Imóveis sustentáveis e o nosso compromisso com o futuro

Imóveis sustentáveis

Em um mundo, onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos, a preocupação com a imóveis sustentáveis está cada vez mais presente. Um dos pontos que são mais questionados e que tem demandado muitos investimentos, é na construção civil.

Desta maneira, projetos que potencializam a eficiência energética, a melhor gestão dos recursos hídricos e uma utilização consciente de materiais de construção tem gerado cada vez mais imóveis sustentáveis.

Além do mais, com o Dia Mundial da Água, renovamos o compromisso de cuidar do presente, para que o futuro continue consciente e ainda melhor.

Vamos falar neste texto, sobre o que é a sustentabilidade e sua aplicação na construção civil, e os belos exemplos que podemos seguir e replicar.

O que é sustentabilidade?

É um termo amplo, e que não significa apenas, proteger a natureza e seus recursos.

Sustentabilidade é um conceito bastante amplo e que pode ser adotado para as diversas áreas da nossa vida, seja profissional ou pessoal.

Mas para que o significado esteja mais próximo do nosso tema, ou seja, dos imóveis, podemos citar uma definição da ONU.

Assim, cita a Organização das Nações Unidas, que sustentabilidade é o que se busca nas necessidades do hoje. Mas sem comprometer as capacidades futuras de atender às mesmas necessidades.

Ou seja, cuidar do hoje, para que amanhã os recursos se mantenham disponíveis e acessíveis.

A água como recurso da vida

Um dos grandes problemas da manutenção da sustentabilidade mundial é o acesso à água de qualidade.

Não é de hoje que ouvimos falar de crise de abastecimento de água e crise hídrica.

Engana-se quem pensa que esse problema está distante. Pois, cada vez mais perto de nós, e tem mostrado números que só nos fazem repensar nosso consumo desenfreado.

Vivemos em um mundo  onde a água torna-se um desafio para todos, de commodity passou a ser considerada riqueza por muitos países.

Segundo a Unicef, todo ano, cerca de 80 milhões de pessoas buscam por seu direito aos recursos hídricos no mundo.

Além do mais, cerca de 3 bilhões de pessoas irão nascer, no próximo meio século, em países com escassez de água. 

Precisamos pensar e agir no hoje, para garantir o acesso à água de qualidade, e valorizar este os demais recursos naturais que temos.

Como podemos agir de forma mais sustentável (responsável)?

Hábitos sustentáveis

Deixe de utilizar copos descartáveis e canudos plásticos.

Instale descargas com sistemas inteligentes, evitando o desperdício de água.

Nos jardins, opte por regar as plantas pela manhã ou à noite, que está mais fresco, no sol a água evapora em maior quantidade.

Ainda no quintal, opte por recipientes para captar a água da chuva, e que podem ser utilizados para a rega ou limpeza de calçadas.

Se o andar do seu apartamento, não é tão alto, um bom exercício pelas escadas não faz mal, certo? Além do mais, ajuda a economizar energia do elevador.

Instale lâmpadas com sistema automático de acionamento, em áreas de passagem, ou externas.

Clarabóias são bem-vindas para evitar maior consumo de energia elétrica em lâmpadas. 

Além disso, quem não prefere receber a luz solar dentro de casa?

Dê preferência a produtos menos poluentes, com baixa emissão de compostos. Alguns deles, por vezes, podem ser mais tóxicos e perigosos à saúde. Por exemplo, tintas e colas. 

Torne um hábito, a revisão do sistema elétrico e hidráulico, evitando vazamentos e gastos desnecessários.

Tenha consciência na hora de lavar a louça e tomar banho. Esses momentos são os grandes vilões da conta de água fim do mês. Sem falar da lavagem de roupa, será que é realmente necessário lavar todo dia?

Não jogue óleo de cozinha na pia. Busque um local de descarte para que seja reciclado.

E por fim, não podemos esquecer de citar a separação do lixo para a reciclagem. 

O que são imóveis sustentáveis?

Casas e prédios sustentáveis, são imóveis que preservam a natureza. Eles melhoram a vida dos moradores. São executados de forma a maximizar recursos financeiros através de materiais  ambientalmente responsáveis.

O conceito de sustentabilidade nos imóveis tem gerado um grande desafio para arquitetos e urbanistas. Isso ocorre, porque de nada adianta ter projetos inovadores, se eles não forem acessíveis e funcionais.

Hoje em dia, precisamos ampliar a oferta de moradias, mas que elas sejam mais “inteligentes” do ponto de vista sustentável.

Da mesma forma, o processo de construção, gestão e finalização dos empreendimentos, precisa estar bem alinhado com a proposta da sustentabilidade.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente da ONU, o setor de habitação utiliza até 40% dos recursos totais do planeta. Além disso, representa mais de um terço da emissão de gases que geram o efeito estufa na Terra.

 

MRV e o sucesso nos projetos de imóveis sustentáveis

A MRV Engenharia tem mostrado ao longo dos anos, que consegue alinhar sustentabilidade nos imóveis à qualidade e preço acessível.

A empresa trabalha desde a gestão consciente de resíduos em obras, a conscientização dos moradores sustentáveis, até o entorno dos empreendimentos construídos.

Além disso, dentre todos os programas e certificados que passou a emitir para evidenciar e garantir imóveis sustentáveis, a MRV assegura o Selo Casa Azul.

Este selo, emitido pela Caixa, é uma classificação socioambiental dos empreendimentos financiados pela Caixa

É a maneira que a instituição encontrou de promover o uso racional de recursos naturais nas construções. Assim como a melhoria da qualidade da habitação

O Selo Casa Azul avalia aspectos como: qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais. 

Residencial Bela Vista, exemplo de um empreendimento sustentável

O empreendimento, executado pela MRV, é um belo exemplo de imóvel sustentável.

Desta maneira, apresenta  soluções sustentáveis para o dia a dia dos moradores.

Por exemplo: bicicletário, economia de água com arejador, redutor e medição individualizada. Também traz economia da energia elétrica do condomínio. Dispõem de sensores de presença e lâmpadas led e previsão para coleta seletiva de lixo.

Em condomínio fechado de apartamentos, está localizado no Bairro Progresso, em Blumenau.

O Residencial Bela Vista oferece apartamentos com 2 dormitórios, em um complexo que abriga uma área de lazer com diversas atividades, incluindo piscina.

Não perca a oportunidade de viver em um local que garante conforto e segurança, mas que também traz a preocupação da sustentabilidade para os moradores.

 

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.