Saiba avaliar se o valor do aluguel está de acordo com o mercado

valor do aluguel

Para saber se o preço cobrado na locação é justo, o locatário precisa comparar valores e levar em conta suas expectativas e necessidades.

O cálculo do valor do aluguel leva em conta diversos fatores, entre eles, aspectos objetivos, como dimensões do imóvel, padrão, localização, etc. e aspectos mais subjetivos, como a posição solar, o andar, e outros mais.

É por isso que, sozinho, pode ficar difícil para o locatário colocar tudo isso na balança e avaliar se aquele imóvel está caro demais ou não. Nessas horas, contar com a ajuda de uma imobiliária parceira é sempre recomendado.

Do que é composto o valor do aluguel?

O valor do aluguel de um imóvel sofre influências diretas da área construída, do padrão construtivo, do estado de conservação, da localização e do tempo de uso que ele tem.

Neste caso, questões associadas ao tamanho e ao padrão de acabamento são referenciadas pelo Custo Unitário Básico (CUB), que é calculado pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) do estado onde o imóvel se encontra.

Já a localização, tem com base os preços praticados pelo mercado, enquanto que para o tempo de uso é atribuída uma taxa de depreciação sobre o imóvel.

Veja a seguir, alguns detalhes de cada um desses aspectos:

A localização do imóvel

Imóveis localizados em regiões mais nobres e em bairros com boa infraestrutura tendem a ser mais valorizados, portanto, o valor do aluguel geralmente é maior.

Neste caso, são avaliados aspectos como: as vias de acesso, o comércio na vizinhança, a oferta de transporte público e a segurança da região.

As características da propriedade

Imóveis maiores, com maior número de cômodos, vagas de garagens, conforto, melhor acabamento e outros atrativos, de modo geral, têm preços mais elevados. E esses cálculos costumam ser referenciados pelo CUB, como dissemos anteriormente.

No entanto, dentre esses fatores, entram outras questões que nem sempre são tão objetivas, podendo variar de acordo com a percepção de valor de cada pessoa.

A posição solar é um exemplo. Como a procura por apartamentos que recebem maior exposição solar no período da manhã é maior, esses imóveis podem se tornar mais bem avaliados. O que consequentemente pode fazer com que o preço do aluguel seja mais caro.

O mesmo pode acontecer com o andar do imóvel. Quanto mais alto, a tendência é que ele se torne também mais valioso.

O tempo de uso da casa ou apartamento

Outra questão que tem muito peso no valor do aluguel é o tempo de uso do imóvel.

Neste caso, quanto mais nova for a edificação mais cara ela tende a custar e a lógica é simples. Apartamentos ou casas mais antigas podem gerar maior necessidade de manutenção, e por isso o preço tende a baixar.

No entanto, vale destacar que o estado de conservação dessa propriedade também conta muito na hora da negociação.

Assim, quando um imóvel recebe melhorias, sejam elas na decoração, na inclusão de mobiliário, equipamentos ou foi recentemente reformado, ele tende a ser mais valorizado.

Então, qual o valor ideal para pagar de aluguel?

Ao conhecer todas essas variáveis, é importante que o futuro inquilino pesquise e compare o preço dos imóveis na internet, mas, não abra mão da orientação de uma imobiliária de confiança nesse processo.

Afinal, para além do preço praticado pelo mercado, o proprietário do imóvel pode considerar também as suas próprias necessidades de retorno do investimento, e tudo isso precisa ser avaliado.

Por fim, antes de tomar qualquer decisão, o locador precisa conhecer os preços praticados pelo mercado, levando em conta não apenas o aluguel mensal, e sim todas as despesas que ele poderá ter em longo prazo com o contrato. O que pode incluir o valor do condomínio, do IPTU e possíveis ajustes no valor do aluguel.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo! Não deixe de conferir os imóveis disponíveis para aluguel em Blumenau e região no site da Imobiliária Tropical.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.