11 termos imobiliários que você deve conhecer antes da compra

termos imobiliários

Se você já comprou algum imóvel ou está pesquisando e visitando alguns, sabe que uma das dificuldades deste processo é entender o “juridiquês” do ramo. São termos imobiliários que nem sempre são explicados, e que podem deixar o comprador com dúvidas.

Já de início deixamos para você a dica de nunca deixar de esclarecer suas dúvidas sobre algum ponto que não ficou bem explicado ou alguma palavra que você não compreendeu bem durante o processo de compra de um imóvel. Afinal, são muitos os termos imobiliários envolvidos, e nem sempre são de fácil compreensão.

A verdade é que os termos desconhecidos para a maioria das pessoas são usados diariamente por corretores imobiliários e outros funcionários. Mas é preciso entender que nem sempre eles se dão conta das dificuldades dos compradores.

É por isso que você deve se informar. Seja durante as negociações ou nos contratos, é necessário conhecer o linguajar imobiliário para entender os detalhes do negócio.

A tarefa de aprender termos específicos do ramo imobiliário parece complicada? Nem tanto! Foi pensando em ajudar você que preparamos o pequeno glossário abaixo, com alguns dos termos fundamentais do mercado de imóveis. Confira como não é tão difícil quanto parece!

Tropical - ebook 9 passos para comprar

Glossário básico de termos imobiliários

Alienação fiduciária

É um procedimento administrativo, muito comum nos financiamentos, que acontece quando um bem é dado em garantia para um pagamento.

O imóvel é transferido para o nome do banco ou instituição financiadora até a quitação, mas o morador usufrui dele normalmente.

Após a quitação do financiamento o imóvel é transferido para o nome do comprador. Em caso de inadimplência, o imóvel pode ser tomado pelo credor.

Amortização

É o cálculo do valor das parcelas de um financiamento de acordo com o sistema escolhido (Tabela Price, SAC ou Sacre).

Na Tabela Price, o valor das prestações é fixo. Os juros são decrescentes e as amortizações crescentes. Ou seja, nos primeiros meses a taxa de juros é maior e vai  diminuindo ao longo do tempo. Com a amortização aumentando, você paga sempre o mesmo valor.

O SAC  é o Sistema de Amortizações Constantes. Com a variação dos juros, as prestações diminuem ao longo do financiamento. As primeiras parcelas são maiores e por isso a amortização é mais rápida. Ao final, restam praticamente só os juros para saldar.

O Sistema de Amortização Crescente (Sacre) é uma mistura dos dois anteriores. As prestações sobem durante um período até um ponto em que começam a diminuir. Os valores são corrigidos de acordo com uma taxa referencial.

Avaliação imobiliária

É a análise do estado de conservação e condições da estrutura de um imóvel para definir o seu valor. Para isso, o avaliador faz uma vistoria.

Além do laudo de vistoria, para determinar o valor de venda também são utilizados outros parâmetros, como localização, finalidade e idade do imóvel.

A comparação com o valor de mercado de imóveis similares também é um critério considerado.

Caução

Valor depositado como garantia de pagamento. Ele é mais utilizado em contratos de aluguel, mas também pode ser solicitado em alguns casos de compra.

Um exemplo é quando o vendedor faz uma reserva de imóvel até que um financiamento seja aprovado. Neste caso, a caução inclui a promessa de que, se o financiamento não for aprovado, o negócio será desfeito sem custo.

A caução pode ser feita via depósito em dinheiro, títulos da União ou Estados, joias preciosas, fiança e bens imóveis.

Nesta última modalidade, a caução é um bem imóvel oferecido por terceiro.

Contrato de gaveta

É uma forma de registrar um acordo verbal no papel, sem que isso represente um documento oficial. Por não ser registrado em cartório, ele fica na gaveta apenas para confirmar o que foi combinado em caso de necessidade.

O comprador ou o vendedor podem redigir contratos de gaveta simples especificando, por exemplo, condições de pagamento.

Outra situação em que é comum utilizar o contrato de gaveta é na transferência de financiamento. Como o imóvel continua no nome do vendedor ou do banco, o contrato pode ser feito especificando que o pagamento das parcelas será feito pelo novo comprador.

Desta forma não há a necessidade de transferir o imóvel ou registrar a transferência da dívida em cartório, mas também não haverá as garantias que só estes procedimentos oferecem.

Por isso é importante haver uma relação de confiança entre as partes.

Contrato de promessa de compra e venda

É um contrato preliminar no qual as partes se comprometem a vender/comprar um imóvel mediante as condições especificadas.

É comum este documento ser utilizado na compra de imóveis em construção, mas também em outros casos, como processos de financiamento em fase de aprovação.

Somente quando o imóvel é finalizado, no primeiro caso, ou o financiamento aprovado, no segundo caso, o comprador liquida a dívida e o vendedor entrega o imóvel.

Custo de oportunidade

Critério econômico utilizado para tomada de decisões de investimento. É o custo das alternativas de investimento com o mesmo dinheiro em questão.

Um investidor que negocia um imóvel considera o custo de oportunidade avaliando o rendimento do mesmo valor caso fosse investido em outras operações financeiras, como a poupança.

Esta é apenas uma explicação básica do termo. Há formas bem específicas de calcular os riscos financeiros envolvidos em investimentos.

Escritura de imóvel

Documento elaborado em cartório, que representa a transmissão da posse de um imóvel do vendedor para o comprador.

Toda escritura de compra e venda de imóveis deve ser feita em um Cartório de Notas, e em seguida averbada no Cartório de Registros de Imóveis do município onde o imóvel negociado é registrado.

Para todos os efeitos, é este documento, e nenhum outro, que torna a transação imobiliária oficial.

Habite-se

Expedido pela prefeitura, esse documento aprova a obra e autoriza seu uso e ocupação.

Para sua emissão é necessária uma vistoria no local feita por fiscais de obras. Eles irão comparar o imóvel com seu projeto.

Se estiver tudo certo, o documento é liberado para atestar a regularidade da obra, podendo ser utilizado, dentre outros fins, para  o requerimento de financiamentos imobiliários.

Incorporação imobiliária

Procedimento jurídico realizado por construtoras ou empresas especializadas em incorporações, as incorporadoras.

Pode haver um consórcio entre construtoras, escritórios de arquitetura e engenharia e imobiliárias, entre outras empresas, para formalizar o empreendimento.

Refinanciamento imobiliário

Trata-se de uma modalidade de empréstimo que permite ao beneficiário receber até metade do valor de seu próprio imóvel.

O bem é usado como garantia de pagamento da dívida. Enquanto ela não for quitada, o imóvel permanece alienado em nome do banco ou instituição financeira.

 

Se nos termos imobiliários listados acima você não encontrou aquele que procurava, entre em contato! Pode ser pelo telefone 47 99909-2222 ou deixando seu comentário aqui embaixo. Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.

Agora, se estiver procurando um imóvel para comprar, considere nossas opções e tenha a certeza de que todas as suas dúvidas serão sempre esclarecidas.

Fale com um corretor - Tropical

 

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.