Apartamento novo ou usado? O que considerar na hora de comprar?

apartamento novo

Para os mais diversos perfis que desejam adquirir um imóvel, fica sempre o questionamento: apê novo ou usado?

Quando o assunto é a aquisição de um apartamento novo ou usado, há vários aspectos a serem levados em conta. Eles vão desde o valor investido, ao planejamento do tempo de permanência no imóvel. Se esta será a própria moradia, ou será um apartamento para rentabilizar seu ganho mensal.

Neste artigo vamos relacionar as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento novo ou usado e o cenário atual do mercado imobiliário.

Boa leitura.

Comprar apartamento novo ou usado, é um bom investimento hoje?

Mesmo com a pandemia do coronavírus que se estabeleceu em 2020, a procura por imóveis no Brasil segue em alta. A demanda acontece tanto para quem deseja investir no setor imobiliário como para quem deseja morar.

O cenário para comprar um apartamento novo ou usado chega a ser contraditório. Podemos explicar da seguinte maneira:

Por um lado, o ambiente de juros baixos facilita a compra de imóveis, mas a demanda a longo prazo pode ser afetada pela continuidade da pandemia.

Mas se pudermos cravar uma afirmação, este é sim um excelente momento para investir em imóveis.

Há muito mais pontos positivos na aquisição de uma nova moradia ou para investimentos do que negativos neste momento.

Pontos positivos

Cada alternativa é cercada de características próprias:

  • Manutenção da taxa Selic em 2%, o que leva investidores a comprar imóveis como ativos em vez de outros investimentos.
  • Redução dos valores de financiamento (para apartamentos novos ou usados) com base na taxa básica de juros.
  • Medidas adotadas pelo Governo Federal para incentivar o empréstimo bancário por parte das instituições financeiras.

Investimento em imóveis em 2021

O mercado de venda de imóveis segue aquecido em 2021. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), a variação do número de financiamentos imobiliários no Brasil, aumentou perto de 40% nos últimos 12 meses.

Já a valorização do metro quadrado também segue em uma curva ascendente. É o que revelam os dados do índice FipeZap.

A variação do valor do metro quadrado em Florianópolis, de imóveis residenciais, nos últimos 12 meses é de mais de 6%.

Mas com o mercado aquecido, em que deve-se apostar, imóveis novos ou usados? Vamos listar as vantagens e desvantagens nos dois casos.

Comprar um apartamento novo ou usado? Vantagens e desvantagens.

Um dos principais pontos positivos na hora de comprar um apartamento usado é o preço que tende a ser menor que um imóvel semelhante.

Mas este não é o único ponto positivo que pode levar a comprar um imóvel nessa condição.

Comprar um apartamento usado, além de ter valor inferior a um novo, pode também facilitar na hora da negociação. Muitos imóveis usados acabam entrando na carteira de negócios disponíveis por motivos variados, e precisam ser vendidos rapidamente. Leve isso em consideração.

Outra vantagem, frente aos novos, é que os apartamentos usados já costumam estar com os acabamentos finalizados, o que reflete em menor investimento inicial. Isso pode ser verificado em pisos, paredes, parte elétrica, etc.

Em alguns casos, o imóvel usado pode até mesmo contemplar parte do mobiliário e outros itens da casa. Por exemplo, há apartamentos que já são vendidos com as cozinhas montadas e até banheiros com estrutura de pia e box finalizados e prontos para uso.

Outra vantagem, mas que vai depender do perfil do comprador, é a opção de comprar um apartamento com maior metragem.

As construtoras, nos últimos anos, têm direcionado muito dos seus investimentos para apartamentos com espaços menores e funcionais. Assim, investir em um apartamento novo de 100 metros quadrados, ou será muito mais difícil de encontrar ou terá um valor muito acima do que um usado.

Um ponto que nem sempre é levado em conta, é que um imóvel usado possibilita a mudança quase que imediata para o local. Claro, desde que ofereça todas as condições mínimas que se espera de um apartamento habitável. Um apartamento novo pode demorar um pouco mais, mas tudo depende de como ele estiver estruturado.

Procurando o apartamento dos sonhos

Já na hora da procura do apartamento desejado, o imóvel que já está construído e disponível para visita também ajuda na hora da escolha. Mas, também há grande esforço por parte de construtoras e imobiliárias no modelo de exibição do apartamento novo, ainda sem estar construído. Quer seja através de vídeo em 3 dimensões, visitas guiadas em imóveis modelo e material gráfico com tudo o que o imóvel irá oferecer com belas fotos.

Entretanto, nos apartamentos usados, há que se levar em conta alguns pontos importantes na hora da compra.

Como fica a manutenção?

Aspectos da manutenção devem ter um cuidado especial, principalmente aqueles que fogem a um primeiro olhar. Avaliar a parte elétrica e hidráulica é importante para evitar dores de cabeça no futuro. Além disso, vale identificar se o apartamento pode sofrer com problemas de umidade. No apartamento novo, esses problemas não aparecem, é uma grande vantagem.

Se no imóvel usado os gastos com ajustes iniciais serão menores, no imóvel novo, não haverá recorrência de custos com tanta manutenção.

Os apartamentos novos têm uma grande vantagem, já que se apresentam com relógios de controle de água, gás e energia elétrica. Além de garantir a fidelidade dos valores individuais, não será um custo futuro de adaptação.

Se formos pensar em investimento com base no valor de depreciação, o imóvel novo leva grande vantagem, porque sua desvalorização será muito menor e em um período bem maior.

Conclusão: apartamento novo ou usado?

Como verificado no artigo há vantagens e desvantagens nos dois tipos de imóvel. Tudo vai depender do seu perfil, se pretende apenas investir no imóvel para alugar posteriormente, se esta será sua moradia, se prefere um imóvel pronto e maior, ou um espaço menor e que você quer deixar com sua cara, etc.

Mas independente disso, entendemos também no texto, que este é um excelente momento para investir em imóveis em Blumenau.

Investimento em apartamentos novos ou usados representa segurança, e a Imobiliária Tropical  tem boas opções para ambos os casos.

Entre em contato conosco e garanta um bom negócio.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.