Ícone do site Blog Tropical

Como escolher um ponto comercial para seu negócio em Blumenau?

ponto comercial em Blumenau

Muitos empreendedores esperam que 2021 seja um ano positivo no que diz respeito à economia do país. Há aqueles que pretendem retomar as perdas durante a pandemia, mas também há novos investidores que enxergam em 2021 um novo começo

Neste cenário o ponto comercial tem um papel crucial nas tomadas de decisões e em Blumenau não é diferente.

Por isso, criamos este artigo para tratar do assunto. Acompanhe até o final do texto, pois elencamos vários aspectos relevantes para novos empreendedores no mercado. E até mesmo para quem já tem o seu negócio ativo.

Boa leitura.

Expectativa de aquecimento do mercado em 2021

Com a expectativa de que os mais diversos setores possam retomar suas atividades em 2021, o ano tende a ser mais positivo que em 2020.

Com esse reaquecimento surge a oportunidade de trocar de ponto comercial ou para quem está começando, avaliar bem o local de escolha.

O ponto comercial em Blumenau torna-se muito importante na decisão de compra do consumidor. Isso porque algumas tendências que em 2020 surgiram, devem permanecer. Por exemplo, as pessoas estão buscando cada vez mais perto de casa os serviços e comércio que possam lhes atender.

Da mesma maneira, muitos blumenauenses estão à procura de um imóvel para morar mais longe do centro, e a infra estrutura do local será muito exigida.

Se formos levar em conta essa regionalização do comércio e o mercado aquecido, os empreendedores precisam estar acessíveis para os clientes.

Além de adquirir um novo ponto comercial em Blumenau, este também pode ser o momento ideal para negociar melhor os valores ou até trocar de localização.

O que levar em conta na hora de alugar um ponto comercial

Ao adquirir um novo ponto comercial em Blumenau, este pode ser o momento ideal para negociar melhor os valores ou até trocar de localização. Listamos alguns aspectos que vão influenciar na tomada de decisão.

Público-alvo

Como em todo negócio, o produto ou serviço precisa levar em conta o público-alvo a ser atingido.

O ponto comercial em Blumenau precisa estar próximo do seu consumidor, ou que tenha grande facilidade de acesso.

Além de traduzir a proximidade em vendas, isso também o ajudará a ter lembrança de marca, e assim gerar vendas recorrentes.

Acessibilidade

Cada município tem a sua própria legislação quando diz respeito à acessibilidade do seu ponto comercial.

E isso deve ser levado em conta já no princípio da operação. Primeiro para avaliar as modificações que precisarão ocorrer e o grau de investimento.

E em um segundo momento para que alvarás de funcionamento não travem na hora de serem expedidos. Ou seja, trazendo problemas de tempo e dinheiro para o empreendedor.

Para o seu ponto comercial em Blumenau, basta acessar a página da Câmara Municipal e verificar todas as leis e decretos que tratam de acessibilidade na cidade.

Contrato de aluguel

Para que o negócio tenha sustentabilidade financeira, os custos fixos precisam estar muito bem alinhados com o planejamento da empresa.

E para que não haja surpresas no pagamento do aluguel ao fim do mês, um bom contrato é fundamental. É nele que todos os direitos e deveres das partes precisam estar bem às claras.

Conte sempre com uma consultoria imobiliária com credibilidade para evitar problemas futuros.

Vizinhança

É importante avaliar se a vizinhança em que pretende atuar com um ponto comercial em Blumenau está de acordo com o seu negócio.

Leve em consideração a quantidade  de concorrentes ou negócios similares e assim defina sua estratégia de atuação.

Além da concorrência, é importante verificar se o seu comércio ou prestação de serviço estará visível para os consumidores.

Desta maneira você pode, de acordo com a lei municipal, promover a identidade visual e sinalização do ponto comercial. Lembra-se: “quem não é visto não é lembrado”.

Apesar destes serem os aspectos principais, você ainda precisa levar em conta, a segurança do local, risco de enchente, volume do trânsito, condições de higiene e até poluição sonora. Dependendo da área de atuação, até mesmo a incidência solar em vitrines ou expositores são importantes na busca do local ideal.

Estacionamento

Se o seu ponto comercial em Blumenau precisa de estacionamento próximo, leve isso em conta na hora de escolher o imóvel.

A facilidade de estacionar próximo ao local é primordial para os clientes. E assim, pode até tornar-se um diferencial para o seu negócio.

Cuide de sua manutenção e esteja atento a sinalização para que o cliente sinta-se seguro e bem acolhido.

Tão importante para os clientes, ter um estacionamento próximo pode indicar também que a entrega de matérias-primas ou produtos terceirizados para estoque sejam feitos de forma ágil e sem transtornos.

Evite erros ao escolher o ponto comercial em Blumenau

Como escolher um ponto comercial em Blumenau e evitar erros que podem custar caro mais tarde?

Um dos erros mais comuns é não fazer uma pesquisa para entender bem se o imóvel está localizado perto do seu público-alvo.

Além disso, é preciso verificar a relevância dos concorrentes diretos e indiretos mais próximos. O que eles oferecem e que pode ser uma oportunidade e um diferencial para você.

É importante adaptar o seu negócio para o ponto comercial e não o contrário. Leve em conta, por exemplo: tamanho, visibilidade, fluxo de pedestres e de carros para facilitar ainda mais ser encontrado.

Outro aspecto que deve ser avaliado é o momento de abertura do negócio. Isto claro, vai depender do tipo de produto ou serviço e se há sazonalidade na procura.

Por exemplo, se a pretensão é abrir uma loja de roupas, é preciso estar atento e alinhar o tipo de roupa com a estação.

Mais um erro comum que pode acontecer, é não contar com profissionais experientes na mediação imobiliária para garantir um contrato bem escrito e também para diminuir o tempo de procura.

Como escolher um ponto comercial em Blumenau?

Para acertar no ponto comercial em Blumenau, é preciso levar em conta a geografia da cidade, riscos com enchentes, mas também o público-alvo.

Pesquise bem, conte com nossos corretores especializados nesse tipo de imóvel e garanta tranquilidade.

O seu público-alvo precisa estar perto do ponto comercial. A dificuldade de transitar e atravessar a cidade pode diminuir e muito o seu sucesso.

Cada vez mais, Blumenau cresce nos bairros, que hoje já têm “vida própria”. E pode ser neles que você vai acertar mais do que no centro da cidade.

Leve em conta que a cidade sofre com enchentes. Ou seja, subidas pontuais de água, assim evite esses locais para não ter prejuízo.

A Imobiliária Tropical tem corretores experientes para ajudar na sua tomada de decisão. Não deixe de contar conosco.

Acesse o link e confira todas as opções de pontos comerciais em Blumenau.

Sair da versão mobile