Quais os ensinamento da pós-pandemia para o mercado de imóveis?

mercado de imóveis

Com a pandemia do coronavírus em 2020, muitos segmentos da economia foram afetados, e com o setor imobiliário não foi diferente

O mercado de imóveis é um dos que mais sofre variações quando se trata diretamente de mudanças na economia, tanto no Brasil como no mundo. Afinal, do câmbio às taxas de juros, passando pela disponibilidade de crédito e poder de compra da população, são todos itens que acabam por influenciar o setor.

Além dos aspectos econômicos, mudanças na relação entre as pessoas e na vida em condomínio foram afetadas também, por exemplo. Mas o que podemos tirar de ensinamentos na pós-pandemia?

Confira no artigo a seguir.

Mudanças com a pandemia

Com as incertezas do momento e ajustes que foram acontecendo com o decorrer da pandemia, muitas variantes das nossas vidas foram alteradas.

Ficamos mais em casa, o que privilegiou o contato maior com a família, mas também com a nossa casa.

Até mesmo o trabalho tivemos de levar do escritório para nosso lar.

Além disso, as tecnologias facilitaram a comunicação à distância para que estivéssemos sempre conectados.

Mas alguns fatores se destacaram e acabaram por ajudar a transformar nosso estilo de vida. Algumas dessas mudanças vieram para ficar.

Home office

O trabalho remoto ou home office, já acontece há algum tempo com determinadas profissões, mas agora teve de ser testado mais amplamente.

E isso trouxe uma certeza, há diversos trabalhadores que podem exercer suas atribuições de casa mesmo, e com ganhos reais de produtividade e economia para as empresas contratantes.

E é aí que o mercado de imóveis passou a verificar, que mudanças no próprio ambiente residencial necessitava de adaptações.

A busca por imóveis com um espaço para o escritório, ou mesmo um quarto extra aumentou.

E mais do que isso, a residência, desde que tenha uma boa conexão com internet instalada pode proporcionar o home office de qualquer lugar. Aqueles que antes viviam em áreas urbanas já podem pensar em morar em um sítio ou chácara, mais afastados da cidade.

Cuidados com o nosso imóvel

Já que passamos mais tempo em casa em 2020, é normal imaginar que o imóvel gerou mais desgaste e necessidade de  mais cuidados com a manutenção.

Apesar de ter sido um momento de se conectar mais com o próprio lar, muitas pessoas precisaram olhar com mais atenção e prover melhorias.

Nem todos têm a habilidade para fazer a manutenção, realizar reformas ou consertos com as ferramentas ideais.

Mas de todo modo, o planejamento de como manter o imóvel em bom funcionamento agora tem de fazer parte do entendimento dos moradores.

Manutenção preventiva sempre foi a melhor escolha nesses casos.

Localização

Outra vantagem do trabalho remoto, é não precisar enfrentar o trânsito da cidade todo dia.

Com isso, morar perto do trabalho já não é mais um diferencial. E no mercado de imóveis isso significa uma abrangência maior de possibilidades de moradias.

E claro, com valores mais acessíveis e bairros mais tranquilos.

Tecnologia

Com o distanciamento social, profissionais trabalhando em casa, estudo a distância, tivemos de nos comunicar mais assertivamente.

E nesse quesito a tecnologia ajudou muito.

As ferramentas disponíveis de vídeo chamada ou comunicação instantânea foram utilizadas até por quem não era usuário habitual. Afinal, são os novos tempos.

E vale ressaltar, que para aqueles que vivem em condomínio, essas facilidades tecnológicas foram fundamentais para manter todos a par dos acontecimentos e novas regras.

A criatividade teve de fazer parte de cada grupo de moradores para que assembleias e comunicados oficiais continuassem a acontecer. Sem falar nas novas definições das regras de limpeza, distanciamento, entrada e saída de moradores e prestadores de serviço, etc.

Já tratamos do assunto de assembleias virtuais em outro artigo, vale a pena conferir.

Mercado de imóveis

Já quando falamos do setor imobiliário, e como este enxergou o ano de 2020 frente a pandemia, alguns indicadores devem ser levados em conta.

Vamos primeiro falar do tipo de imóvel a ser trabalhado e como a economia trouxe boas notícias para o setor.

O mercado de imóveis passou a verificar tendências que podem durar tempo.

Tamanho dos imóveis

Levando em conta o tempo que as pessoas do mesmo núcleo familiar passaram juntas, na mesma residência, a busca por conforto aumentou.

Com o conforto, espaços maiores também estão sendo levados em conta mais do que antes da pandemia.

A busca por residências amplas, a troca do apartamento por uma casa, por exemplo, teve crescimento.

Qualidade de vida

A pandemia de coronavírus estimulou as pessoas a repensarem como está a sua qualidade de vida.

O seu lar é um local que permite ter momentos de descanso, uma área de lazer, conforto para todos, espaço adequado, proximidade com áreas arborizadas, espaço para um passeio sem muitas pessoas por perto?

Pois bem, essas são questões cada vez mais vívidas na mente das pessoas.

E o mercado de imóveis tem mostrado que a moradia ideal que tem sido desejada, é aquela que o morador percebe muito mais atributos que antigamente.

Não basta ser um imóvel, tem de ser um lar, e fazer bem a todos.

Investimento no setor imobiliário

Por mais que a pandemia tenha causado danos à economia brasileira, há muito que se comemorar quando se fala de investimento em imóveis. Sobretudo quando se fala de taxas de juros no crédito disponível e retorno do investimento.

Este é talvez um dos principais ensinamentos deste período, que crise gera oportunidades.

Houve aumento de mais de 55% na venda de imóveis no mês de julho deste ano frente ao mesmo período do ano passado. Estes são dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) que também revela que este é o melhor resultado mensal desde o ano de 2014.

E foi desta maneira, que em 2020, a Tropical Imobiliária, mesmo com todas as adversidades, continuou dando suporte para seus clientes.

É assim, que o compromisso de ofertar bons negócios não pode parar, e segue para o ano de 2021.

Fale conosco e venha garantir um atendimento personalizado de acordo com seu perfil, seja para investir, alugar ou comprar um imóvel.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.