Comprar um terreno é uma boa opção de investimento imobiliário?

comprar um terreno

No momento em que passamos pela pandemia, a instabilidade econômica gera muitas dúvidas quanto ao tipo de investimento a realizar

Podemos dizer que comprar um terreno no atual cenário, continua a ser uma excelente opção. Isso porque duas situações devem ser levadas em conta em momentos de crise, primeiro que continuar a investir pode fazer o investidor sair na frente dos demais. E em segundo lugar, que é o momento de pensar de forma racional sobre investimentos que tragam resultados com maior segurança.

Neste artigo vamos falar sobre os motivos que levam a comprar um terreno neste momento de crise, as vantagens do investimento e como escolher bem o imóvel.

Boa leitura.

Por que investir na compra de terreno?

Inicialmente, deve-se avaliar o cenário atual, os reflexos da pandemia nos mais diversos tipos de rendimentos, e quais investimentos estão garantindo segurança e valorização.

Nos mais diversos setores da economia, o setor imobiliário vem em uma crescente mesmo antes de 2020, com o início da pandemia.

Ainda dentro da lista de investimento em imóveis, comprar um terreno é uma das opções mais interessantes.

A principal característica neste tipo de investimento é a segurança e valorização do bem. O que comparado com outras carteiras de negócios, como bolsa de valores, por exemplo, é uma aposta válida para ter sustentabilidade financeira.

Além disso, comprar um terreno pode garantir um bem a ser utilizado em permuta para outros imóveis. Ou seja, como parte de pagamento para um apartamento, ou casa.

Mas sobretudo se formos falar da liquidez do investimento, há também alternativas caso ele não seja vendido de início. Uma delas é alugar seu espaço para negócios pontuais, como estacionamentos e food parks, por exemplo.

Vantagens ao comprar um terreno

Se formos comparar a aquisição de um terreno para investimento frente a de uma casa ou apartamento, há várias vantagens a ter em conta. Vamos ver a seguir.

Valorização do terreno

Se a sua intenção é comprar um terreno para investimento, seja para venda futura ou mesmo para alugar, é preciso estar atento a todas as oportunidades.

É importante entender as flutuações de valor no mercado imobiliário da área do seu interesse.

Já é quase impossível comprar um terreno no centro das cidades, mas com o crescimento de áreas periféricas, ainda há muita oportunidade de valor em bairros mais afastados ou cidades metropolitanas.

A valorização de um terreno vai depender do seu tamanho e localização. Mas também sobretudo da importância da área em que está situado. É válido verificar se há investimentos públicos na região. Além disso, observar o comércio ascendente e as áreas de habitação podem surgir. Esses podem ser indicativos de valorização futura do terreno.

Mas ao comprar um terreno, pode-se optar também por alugar o espaço para negócios de terceiros e assim garantir renda fixa mensal com baixo custo de manutenção, comparativamente com apartamentos e casas.

Solidez do investimento

Dificilmente ao comprar um terreno haverá problemas estruturais no mesmo, desde que você tenha bom conhecimento do local que está adquirindo.

Ao contrário de um imóvel construído, o risco de danos naturais, externos, é bem menor.

Ao garantir então a estrutura física do terreno, caso seja utilizado para aluguel, é uma forma de ter longevidade de uma renda fixa mensal, sem grandes custos.

E para vender o terreno que foi adquirido, é necessário aguardar a sua valorização de acordo com o local escolhido e ter a liquidez do investimento bem planejada.

Versatilidade no uso do terreno

Há diversas opções para rentabilizar um terreno que foi comprado como forma de investimento.

Como já falado, pode-se buscar liquidez e revender por um valor mais alto. Porém, já levando em conta todos os custos envolvidos nesta mediação imobiliária.

Outra opção é encontrar um locatário que ficará responsável pela estrutura física que será construída no terreno. Desde modelos mais simples, como para um estacionamento, uma área de food truck, ou como para um comércio de produtos, ou serviços que demandam construção.

O acordo de responsabilidades sobre a construção precisa estar previsto em contrato.

Já uma terceira opção ao comprar um terreno, é investir também na construção de habitações ou salas comerciais.

Essa flexibilidade de rentabilização com o terreno vai depender do tipo de investidor e objetivo final.

Custos menores

Os investidores sabem que qualquer modalidade de investimento imobiliário denota custos iniciais, mas também ao longo do tempo.

A diferença para um bom ou mau investimento é a possibilidade de retorno financeiro frente ao investimento e custos gastos, bem como a sua liquidez.

Mas se formos especificar os custos gastos ao comprar um terreno, é notório que os custos da operação são menores se comparados a outros investimentos imobiliários.

Um terreno gera custos fáceis de gerenciar desde que esteja dentro do planejamento financeiro.

Podemos citar as contas fixas como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), contas de água e energia quando aplicáveis e outras taxas municipais.

O que levar em conta na hora de comprar em terreno?

A decisão de comprar um terreno deve passar pelo seu objetivo com o investimento. Desta forma, isto deve pautar o tipo de imóvel a procurar, o local e a liquidez pretendida na operação.

Mas há alguns pontos específicos e importantes que precisam ser levados em conta também.

  • Pesquisa de mercado – converse com especialistas no assunto e que possam oferecer as melhores opções de terrenos para comprar.;
  • Defina valor máximo e mínimo para o investimento;
  • Visite pessoalmente o terreno, isto pode garantir um melhor entendimento do seu entorno e o que se pretende fazer de melhorias;
  • Avalie a documentação do terreno para que tenha certeza de sua veracidade. E para isso conte com a ajuda de uma assessoria imobiliária;
  • Confirme as características do terreno, como as dimensões e sua topografia.

Em suma, comprar um terreno é uma excelente opção de investimento! Mas para isso é preciso contar com especialistas em imóveis  para garantir tranquilidade na mediação.

A Imobiliária Tropical tem credibilidade e experiência de mercado para garantir as melhores negociações.

Conheça diversas opções de terrenos para comprar em Blumenau. Acesse nosso site.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.