Ícone do site Blog Tropical

Qual a influência das mulheres na hora de alugar um imóvel?

influência das mulheres na hora de alugar

Com a passagem do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, mais uma vez devemos evidenciar a presença da mulher nos mais diversos momentos de nossas vidas

A influência das mulheres na hora de alugar um imóvel é cada vez maior. Ela tem alcançado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e em posições ainda mais de liderança.

Além disso, durante a pandemia, com a presença constante em casa, em home office, a mulher teve de ser multitarefas para ajudar no bom andamento da casa.

Já quando falamos do poder de compra feminino, um dos setores em que a mulher é mais decisiva é no setor imobiliário. Vamos entender neste artigo, a relevância da mulher na escolha do melhor lugar para alugar. O que ela leva em conta e todos os aspectos que pontuam essa negociação.

Confira até o final do conteúdo. Boa leitura.

Participação da mulher na economia

Antes de falarmos da influência das mulheres na hora de alugar um imóvel, vamos ressaltar alguns números da sua participação na economia brasileira.

Números estes que mostram não só uma maior importância da mulher no mercado de trabalho, mas também é um reflexo do seu empoderamento.

Os lares chefiados por mulheres têm crescido nos últimos 20 anos. O que garantiu também um aumento de sua participação no mercado de trabalho.

Além disso, há cada vez mais preocupação por parte dos empregadores em incluir no seu quadro de funcionários profissionais do sexo feminino.

De acordo com a pesquisa “Mulheres da Liderança”, realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com diversos veículos de comunicação, entre eles o Valor Econômico, há vários indicativos positivos para serem levados em conta.

Na avaliação feita com mais de 160 empresas, em 2020 cerca de 65% aumentaram a participação de mulheres em cargos de liderança.

Diversas empresas como Petrobras e XP Investimentos têm efetuado incentivos para garantir uma maior proporção de mulheres em seus quadros de funcionários, e com capacitação nas mais diversas áreas.

Desta maneira, mulheres mais capacitadas, que lideram a maioria dos lares brasileiros e com poder de compra maior passam a influenciar ainda mais o mercado como um todo.

No setor imobiliário não é diferente, é das mulheres, na maioria das vezes a decisão de compra dos imóveis (já falamos sobre isso em outro texto) e quando se trata de aluguel isso não foge à regra.

Por que a influência das mulheres na hora de alugar um imóvel é decisiva?

Se formos avaliar o processo de compra ou aluguel de um imóvel por parte de homens e mulheres, veremos que há diferenças.

E é nestes aspectos que a mulher sai ganhando no poder de influência na hora de alugar um imóvel.

Assim, podemos resumir estas diferenças  em dois pontos principais, atenção aos detalhes e um processo de escolha mais refinado.

As mulheres demoram mais para escolher o imóvel ideal para alugar. Elas prestam mais atenção em requisitos que podem passar despercebidos pelos homens.

Então podemos dizer que a influência das mulheres na hora de alugar um imóvel passa por ela ter mais detalhes colhidos e mais informações para comparar um imóvel do outro.

Sem falar que as mulheres buscam mais a assessoria especializada de um corretor de imóveis. Ou seja, uma imobiliária com mais credibilidade do que os homens. Os homens tendem a querer resolver sozinhos.

O que as mulheres buscam em um imóvel para alugar?

Para entender melhor a influência das mulheres na hora de alugar um imóvel,  é importante conhecer os fatores que mais levam em conta, especialmente quando procuram um imóvel para a família.

Localização do imóvel

As mulheres levam muito em conta a localização do imóvel que vão alugar. Isso pode fazer toda a diferença no deslocamento para levar os filhos ao colégio. Assim como o tempo que levará para chegar no trabalho, etc.

Além disso, é preciso saber o que o entorno do imóvel oferece de facilidades, principalmente se isso pode ser alcançado sem carro. A mulher avalia se há supermercados, farmácia, hospital, instituições de ensino próximas, bem como áreas de lazer.

A localização é um dos principais fatores para compor sua ideia de imóvel ideal.

Área do imóvel para alugar

Se formos generalizar, que mulheres são mais sensíveis que os homens, o fator do tamanho do imóvel é muito importante.

A mulher pensa em toda a família bem alocada e com bem-estar.

Em seu momento de decisão, a mulher analisará muito bem cada espaço disponível do imóvel. Ou seja, sua metragem e de que maneira cada  membro da família ficará dentro deste espaço.

O seu lado emocional é também uma influência positiva na hora de alugar a próxima moradia.

Segurança de todos

Ter segurança hoje em dia é ter tranquilidade para viver bem. Ninguém deseja ter sentimentos de que algo ruim vai acontecer em sua casa.

É assim que morar bem e com segurança é fundamental para a decisão das mulheres de onde morar.

Todo o resto pode ser maravilhoso, mas se não houver segurança para a família o imóvel não será alugado.

Por isso, é muito provável que a mulher irá analisar também a vizinhança, acessibilidade, iluminação da rua, sistemas de segurança instalados, etc.

Espaços de lazer em condomínios ou nas proximidades

As áreas de lazer não são apenas espaços para manter a saúde, elas também proporcionam momentos de confraternização com a família e amigos.

A mulher pode decidir um imóvel ou outro, com base na facilidade de usufruir de tais espaços. Sejam eles dentro do próprio condomínio ou então nas proximidades, como parques ou áreas esportivas.

Detalhes do imóvel

A mulher tem um olhar mais “clínico” do imóvel que irá alugar. Ela consegue conectar vários aspectos ao mesmo tempo para entender se o local é uma boa escolha. E podemos citar:

Assim podemos concluir, que há sim influência das mulheres na hora de alugar. Porque elas conseguem entender melhor o todo do imóvel!

É como se cada característica tivesse a sua pontuação, e quando levadas em conta, devem fazer sentido para que a moradia seja a escolhida.

Sair da versão mobile