Como adaptar um ambiente doméstico para trabalhar em home office?

home office

Das inúmeras mudanças que fomos obrigados a nos adaptar com a pandemia, sem dúvida, o home office foi uma das mais importantes 

O home office foi adotado por muitas empresas a fim de facilitar o isolamento social. Isso ocorreu,  porque muitas corporações não estavam preparadas para o distanciamento entre os funcionários.

Levar o trabalho para casa pode ser muito prático para algumas pessoas, para outras um desafio em conciliar, os deveres profissionais e os pessoais. Por vezes, ao mesmo tempo.

Vamos entender neste artigo, os aspectos de trabalhar em casa, as melhores práticas e como as empresas estão mudando seu conceito de futuro.

Boa leitura.

Home office em aceleração durante a pandemia

A tendência do trabalho remoto, teletrabalho ou então em home office já vem acontecendo há um bom tempo.

Profissionais de TI, nômades digitais, consultores nas mais diversas áreas são um bom exemplo de atuantes em um modelo que foge ao que chamamos de tradicional. 

Porém, agora com a pandemia, isso vem se intensificando, pela necessidade do isolamento social.

Mas, o home office tem surgido cada vez mais por orientação das próprias empresas empregadoras.

Além disso, desde 2017, com a Reforma Trabalhista, está prevista a atividade neste formato remoto, regulamentado pela legislação trabalhista do Brasil

Ainda é muito cedo para ter dados concretos de quantas pessoas passaram a atuar em home office no Brasil, mas podemos citar números anteriores.

O trabalho em home office, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2012 a 2018 teve um aumento significativo. De forma ascendente, cresceu cerca de 44% no período, revelando quase 4 milhões de profissionais em home office.

Se formos imaginar, que setores inteiros foram obrigados a atuar de forma remota durante a pandemia, esse número deve ser substancialmente maior durante a atuação do coronavírus.

E aí cabe a reflexão, de que modelos de emprego e atribuições podem ser destinadas ao serviço à distância e online. 

Quais trabalhadores poderão, após a pandemia, adotar esse modelo de trabalho

E quais os setores e empresas estarão cientes que a mudança chegou e seu negócio pode estar em vias de adaptação quanto ao trabalho do dia a dia?

Mas podemos afirmar que o home office veio para ficar, e a pandemia só acelerou esse processo.

Tendência de continuar no pós-pandemia

Se formos levar em conta os grandes eventos que pautaram a história do mundo, podemos sempre esperar transformações profundas em sua posteridade.

A pandemia, como um cenário que envolveu o mundo todo, segue pelo mesmo caminho.

Devemos esperar mudanças nas mais diversas esferas, profissional, na relação das pessoas, no consumo e  nas prioridades diárias. 

Nas relações de trabalho, já há uma realidade de utilização do home office.

Esse movimento iniciou com os profissionais liberais e autônomos que buscaram um novo modelo de trabalho para si.

Já as empresas enxergaram mais tarde a proposta do home office.

Corporações dos mais diversos tamanhos, que antes tinham resistência à sua adoção, pelos mais variados motivos, tiveram que se adaptar ao novo momento.

Há vários aspectos que levavam as empresas a não querer utilizar o teletrabalho: desde a centralização de funções, desconhecimento das ferramentas de trabalho online, desconfiança quanto ao comprometimento dos funcionários, até a falta de metas para poder exigir de quem estivesse em casa. Mas isso está mudando. 

Todos precisam e estão se adaptando

Para facilitar ainda mais essa transformação do trabalho presencial pelo de home office, foram criados duas medidas provisórias. As de número 927 e 936 vieram para desenrolar o que a empresa poderia aplicar ao enfrentar a pandemia e manter os empregos.

Assim, houve flexibilização do home office, da jornada de trabalho e salários,  suspensão de contratos de trabalho e sua validade.

Mas há vários indícios de que a pandemia veio beneficiar o entendimento de todos, de que para certas atribuições, o home office acaba sendo a melhor opção.

Ainda sem os dados de 2020, já existem previsões. Um deles da Infobase e Institute for Technology, Enterpreneurship and Culture, que prevê aumento de pelo menos 30% do teletrabalho após o retorno às atividades normais no Brasil. 

Como adaptar sua casa para home office

Trabalhar em casa de pijamas, a hora que você quiser ou então poder visitar a geladeira a todo momento. Parece um sonho não é mesmo?

Mas para quem trabalha em casa, sabe que não é bem assim.

O senso de responsabilidade, de gestão do tempo e de organização são muito exigidos no home office.

Isso, ainda sem contar, que em tempos de pandemia, provavelmente você deve estar com toda a família em casa. E aí o desafio é ainda maior.

Vamos listar algumas sugestões de como adaptar sua casa para home office e como manter a separação casa e trabalho de forma harmônica:

Trabalho é trabalho, casa é casa

Tudo vai depender do tamanho de sua casa. Mas o ideal é que a área de trabalho seja separada do restante da casa. Ou então, que o cômodo, durante o horário de trabalho, esteja disponível apenas para esse fim.

Respeite os horários do home office

Estabeleça um horário no seu home office, e certifique-se que tanto sua família, como seus empregadores entendam isso. A conversa é a melhor solução para evitar que você fique trabalhando até tarde ou sendo cobrado em horários que não estejam no escopo de trabalho.

Defina, começo e fim, com o horário de almoço no meio.

Escritório adequado

Caso o espaço da sua casa, que agora é seu escritório, não esteja adaptado, é importante pensar nisso.

Pensar nas questões como ergonomia e mobiliário adequado. Uma iluminação agradável são fundamentais para que a dor nas costas, ou o cansaço nos olhos prejudique seu desempenho.

Da mesma maneira, se você, nas suas atribuições, precisar fazer vídeo chamadas, e reuniões online, imagine que o cenário atrás, deve ser o mais neutro possível.

Garanta ter o conforto do lar, mas o mais profissional possível.

Podemos ajudar a achar o lugar ideal

Assim, nós da Tropical Imobiliária, já pensamos em suas necessidades, seja para comprar ou alugar um imóvel. Converse com um dos nossos corretores e verifique os melhores imóveis para trabalhar em home office.

Confira todas as opções.

 

Tropical - ebook tudo para alugar

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.