Centro ou bairros de Blumenau: onde alugar um imóvel para morar?

bairros de Blumenau

Conhecida nacionalmente pela Oktoberfest e pela forte influência germânica, Blumenause destaca pela produção têxtil, metalurgia e tecnologia, que movimentam a economia e o mercado de trabalho da região. Precisando alugar um imóvel na cidade? Leia nossa análise!

Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) comprovam: Blumenau, com mais de 300 mil habitantes, está entre os 15 melhores municípios de Santa Catarina para viver. Mas para usufruir de tudo o que a cidade tem a oferecer, será que é melhor morar no Centro ou em um dos bairros de Blumenau? Vamos desvendar?

A escolha do local para moradia é uma decisão importante, obviamente. Ela tem impacto em praticamente todos os aspectos de sua vida, do relacionamento com outras pessoas ao trabalho, passando pela saúde, transporte e lazer.

Pense no lugar onde você morou na sua infância. Muito do que você é hoje foi determinado pelo lugar onde você estudou, pelos amigos que fez e os lugares que frequentou, muito disso associado diretamente ao local onde você passou a maior parte do seu tempo. Ou seja, sua casa!

Talvez você tenha morado em um bairro sonhando em um dia morar no Centro. Ou, ao contrário, talvez hoje cogite levar uma vida mais tranquila morando em um lugar um pouco mais afastado.

A decisão depende de muitos fatores, e Blumenau é uma cidade que traz algumas peculiaridades que fogem do padrão da maioria dos centros urbanos. Qualquer que seja sua escolha, saiba que nem tudo são flores. O ideal é saber um pouco mais sobre suas opções. E é para isso que serve este artigo!

Bairros de Blumenau ou Centro? Uma escolha difícil

Quem mora no Centro de Blumenau depende menos de carro, tem uma disponibilidade maior de serviços e acesso rápido a estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de todos os tipos.

O Centro da cidade é relativamente pequeno comparado à extensão territorial de todo o município. Mas isso traz também alguns problemas…

Durante o dia a movimentação é muito grande (a menor dependência de carro acaba virando uma obrigação), e durante a noite as ruas se esvaziam, gerando certa insegurança.

Morar em um dos bairros de Blumenau, por outro lado, resolve alguns destes problemas. O trânsito é bem mais tranquilo, em geral as ruas são mais seguras durante a noite e o espaço é maior, dando uma sensação maior de liberdade.

Porém, o acesso a serviços e produtos é menor, principalmente nos bairros mais afastados. Apesar dos bairros de Blumenau terem se desenvolvido a ponto de terem se tornado autossuficientes, ainda há a necessidade de ir até o Centro para resolver alguns problemas.

Mas vamos observar com mais detalhes os diferentes aspectos e ver quem se sai melhor em cada um: Centro ou bairros de Blumenau.

O ambiente como um todo

Quem prefere morar em bairros gosta do ambiente residencial, mais horizontal, com poucos prédios e ruas mais vazias.

O foco está todo na qualidade da vida dos moradores, com estrutura voltada para o bem-estar das famílias.

O Centro de Blumenau, apesar do visual tradicional, tem aquela típica efervescência das cidades de médio porte. É uma vida mais veloz, para moradores com mais resiliência ao estresse.

O comércio é muito forte, a ponto de fazer com que toda a infraestrutura gire em torno dele e dê o tom do lugar.

Neste quesito temos um empate técnico!

Natureza

Os bairros de Blumenau são ideais para quem gosta de ter contato com a Natureza. Quem conhece a região da Nova Rússia sabe bem do que estamos falando.

A mata Atlântica proporciona um clima bucólico pouco visto em outras cidades. E ao contrário do que acontece em outras localidades, em Blumenau os morros ainda são bem preservados.

O Centro, todavia, não fica atrás neste quesito. A paisagem natural surpreende aos turistas. A visão do rio Itajaí-açú, as ruas arborizadas e o clima mais úmido do que a média proporcionam uma sensação plena de integração com o meio ambiente.

E tudo isso apesar dos prédios e do trânsito.

Ainda assim, neste quesito, ponto para os bairros.

Emprego e renda

Sabe aquela imagem dos colonos que se dedicavam à agricultura? Apesar de ainda presente em Blumenau, ela deu lugar a um cenário bem diferente.

Hoje os bairros da cidade abrigam polos industriais e tecnológicos, garantindo emprego e renda para os moradores.

Mas as melhores oportunidades ainda se concentram na região central, incluindo os bairros mais próximos.

Os salários são muito competitivos e a gama de atividades é grande, com amplos corredores de serviço.

Morar no Centro é certamente estar um passo à frente neste quesito.

Tropical - ebook tudo para alugar

Rede de serviços

Morar “longe” já foi um problema para quem buscava, por exemplo, internet de qualidade. Mas com a maior oferta e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, este problema ficou no passado.

Com outros serviços, a própria distância dos bairros se encarregou de promover um desenvolvimento que supra as necessidades dos moradores sem que precisem se deslocar.

Desta forma, escolas, farmácias, padarias, lojas, oficinas e tudo o que uma cidade pode oferecer, são coisas que podem ser encontradas em muitos bairros de Blumenau.

Morar no Centro é mais atraente neste aspecto na maioria das cidades, mas não em Blumenau. Aqui a infraestrutura acaba sufocando o trânsito e tornando uma simples ida ao barbeiro, por exemplo, mais demorada do que o que se espera.

Mais um ponto para os bairros, com serviços que, inclusive, chegam até os moradores do Centro!

Locomoção

Este é um fator bastante relativo, pois como já dissemos, é possível trabalhar no bairro onde se mora em Blumenau.

Porém, o transporte público não é tão eficiente em locais mais distantes, com poucos horários e itinerários restritos.

Já no Centro, apesar do trânsito intenso, tudo fica próximo, dado o seu tamanho reduzido. Também é possível resolver tudo a pé ou de bicicleta.

Transporte público, carros de aplicativo e taxis também têm uma grande oferta, facilitando a locomoção. Desde que você tenha paciência.

Tenha você um carro próprio ou não, neste quesito o Centro se sai melhor.

Poluição

Vamos combinar que o agito todo das áreas centrais das cidades gera esse efeito colateral.

Grande fluxo de veículos e até mesmo a grande concentração de pessoas, incluindo fumantes, torna o ar menos respirável no Centro.

Os bairros costumam sofrer bem menos deste tipo de problema, e ainda por cima também estão livres da poluição sonora.

Os bairros levam a melhor nesse tópico.

Lazer

Gastronomia, cultura e entretenimento são o ponto mais forte da vida no Centro de Blumenau. Eventos são o nosso diferencial!

Além destas opções, Blumenau também encanta por oferecer muitos parques para o convívio de seus moradores.

Os bairros, por sua vez, não ficam muito atrás! Especialmente os mais próximos do Centro, como Vila Nova, Victor Konder e Jardim Blumenau.

Neles os bares, restaurantes e pubs dominam o território, aproveitando o público jovem formado por trabalhadores da área de tecnologia e estudantes universitários.

Ainda assim, o Centro fica à frente, oferecendo mais diversidade.

Segurança

Por fim, um dos quesitos mais determinantes na escolha de um lugar para morar. Sabe-se que a criminalidade em áreas centrais costuma ser maior.

Porém, na mesma medida, o policiamento e as medidas de segurança nestes locais também costumam ser mais eficientes. Em Blumenau não é diferente.

Nos bairros, o deslocamento de seguranças e policiais será um problema em caso de necessidade.

Mas felizmente as ocorrências são mais raras nestes locais, e os moradores aprenderam a se organizar com estratégias que visam a proteção de todos.

Portanto, temos mais um empate.

Metade dos pontos para o Centro e metade para os bairros de Blumenau

Com 4 pontos para cada opção, temos um empate no resultado geral! Isso, no entanto, já era esperado, pois a escolha de morar perto do centro ou mais afastado depende dos valores e objetivos de cada um.

Aliás, depende também muito do gosto pessoal. No Centro há mais opções de imóveis. Mas nos bairros eles costumam ser mais baratos.

Como o Centro é mais disputado, deve haver economia de espaço, resultando em apartamentos menores. Já as plantas dos imóveis dos bairros tendem a ser maiores, pois há mais espaço disponível.

Muitas vezes você nem precisará fazer essa escolha, pois será levado a morar neste ou naquele local, sendo isso determinado, por exemplo, pelo seu novo emprego ou pela escola de seus filhos onde você conseguiu matrícula.

Tendo escolhido seu imóvel ou tendo sido “escolhido” por ele, ou mesmo se precisar de ajuda para decidir, fale com um de nossos corretores. Esta sim, é a melhor escolha possível!

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.