, isso ocorre principalmente com profissões que permitem realizar home office, ou semi presencial.

Com isso, o campo passou a ser mais buscado por moradores das mais diversas idades, bem como cidades periféricas aos grandes centros.

Já no que diz respeito à constituição do imóvel, o conforto e espaços maiores são a prioridade, sobretudo para as famílias. Mas para os que buscam imóveis menores, seja um casal, ou individualmente, o ambiente da casa tem de ser cada vez mais prático e funcional.

A relação com a casa mudou

Independente do tipo de imóvel, o mercado imobiliário entendeu que a relação do morador com sua casa mudou.

Ao ficar mais tempo em casa, as pessoas passaram a buscar conforto aliado às suas necessidades.

Isso para o futuro do setor de imóveis deve refletir em clientes mais exigentes e cada vez mais conectados com o seu lar.

Outra coisa que a pandemia veio para ratificar, é o desejo das pessoas em ter próximas de si e dos seus, áreas de lazer e espaços para seus animais de estimação. Assim podemos citar playgrounds, condomínios com áreas verdes, sacadas e jardins de inverno, etc.

Sem falar no espaço para o home office que não pode ser só uma mera adaptação, esse canto da casa deve estar estabelecido e com todos os atributos para a realização de um bom trabalho.

Entendemos o ano desafiador que 2020 proporcionou para todos nós, mas com vontade de bem servir, de forma especializada, a Tropical Imobiliária fica a sua disposição.

Converse conosco, vamos entender o seu caso e trazer a melhor opção em imóveis.

Sair da versão mobile