O que mudou na locação de salas comerciais após um ano do 1º lockdown?
O Brasil completa um ano dos primeiros casos de coronavírus, e dos primeiros lockdowns em diversos estados. Muita coisa mudou, seja na vida cotidiana ou nas negociações comerciais
Os proprietários contavam com a locação de salas comerciais, sentiram o peso das restrições de contato social, seguidas das inúmeras perdas. Todos os negócios foram afetados significativamente.
Dentre essas mudanças, o modo como os empreendedores, empresários e funcionários passaram a atuar profissionalmente para manter os negócios vivos, ficou evidente. Novamente, o brasileiro sempre criativo nas horas mais difíceis.
Por isso, neste artigo vamos falar de como a locação de salas comerciais também sofreu alterações. Desde a procura por novos pontos e suas especificações, como a adaptação aos novos tempos.
Confira.
O que mudou de um ano pra cá no mercado imobiliário?
Primeiramente, é importante salientar que o mercado imobiliário segue aquecido, tanto para a venda de imóveis residenciais, para investimento e até para locação de salas comerciais.
Isto ocorre porque há uma tendência de investimento que busca mais segurança frente à volatilidade de outras carteiras e, porque ninguém quer deixar de participar deste momento em que se constrói muito e se tem muita demanda.
Já para os negócios menores, o aquecimento do mercado de imóveis se dá pelas alterações de pontos comerciais, renegociações de valores, e adaptação ao mercado consumidor.
Mas vamos entender no próximo tópico, o que mudou na locação de salas comerciais nestes últimos 12 meses.
Locação de salas comerciais: o que mudou neste último ano
Com a pandemia do coronavírus instalada há mais de um ano no Brasil, algumas mudanças já ficaram evidentes quando falamos de imóveis.
Uma delas, é a adequação das residências para receber o trabalho remoto, o home office.
Muitos profissionais passaram a realizar suas tarefas profissionais de casa! Eles tiveram de, em pouco tempo, montar um cenário minimamente funcional.
Quando ficou claro, que como uma tendência que já havia ocorrido, mas que foi impulsionada pela pandemia. O home office se estabeleceu! E com isso, um novo entendimento do trabalho. Ou seja, como os método e a própria estrutura em casa passaria a acontecer.
Como ficaram as atividades administrativas?
As atividades administrativas, que antes eram realizadas em escritórios, salas comerciais, agora passam a ocorrer em casa.
Deste modo, vale o questionamento, o escritório físico ficou obsoleto? Ainda é válido que seja paga uma sala comercial para locação?
Tudo vai depender do tipo de negócio realizado.
Vamos imaginar um escritório de advocacia, em que pesa muitas vezes a necessidade de uma reunião presencial. Isto ocorre, pois há a entrega de documentos, assinaturas, a própria confiabilidade dos clientes em conhecer os advogados responsáveis ao vivo.
Neste caso, pode-se manter uma estrutura menor. Ou seja, em um local até de melhor acesso, mas que não exija que todos estejam presentes. A sala pode ser dedicada para reuniões especiais. Porém, com todas as exigências de distanciamento social. E ainda, para que sirva de arquivo físico de documentos, por exemplo.
Outros exemplos
Em outra situação, um comércio de produtos naturais também pode repensar seu modo de atuação e buscar alternativas para a sua sala comercial em locação. A venda dos produtos pode ocorrer via delivery com os contatos via telefone, ou mesmo via e-commerce. Assim a sala comercial seria utilizada apenas para entrega dos produtos em formato “take away” ou para acumular o estoque da empresa.
São casos extremos, mas que em nada fogem da realidade atual.
Rotatividade da equipe de funcionários
Se o escritório ou comércio que ocorre em uma sala comercial tem restrição de espaço físico por causa do distanciamento social exigido, uma das soluções é promover um rodízio de funcionários.
Pode-se pensar em trabalhar com metade da equipe em casa e a outra metade no espaço físico locado.
Digitalização da empresa
Um dos aspectos que mais mudaram os empreendimentos neste último ano, foi a obrigação da digitalização da atividade.
Com as medidas tomadas para diminuir o trânsito das pessoas, e o fechamento pontual do comércio, muitos tiveram problemas financeiros, pois dependem do fluxo em frente às suas lojas.
De novo, a criatividade teve de aparecer e a maneira mais lógica foi optar por divulgar e oferecer seus serviços e produtos no meio online.
Mas não foi só no processo de venda que isso ocorreu. A comunicação entre funcionários e a troca de informações nunca foi tão digitalizada como antes.
Pré-requisitos para a escolha da salas comerciais para locação
Para quem decidiu trocar de local, seja para se adaptar ao novo modelo de negócio, ou para diminuir custos, o olhar para o novo imóvel também mudou.
A pandemia fez com que as exigências e as prioridades das salas comerciais fossem revistas.
Se antes era importante para algumas empresas estar de frente para a rua, com vitrine, fachada de vidro, hoje isso pode já não fazer tanta diferença.
O tamanho do imóvel também passou a ser analisado. Ou seja, levando-se em conta o número de funcionários, com ou sem restrições de distanciamento social.
O ponto de localização da mesma maneira, se antes era imprescindível estar próximo a um grande fluxo de pessoas, talvez agora já não seja necessário, ou vice e versa.
Importância de área de estacionamento, algo tão buscado, pode passar a ser secundário.
Claro, tudo isso vai depender do segmento de atuação de cada comércio de produtos ou serviços.
Renegociação de contratos de locação de salas comerciais
Outro aspecto que “tirado o sono” de que tem locação em sala comercial, é a renovação dos contratos.
Isto ocorre, porque a grande maioria dos acordos celebrados entre partes no Brasil é reajustado pelo índice IGPM. E tendo por base que o índice se baseia em outros mais para ser composto, sofreu com a oscilação do mercado financeiro brasileiro e taxas cambiais na pandemia.
Acontece que a sua volatilidade tem causado reajustes perto de 30% nos valores dos aluguéis. Por isso, muitos empreendedores têm buscado negociar com os proprietários de imóveis a renovação.
Mas frente a todo este cenário de adaptação e sustentabilidade dos seus negócios, conte sempre com a Tropical Imobiliária. Temos várias opções de imóveis comerciais e uma equipe de corretores experientes para ajudar na escolha da melhor sala comercial.