Novo normal: como será a vida nos condomínios pós-pandemia?

novo normal nos condomínios

Muito do que a pandemia de coronavírus nos forçou a mudar, já tivemos de implementar de um jeito ou de outro em nosso dia a dia. Mas será que temos noção de tudo o que ainda mudará daqui pra frente? E quais as mudanças que ficarão perenes no novo normal dos condomínios, por exemplo?

Neste texto, vamos detalhar aquilo que é fundamental para o bom convívio nos condomínios nesse novo normal.

E que é imprescindível para que os espaços residenciais e de convívio comum estejam sempre adequados às regras de higienização impostas pelo momento.

As mudanças frente à pandemia

Toda mudança que passamos, seja para o bem ou para o mal, gera desconforto. Sair da rotina, ter de aplicar novos métodos, ter mais restrições pede um esforço maior.

O esforço de sair da zona de conforto, depende muito de nós. Mas quando falamos de uma questão de saúde pública, e de vidas que podem ser perdidas, o alcance desse entendimento vai ao limite.

O ser humano, adaptável por natureza, acaba assim tendo de se reinventar e buscar alternativas para o bem-estar de todos. É a lei da sobrevivência que mexe com nossos instintos.

Para tanto, muitos pontos de melhoria acabam surgindo nas dificuldades, o que pode-se chamar de inovação.

Com a pandemia, muitos exemplos apareceram em um cenário de transformação.

A tecnologia de segurança se fez muito importante nesse momento, podendo ser citados as portarias eletrônicas ou remotas, câmeras de segurança, controles de entrada e saída nos condomínios, etc.

Até mesmo as tradicionais reuniões de condomínio passam a ser realizadas de forma online, com pontos muito positivos a serem adotados. 

E não só dentro dos condomínios houve mudanças, os serviços de delivery, de atendimento ao público em geral também fez muitas concessões para se adequar ao momento.

Pontos positivos do novo momento em condomínios

Não podemos deixar de lado, todas as perdas que já aconteceram, e devemos ser solidários com todos que foram afetados de um modo ou de outro.

Mas também podemos ter uma visão mais otimista através das novas mudanças que estão a acontecer.

Segurança

De uma maneira geral, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a segurança na convivência no novo normal nos condomínios. Isso é importante,  porque o fator segurança é fundamental para a tranquilidade da vida em sociedade, e acaba por fortalecer aqueles que estão próximos.

Comunicação

Ainda assim, a comunicação entre condôminos e o síndico ficou mais ágil e mais assertiva.

A impressão que fica, é a de que todos passaram a ter mais urgência e flexibilidade para aprovar questões relevantes do condomínio.

E foi através do meio online que isso é possível. De ferramentas para assinaturas eletrônicas dos participantes das reuniões, até a gravação das assembleias para poderem ser assistidas mais tarde. Tudo são mudanças positivas.

Limpeza e desinfecção

Estes são dois aspectos que nunca sairão de pauta em um condomínio, ou então, que sempre deveriam ter um papel importante no bem-estar de todos.

Se isso não acontecia, passou a ser obrigatório e, ainda mais importante, cobrado por todos. Afinal, cada um deve fazer sua parte e cuidar do próximo.

Novo normal nos condomínios

Já vimos o que mudou e os seus pontos positivos. Mas o que veio pra ficar com o novo normal nos condomínios? Listamos alguns pontos:

Serviços essenciais ainda mais essenciais

Os olhares continuam voltados ao essencial, mas agora, com mais pessoas e moradores para cobrar pelo o que está sendo feito ou não.

Novos meios de desinfetar as áreas comuns: produtos mais eficientes, frequência da desinfeção, locais que antes eram deixados de lado hoje estão incluídos na rotina.

Convívio mais harmônico entre condôminos

As pessoas tiveram de entender, que não só de distanciamento social é feito o controle de uma pandemia. Mas o respeito entre todos também. 

Assim como muitas pessoas acabam por ficar mais tempo em casa, o respeito pelos horários de barulho. Seja dentro e fora dos limites propostos pelas assembleias internas, tem que se entender que há moradores em home office e o silêncio é fundamental.

Já para aqueles que optaram por fazer exercícios em áreas comuns do novo normal nos condomínios, há que cuidar de si e dos outros. Distanciamento é fundamental, mas também cuidar com os locais onde se frequenta. Importante é higienizar ao sair.

Síndico mais próximo de todos

Já comentamos que os meios online tem facilitado a comunicação entre as partes dentro de um condomínio. Mas não é só isso.

Com o passar da pandemia, o síndico foi obrigado a entender mais profundamente cada caso dentro do convívio. Pessoas com necessidades diferentes pedem uma atenção diferenciada.

O cuidado com as pessoas mais suscetíveis à doença, fez com que medidas especiais fossem tomadas. E é aí que podemos citar o próximo tópico, que fala exatamente do contato externo com o novo normal nos condomínios.

Acesso do condomínio ao mundo externo

Para aqueles que estão no grupo de risco da covid-19, evitar contato externo é essencial.

Mas como há a dependência de sair de casa para ir ao supermercado, farmácia ou mesmo ao médico, algumas regras precisaram ser modificadas.

Cada condomínio tem sua especificidade, de como funciona o controle de entrada e saída de pessoas, de serviços de delivery e visitas aos próprios condôminos. 

Mas para cada caso uma regra específica precisa ser criada. E se são controles que ajudam a todos, seja na parte da segurança ou da saúde, porque não atuar sempre assim.

Devemos pensar que nas dificuldades, surgem melhorias e que estas podem ser implementadas para o bem de todos.

Valorização dos trabalhadores

Outro aspecto que deve ser levado em conta no novo normal nos condomínios, é o que cada trabalhador está fazendo para ajudar o condomínio a se manter funcionando.

De zeladores ao time da limpeza, entregadores de comida e remédios, a equipe de segurança, todos devem ser valorizados.

Este é o momento em que a tecnologia tem nos ajudado muito, mas é o lado humano que mais está a fazer a diferença.

Acompanhamos as mudanças do mundo

Nós mudamos, estes profissionais também estão mudando, todos para o bem comum. A equipe da Imobiliária Tropical também têm acompanhado as mudanças do mundo, e do que acontece próximo a nós. Seguimos atendendo com confiança e qualidade nossos clientes.

Tropical - ebook 9 passos para comprar

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.