8 dicas para economizar energia elétrica no meu apartamento

energia elétrica no apartamento

A Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho, nos lembra que é importante valorizar a preocupação com a sustentabilidade ambiental e reduzir o consumo dentro dos nossos lares

É em nossas moradias que podemos começar a fazer a diferença, como por exemplo, ao economizar energia elétrica no apartamento.

Nesse sentido, a construção civil tem papel importante, pois cada vez mais traz ao mercado, empreendimentos com o viés da preocupação ambiental e funcional ao mesmo tempo.

Por isso neste artigo vamos tratar de um assunto que é importante tanto para o meio ambiente, como para o nosso bolso: como economizar energia elétrica no apartamento.

Vamos ao conteúdo, espero que possamos lhe ajudar com estas dicas.

Por que a sustentabilidade ambiental é mais que uma tendência?

É fácil de perceber que os empreendimentos imobiliários mais recentes já têm oferecido uma gama de benefícios e diferenciais quando se trata de sustentabilidade do meio ambiente.

Desde o processo de execução das obras, até condomínios com soluções funcionais para os moradores, o que era tendência veio para ficar.

A própria legislação em certas cidades já obriga as construtoras a impactar menos o ambiente do empreendimento.

Desta maneira, busca-se elaborar projetos e instalações que sejam ao mesmo tempo, inovadoras e sustentáveis. Mas também que garantam conforto e praticidade para os moradores.

Outra vantagem é garantir que ocorra a redução de custos para o condomínio e para cada morador.

Mas mesmo que o seu imóvel já venha com soluções para minimizar o impacto ambiental, há sempre possibilidades de garantir ainda mais a redução de custos. E consequentemente menos consumo de água, e energia elétrica no apartamento.

Como economizar no consumo de energia elétrica no apartamento

Com os novos eletrodomésticos, lâmpadas e outros equipamentos, o consumo de energia elétrica no apartamento já diminuiu significativamente.

Mas sempre há o que melhorar! Ainda mais porque além de ajudar o meio ambiente, os custos fixos mensais também diminuem.

Vamos conferir uma lista de dicas de como garantir que o consumo de energia elétrica no apartamento seja menor.

Luz natural

energia elétrica no apartamento 0

Esse bem natural pode ser aproveitado ao máximo como ajuda na hora de iluminar espaços do apartamento.

Opte por janelas maiores e claraboias que ofereçam a quantidade de luz suficiente para não precisar usar iluminação artificial.

Além destas dicas, há ainda janelas e paredes de vidro. Ou mesmo cortinas bem planejadas e persianas para economizar na energia elétrica no apartamento.

Tons claros nas paredes e teto

energia elétrica no apartamento1

Em complemento à luz natural, paredes e teto de cores claras também ajudam a iluminar mais os ambientes do imóvel. Hoje no mercado há infinitas possibilidades de combinação e tons de cores que agradam todos os gostos e ainda ajudam a diminuir o consumo de energia elétrica.

Lâmpadas com menor consumo

energia elétrica no apartamento2

As lâmpadas incandescentes consomem mais energia do que as lâmpadas de LED. Por isso essa é  hoje a melhor opção para garantir um baixo consumo de energia elétrica no apartamento.

Mesmo que o custo das lâmpadas de LED seja maior, ainda assim vale muito a pena investir neste tipo de iluminação. E hoje, já encontra-se facilmente em diversas cores, que podem se adequar melhor ao seu tipo de espaço.

Dimmers e temporizadores de luz

energia elétrica no apartamento3

Os controladores de intensidade da luz também ajudam a economizar energia elétrica no apartamento. Muito usados nos quartos podem compor outros ambientes como salas de estar e salas de televisão.

Os temporizadores geralmente são aplicados em áreas externas dos apartamentos, como varandas e acessos. Devem ser instalados onde a presença de pessoas se faz de forma esporádica.

Geladeira

energia elétrica no apartamento4

Algo que não fazemos com frequência e que pode ajudar a diminuir o consumo mensal de energia elétrica no apartamento é o controle da temperatura da geladeira. A sugestão que seja feito nas mudanças acentuadas de temperaturas e na troca de estações. Outro ponto que também ajuda muito no consumo, é manter a geladeira longe do fogão para que a troca de calor se faça com menos intensidade.

Além disso, verifique sempre como se encontra a borracha de vedação da geladeira. É por ali que muitas vezes o ar frio escapa e o aparelho tem de trabalhar mais vezes para manter a temperatura.

Equipamentos em modo stand by

energia elétrica no apartamento5

Esta dica pode garantir uma economia de 10% a 15% de consumo nos equipamentos que permitem ficar em modo stand by. Televisões, computadores, sistemas de som, por exemplo, são os mais comuns.

Uso racional de equipamentos que mais consomem energia elétrica

energia elétrica no apartamento6

O uso equilibrado dos equipamentos que mais consomem energia, como ferros de passar roupa, chuveiros elétricos e máquinas de lavar fará toda a diferença na conta no fim do mês.

No caso do chuveiro elétrico, é importante cuidar com o tempo gasto e definir a temperatura certa para a estação do ano. O consumo consciente do chuveiro além de garantir economia de energia elétrica no apartamento também ajuda a consumir menos água.

Já o ferro de passar deve ser utilizado quando a quantidade de roupas for significativa, pois o momento de ligá-lo é onde se consome mais.

Da mesma maneira com a máquina de lavar, junte a maior quantidade possível de roupas dentro do limite de peso do equipamento. E assim, evite fazer várias pequenas lavagens.

Mantenha o filtro do ar condicionado sempre limpo

energia elétrica no apartamento7

Esta dica tem a ver com a saúde dos moradores. Afinal a limpeza do filtro garante a qualidade do ar do ambiente. Mas é importante verificar também os filtros com frequência. Quando estão muito sujos o equipamento tende a necessitar de mais energia para garantir a temperatura no espaço do apartamento.

Cada um pode fazer a sua parte!

Estas são apenas algumas dicas, mas que cada um pode verificar com atenção conforme o consumo de energia elétrica no seu apartamento.

Caso esteja em busca de um imóvel, com manutenção em dia, novo ou usado, ou então com comodidades que garantem a sustentabilidade ambiental e lhe faça economizar mais nas contas, final do mês, conte sempre com as diversas opções de imóveis da Imobiliária Tropical.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.