5 dicas simples para economizar o consumo de água em condomínios

água em condomínios

Com a aproximação da comemoração do Dia Mundial da Água, dia 22 de Março, a consciência de melhor gestão hídrica deve mais uma vez ser renovada

O consumo da água de forma sustentável em condomínios e empresas é cada vez mais debatido. Nesse sentido, ele deve fazer parte da vida de cada um de nós.

Para cada consumidor há uma responsabilidade! Ou seja, se for levada a sério teremos um futuro sem escassez desse bem natural necessário à vida.

Neste artigo vamos tratar do consumo da água em condomínios, dicas importantes para manutenção do uso equilibrado e da importância de uma gestão que reflita no meio ambiente e na economia de gastos.

Confira.

O consumo de água no Brasil

Antes de falarmos do consumo da água em condomínios, é importante verificar como isto se dá no Brasil, como um todo.

A Agência Brasil através do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), revela que menos de 84% da população  brasileira  tem acesso à rede de  água. E de todos os lares, apenas 52,4% têm o esgoto coletado, e 46% é tratado.

Já quando falamos de desperdício de água, segundo estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), de cada 10 litros, 4 são desperdiçados.

Estes são números que mostram que muito ainda precisa ser feito para que sejam alcançadas as metas do Plano Nacional de Abastecimento.

E cada um de nós pode contribuir individualmente para o consumo consciente da água.

Da mesma forma, dentro dos condomínios há diversas possibilidades de tornar o consumo equilibrado e que caiba dentro do bolso de todos.

Economia no consumo da água em condomínios

O controle das contas de um condomínio é fundamental para a sua gestão financeira.

E um dos custos fixos mensais, e dependendo do condomínio, pode ser um dos mais altos, é a água. Se não controlada da maneira correta, os valores podem ir nas alturas. Ainda mais se o condomínio conta com espaços de jardinagem, piscinas, e áreas que demandam muita limpeza.

A primeira análise que precisa ser feita para ter um pleno conhecimento dos gastos e consumo da água em condomínio é saber as maiores áreas consumidoras. Deve-se levar em conta o que é desperdício e consumo consciente e necessário.

Da mesma forma, ao saber da demanda, pode-se avaliar se há maneiras de promover melhorias e até investir nisso.

O ponto principal de uma boa gestão do consumo da água em condomínio é o equilíbrio.

5 dicas para diminuir o consumo de água em condomínios

Vamos passar algumas dicas de como pode-se melhorar alguns processos internos e garantir ajudar o meio ambiente e menos gastos no fim do mês.

Medidores individuais

A medição individual por moradia, no consumo de água em condomínios é muito efetiva para ajudar a diminuir os gastos mensais.

A regra é simples, você só consegue diminuir os gastos se souber exatamente quanto está gastando e criar um hábito consciente de consumo.

Assim cada morador paga somente pela quantidade de água que consumiu em sua unidade domiciliar.

Nos edifícios mais novos, hidrômetros separados já são uma realidade, cada apartamento com seu medidor individual.

Já para os prédios mais antigos a conta geralmente é feita em conjunto. Neste caso, vale avaliar o custo de implementação e quanto o condomínio poderá ajudar nos valores.

O certo, é que em pouco tempo, o retorno financeiro mostra que vale a pena a mudança.

Reaproveitamento de água da chuva

Muitos prédios novos já contam com um sistema inteligente de captação de água da chuva para os mais diversos usos no condomínio.

Para ajudar a melhorar o consumo da água em condomínios, nada melhor que utilizar a chuva como provedora de água, principalmente para setores que não necessitem de água potável.

Nos sistemas mais simples, já há meios para usar a água externa para os vasos sanitários de áreas comuns como recepção e salões de festas, e até o banheiro dos funcionários do condomínio.

Além disso, a água reaproveitada pode ser uma boa saída para a irrigação de jardins internos e externos.

Para a limpeza do condomínio, da mesma forma, pode-se limpar desde as garagens até espaços internos do prédio que precisam ser regularmente limpos.

Em sistemas mais complexos, a reutilização da água da chuva é até utilizada para ajudar no resfriamento de espaços comuns, evitando maior consumo de ar condicionado e energia elétrica.

Vistorias regulares

A manutenção preventiva é sempre a mais adequada. E quando falamos de consumo de água em condomínios isso é muito relevante.

Primeiro porque podemos evitar, com antecedência, maiores problemas, como grandes vazamentos de caixas d’água ou infiltrações. Ninguém quer um cano estourado e o apartamento inundado, certo?

Em um segundo momento, evite antecipadamente problemas estruturais. Quer seja em telhados ou mesmo em encanamentos, por exemplo, é possível garantir economia. Os gastos desta natureza tendem a ser muito maiores para serem consertados depois.

Contratar uma empresa especializada, é uma boa opção. Além disso, é importante ter um histórico de manutenção. Eles ajudam os síndicos a gerir o condomínio. Ou seja, fica mais fácil saber em que investir o dinheiro dos condôminos.

Portanto, não esqueça de realizar vistorias regulares em cisternas, caixas d’água, telhados, calhas, pontos de acúmulo de água, bueiros, etc.

Aeradores em bicos de torneiras e mangueiras

Um dos dispositivos que mais ajudam no consumo de água nos condomínios são os reguladores de vazão.

Eles podem ser instalados, por exemplo, em descargas, torneiras e  mangueiras, como os aeradores para compensar a pressão da água. E assim impedir que um volume de água maior seja utilizado.

A expectativa do consumo de água em torneiras é 20% menor e nas descargas de 40% menor com estes dispositivos. Que tal ajudar a promover a ideia para todos os apartamentos?

Conscientização dos moradores

Algo que pode ser feito e sem grandes custos. Mas dará um resultado surpreendente: são campanhas de conscientização do uso da água!

Esta é a hora de usar a criatividade e pensar nos diversos públicos do condomínio.

Podem ser feitas ações com as crianças e com os pais, ou mesmo a família inteira.

Há muito material disponível na internet que pode ser adequado e ajudar no consumo de água pelos condôminos.

Use os canais oficiais de comunicação para promover a informação e a importância desta ação.

Desta maneira, todos saem ganhando, o futuro do planeta, as novas gerações e a economia do condomínio.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.