Ícone do site Blog Tropical

É melhor alugar por imobiliária ou direto com o proprietário?

alugar com proprietário

Vamos falar sobre uma situação muito comum quando ocorrem mediações imobiliárias: alugar ou não alugar imóvel direto com o proprietário

Em tempos, onde tentamos diminuir o custo de tudo o que adquirimos, pensar em alugar direto com o proprietário pode parecer a melhor solução.

O momento de instabilidade econômica e de pandemia, podem amplificar ainda mais essa situação. Mas cada caso deve ser avaliado com ponderação e calcular todos os prós e contras é a melhor saída.

Da mesma maneira, os proprietários de imóveis quando decidem disponibilizar o imóvel para arrendamento, há os desafios de fazer isso sozinho e sem uma ajuda especializada.

Para tanto, as tratativas de locação tornam-se complexas porque criam acordos e contratos de média e longa duração. E ninguém busca incômodos e perda de dinheiro a longo prazo, não é mesmo?

Vamos tratar no texto sobre todos esses aspectos de alugar direto com o proprietário do imóvel. 

Qual a função de uma imobiliária?

Primeiro é importante entender a importância de uma imobiliária, pois só assim, conseguimos perceber a diferença entre os dois modos de operação de aluguel. Quer seja aluguel direto com o proprietário ou não.

Um das principais funções da imobiliária é gerar a garantia de segurança nos processos de aluguel.

Com a tranquilidade de contratar uma empresa, é a comodidade que fará a diferença em todo o andamento do aluguel do imóvel.

Para isso, a imobiliária, ao contrário do aluguel direto com o proprietário garante os direitos e deveres de ambas as partes na mediação do imóvel.

Além do que, fica sob sua responsabilidade a elaboração do contrato e acompanhamento de seu cumprimento.

Motivos que levam a alugar o imóvel direto com o proprietário

Ainda que se saiba como uma imobiliária proceder junto das negociações e gestão do imóvel, há quem prefira alugar com o proprietário diretamente.

Negociar direto pode evitar o custo da intermediação, e talvez esse seja o principal motivo da escolha.

Mas sabemos que isso pode resultar em “dor-de-cabeça” e frustração.

Podemos citar alguns aborrecimentos, que a nossa experiência de mercado nos mostra corriqueiramente. Alugar com o proprietário pode gerar:

Pode parecer tentador alugar com o proprietário diretamente um imóvel, mas será que vale todo o risco, apenas por eliminar a taxa de administração? Vamos mostrar abaixo diversos motivos que a escolha de uma imobiliária é mais do que acertada para gerir seu imóvel.

Porque não alugar imóvel direto com o proprietário?

Muitos proprietários de imóvel buscam trabalhar junto das imobiliárias depois de ter dito problemas com as locações. Desta maneira, evitar perda de dinheiro e de tempo.

Por isso, vamos listar, de forma mais clara porque não alugar um imóvel direto com o proprietário.

Veracidade de anúncios

As imobiliárias se preocupam com a maneira que vão divulgar os imóveis. Deste modo, as fotos e vídeos que você encontrará trarão uma confiabilidade muito grande. Assim como o descritivo de tudo o que poderá encontrar no imóvel estará muito mais explícito.

Alugar direto com proprietário pode fazer com que você se desloque até o imóvel e tenha surpresas não muito boas, seja pela conservação do local, ou mesmo fatores que foram encobertos no anúncio.

Clareza nas condições de arrendamento

Quando não há um contrato redigido, apenas um acordo verbal, ou mesmo com um contrato feito sem as regras oficiais, com margens para interpretações, corre-se o risco de ter o andamento da locação com problemas no futuro.

Vamos imaginar um contrato que não deixa claro, ou que encobre cláusulas sobre a cessação do contrato e sua renovação. Ou até mesmo sobre dívidas, juros, modelo de cobrança.

O que parecia inicialmente algo fácil e rápido, acaba por tornar a locação algo dispendioso e custoso.

A contratação de uma imobiliária é muito mais seguro, pois pode-se encontrar em sua estrutura, profissionais dedicados a elaborar e redigir contratos efetivos de locação.

Além do que, tais profissionais estão aptos e disponíveis para redimir qualquer dúvida sobre o contrato.

Fiador para o locador

Para o locador de um imóvel, ter a garantia dos seus recebimentos mensais é fundamental. Afinal, muitas pessoas vivem de renda e se ela é garantida, tudo funciona melhor.

Neste processo, a imobiliária torna-se necessária porque garantir através do sistema de garantia o pagamento do locatário.

Da mesma forma, a garantia do fiador pode ser acionada quando necessária, o que se for feita direta com o proprietário, isso não ocorrerá.

Este é um modo de, não só alugar o imóvel, mas ter a tranquilidade de que não haverá perdas de valores, mas sobretudo a certeza de manter o imóvel rentabilizando.

Evitar golpes

Sabemos que no Brasil, há diversas modalidades de golpes e que podem afetar também o sistema de aluguel de imóveis. Caso opte por alugar com o proprietário de forma direta, não há uma garantia de que não esteja caindo em um golpe.

Mas o que pode acontecer? 

Os golpistas, podem divulgar imóveis sem nem mesmo ser os proprietários dos mesmo. Ainda podem requerer valores para serem pagos antecipadamente, ou então, valores indevidos depois da contratação. Podem aparecer taxas de reserva, valores de caução para garantir o imóvel que de nenhuma forma legal garantem que você ficará com o imóvel. 

É preciso estar muito atento a isso.

Garantia de mais de 40 anos de história

A Tropical Imobiliária está há mais de 40 anos no mercado, preocupada em oferecer as melhores opções de imóveis.

Com a credibilidade que o mercado exige, a Tropical atende proprietários e quem deseja alugar um imóvel.

A empresa sabe que tranquilidade e segurança são pilares de uma excelente relação de parceria, e é assim que vem realizando em todas essas décadas.

Conte conosco.

Sair da versão mobile