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O que levar em conta ao procurar um imóvel comercial para locação?

imóvel comercial

Então você decide que é hora de trocar de loja ou sala comercial… mas não tem muita certeza se é a coisa certa a fazer no momento. É normal que, “na hora H”, bata aquela dúvida. Se você não sabe como se decidir, nós podemos ajudar!

Trocar de imóvel comercial – seja para um espaço maior ou menor – nunca é uma decisão das mais fáceis. Vários fatores estão envolvidos, afinal, trata-se de um local que muito provavelmente abriga sua empresa, seu escritório, enfim, seu “ganha pão”.

Para que não erre na escolha e tome a decisão mais acertada, reunimos 14 pontos que você precisa levar em consideração antes da mudança. Preparado?

Vem com a gente e boa leitura!

1. Documentação

Suponhamos que você se “apaixonou” por um imóvel comercial e, no impulso, assinou o contrato de 12 meses de aluguel. Na semana seguinte, descobre que o local ainda está sem o Habite-se dos Bombeiros. Dois dias depois, descobre que o tipo de atividade que está querendo desenvolver ali não é permitida pela Prefeitura. E agora, o que fazer?

Infelizmente, isso pode acontecer com quem não pesquisa antes de alugar. Ou aluga diretamente com o proprietário, sem a consultoria de uma imobiliária responsável.

Há cidades onde determinadas atividades simplesmente não podem ser desenvolvidas em alguns bairros. E há ramos de atuação em que não apenas o Habite-se dos Bombeiros será necessário, mas fiscalizações de órgãos como a Vigilância Sanitária – que irá atestar se aquele local cumpre ou não os requisitos legais para desempenhar aquilo que se pretende.

Por isso, antes de alugar um espaço, pesquise bastante! E não tenha medo de buscar alguém que entenda do assunto, de preferência um corretor imobiliário de confiança!

2. Tamanho

O tamanho é outro ponto que deve ser analisado. Basicamente, ele precisa atender às necessidades do seu empreendimento. Um detalhe importante é: verifique se você terá um espaço para fazer seu estoque – caso necessite de um. A loja não se resume apenas ao espaço onde se recebe os clientes. Também é lugar onde se guardará equipamentos, produtos que ainda serão vendidos, e até itens de uso pessoal dos funcionários.

3. Estado de conservação

E de nada adiantaria ter uma excelente sala, bem localizada, se ela estiver em péssimo estado de conservação. Pior ainda é se o ambiente estiver com mofo (que pode prejudicar a saúde das pessoas), vazamentos ou outros sinais de que o local está bem deteriorado.

Nesse caso, as saídas podem ser duas: buscar outro lugar melhor ou negociar, antes de fechar o contrato, que o proprietário faça as reformas necessárias. Caso opte por assumir essa reforma, especifique em contrato que o valor gasto deverá ser ressarcido.

4. Estacionamento e garagem

Se você tem carro e mora numa grande cidade, certamente já deve ter tido dificuldade de estacionar o veículo quando vai ao centro resolver alguma pendência, certo? Pois bem! Muitos clientes deixam de ir a um estabelecimento por esse motivo. Acabam optando por um concorrente que oferece o mesmo serviço, mas que conta com estacionamento.

Se o local onde você pretende alugar não tem vagas privativas, então pelo menos procure saber se a rua do estabelecimento em questão é fácil para encontrar vagas.

Sobre a garagem, ela é mais importante para que você possa chegar e ter um lugar para estacionar seu próprio carro. É uma comodidade a mais que faz diferença no dia a dia.

5. Serviços do prédio

Se o que você busca é uma sala num centro comercial para seu escritório, é bom ficar de olho em quais serviços esse prédio vai oferecer. E se cobra por isso.

Tem edifícios em que a limpeza dos corredores é feita com regularidade. Em outros, esse ponto deixa a desejar. E quanto à portaria, há prédios em que todo mundo entra, o controle é falho. Já há aqueles em que ninguém passa sem autorização!

6. Vizinhança

E sobre a vizinhança, por qual razão devemos nos preocupar com ela? Oras, uma boa vizinhança passa despercebida, pois não gera problemas. Mas uma má vizinhança pode ser um tormento eterno (ou até que você se mude do local!). Já imaginou alugar um espaço para Yoga e, ao lado, funcionar um restaurante em que o Karaokê fica ligado o dia inteiro?

7. Localização do imóvel comercial

A localização é vital! E pode determinar se um negócio dará certo ou não. Quer um exemplo? Floriculturas que ficam próximas a cemitérios costumam ter uma movimentação muito maior do que aquelas localizadas no centro da cidade.

Por qual razão? As localizadas no centro veem suas vendas dispararem mais em períodos especiais, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, etc. As que ficam próximas aos cemitérios têm movimentação diária, pois os parentes enlutados costumam comprar flores a seus entes queridos.

8. Seu público

Entender até onde seu público está disposto a ir para te encontrar! Eis um segredo que você precisa descobrir. Dependendo do caso, é você que deve ir até ele, não o contrário.

Vamos ao exemplo! Uma venda de doces (chicletes, balas, salgadinhos) tende a faturar melhor se estiver ao lado de um colégio. Os adolescentes, ao saírem da aula, e já que passarão por você, podem comprar uma “besteirinha” ou outra para enganar o estômago.

Mas eles não mudariam a rota atrás de uma bala caso sua loja estivesse a 4 quilômetros dali. Iriam preferir esperar um pouco mais até chegar em casa do que ter de andar tanto. Nesse caso, a saída seria conseguir algo bem próximo à escola!

9. Mobilidade e acessibilidade

Em tese, um bom imóvel comercial também é um local onde há mobilidade e acessibilidade. Mobilidade diz respeito à facilidade com que as pessoas terão de ir até você. Ou seja, é aquela loja localizada num ponto que conta com transporte público, etc.

A acessibilidade está relacionada a espaços que são acessíveis a todos. Por exemplo: banheiros adaptados para pessoas com deficiência, rampas de acesso, entre outros fatores que farão com que cada um (incluindo funcionários) possa bem utilizar esse espaço físico.

10. Índices de violência

Buscar saber como são os índices de criminalidade de determinado local também é prudente, sobretudo se o negócio for envolver a movimentação de dinheiro vivo. Basicamente, há três maneiras de fazer isso:

11. Visibilidade

“Quem não é visto não lembrado”, diz um ditado popular. De fato, de algum modo seu comércio precisa ser visível a outros. Pense numa farmácia: imagina se ela ficar localizada no 22° andar de um prédio comercial. Será que ela tem chances de dar certo? É possível que não. Seus clientes precisam ver onde ela está localizada, o que tem dentro, etc.

Há outros setores, no entanto, que essa visibilidade física não importa muito. Um escritório de contabilidade pode perfeitamente funcionar no 22° andar do referido prédio.

12. Fluxo de pessoas

Assim como a visibilidade, o fluxo de pessoas que passa naquela rua pode determinar o sucesso ou o fracasso de um imóvel comercial. Pequenos comércios do varejo, por exemplo, precisam estar em lugares com grande fluxo de gente. O princípio aqui é bem simples: quanto mais gente passar na calçada da loja, maiores as chances de realizar vendas.

14. Concorrência

Ver se a concorrência já está na localidade onde você tem interesse em manter uma sala é interessante. Isso pode te fazer tomar dois caminhos distintos: desistir de estar ali, pois já terá de competir com quem já está no mercado… ou decidir que encontrou o lugar ideal, uma vez que a concorrência indica que seu público também já está naquela região.

15. Possibilidades de crescimento

Finalmente, avalie quais são as possibilidades da sua empresa crescer. Por que isso? Ao fazer essa análise, a ideia é que você já sonde possíveis “novos lugares” próximos para se mudar. Dependendo da cidade onde você aluga algo, encontrar novas salas (maiores) é quase impossível. E como seus clientes já estarão acostumados com você ali, então é importante que você tenha uma ideia (inicial) do que fazer se começar a crescer.

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