Dicas para comprar um apartamento na planta

Dicas para comprar um apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta é o sonho de muita gente. Mas, por ser uma decisão significativa que requer muito cuidado e planejamento, é comum haver dúvidas quanto à segurança dessa operação. Para te ajudar a não cair em golpes, a equipe da Tropical Imóveis preparou este conteúdo com tudo que você precisa saber antes de fechar com a construtora. Confira agora como fazer um bom negócio e garantir a casa própria!

 

1 – Tenha um orçamento bem definido

Antes mesmo de começar a procurar apartamentos na planta, é fundamental entender completamente sua situação financeira atual. Isso inclui avaliar sua renda, despesas mensais fixas, dívidas existentes e seu patrimônio líquido. Ter uma visão clara de suas finanças vai ajudar você a determinar quanto pode dar de entrada e quanto vai conseguir direcionar para as parcelas. 

Além das despesas iniciais, considere as despesas futuras associadas à propriedade, como condomínio, contas de água, luz e gás, e eventuais custos de manutenção.

 

2 – Faça uma pesquisa caprichada

Comece pelas tendências de mercado, descobrindo se os preços estão em alta, estagnados ou em queda, e na sequência parta para a valorização histórica da região onde o empreendimento ficará localizado. Avalie a infraestrutura do bairro, incluindo segurança, acessibilidade a transporte público, qualidade das estradas, estruturas de escolas, hospitais, variedade de comércio e áreas de lazer. 

Uma infraestrutura sólida e desenvolvida pode aumentar o valor do seu imóvel e melhorar a qualidade de vida da família.

comprar um apartamento na planta

3 – Conheça o histórico da construtora

A dica aqui também envolve pesquisa, mas dessa vez é sobre o histórico da construtora responsável pelo empreendimento. Busque informações sobre a reputação da empresa, visite o site e as redes sociais oficiais, verifique quantos empreendimentos já foram concluídos pela construtora e como é a qualidade dessas entregas.

Procure também avaliações online para saber se ela costuma fazer a entrega dos projetos dentro do prazo e do orçamento. Busque referências e certifique-se de que a construtora possui todas as licenças e alvarás necessários para a construção do empreendimento. Isso garante que a obra esteja em conformidade com as regulamentações locais e que nenhuma dor de cabeça surpresa vá aparecer.

 

4 – Visite o estande de vendas pessoalmente

Visitar o estande de vendas de um apartamento na planta é uma etapa importante para obter informações detalhadas sobre o projeto e esclarecer dúvidas antes de fazer a compra. 

Durante essa visita, examine cuidadosamente o material informativo fornecido, como maquetes, plantas baixas, perspectivas e especificações técnicas. Isso ajudará a ter uma ideia clara do que está sendo oferecido e dos próximos passos que estão por vir. 

Aproveite a presença do time de vendas e tire todas as dúvidas que tiver antes de assinar qualquer coisa.

apartamento na planta em blumenau

5 – Registre todas as informações

Recebeu alguma informação importante via mensagem? Uma dica ótima é pedir a formalização de toda e qualquer informação relevante sobre a negociação. Assim você evita mal entendidos, consegue salvar tudo aquilo que não pode esquecer e pode consultar sempre que quiser.

 

O que não fazer

E já que demos dicas do que deve ser feito, confira agora um checklist com erros que você deve evitar a todo custo!

  • Não ultrapasse seu orçamento
  • Não deixe de verificar cuidadosamente a documentação
  • Não confie apenas no material promocional
  • Nunca faça pagamentos adiantados sem garantias
  • Não compre sem consultar um advogado especializado na área
  • Evite tomar decisões sob pressão

Considere as nossas dicas antes de comprar seu imóvel e realize toda a operação com mais tranquilidade e segurança. Bateu alguma dúvida específica de última hora? Pode entrar em contato com a gente para receber o melhor atendimento e solucionar empecilhos que burocratizam o sonho do imóvel próprio. Vem para a Tropical!

Leia outros conteúdos como esse em nosso blog oficial. Siga a Tropical no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Qual a média do preço do m² em Blumenau?

6 dicas para escolher um bom imóvel em Blumenau

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.