Papel do Síndico: quais os novos desafios na gestão de condomínio?

síndico de condomínio

Para os condôminos, é importante conhecer essa função na administração do condomínio, para compreender as responsabilidades de cada um

O síndico de condomínio nem sempre é bem entendido quanto às suas atribuições na gestão. Com um papel fundamental para os moradores, em tempos de pandemia, sua atuação foi muito exigida, e, aproveitando o seu dia em 30 de Novembro, o síndico de condomínio merece uma melhor atenção e conhecimento.

Vamos detalhar suas atribuições, seus deveres e maiores dificuldades na gestão de condomínio.

Boa leitura.

O que é um síndico de condomínio?

O síndico é a pessoa responsável pela gestão do condomínio, seja em apenas um edifício ou em um conjunto deles.

Algumas de suas funções partem do gerenciamento financeiro do condomínio, segurança, ordem e disciplina, bem como a limpeza de toda a estrutura e sua manutenção e melhorias.

De um modo geral, os síndicos são escolhidos dentro de períodos predeterminados para o cargo, sendo escolhido através de assembleias do condomínio. Mas, ainda há outro modelo de gestão, que pode ser feito por um síndico profissional, como veremos a seguir.

Quais são os dois tipos de síndicos de condomínio?

Há basicamente dois tipos de síndicos, os que são moradores do próprio condomínio, eleitos em assembleia, e os síndicos profissionais, que são contratados como prestadores de serviço. Assim, de maneira explicitada pelo Código Civil, no Artigo 1.347:

“A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se”.

Síndico morador

Entende-se nesta escolha que um morador é o mais capacitado para estar a frente das decisões e gestão do condomínio, principalmente por estar mais próximo dos acontecimentos e deveres.

Síndico profissional

Já o síndico profissional é escolhido para ser um prestador de serviço do condomínio. Com especialização para tal, pode atuar em diversos condomínios, sem precisar residir no mesmo condomínio em que atua.

Quais são as competências de um síndico de condomínio?

Novamente buscamos o Código Civil brasileiro para elencar todas as competências do síndico de condomínio. No Artigo 1.348, podemos verificar:

I – convocar a assembléia dos condôminos;

II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;

III – dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

IX – realizar o seguro da edificação.

Qual a importância de um síndico de condomínio?

Agora que já conhecemos as suas atribuições, já fica mais clara a importância que o síndico tem para o condomínio e as pessoas que lá habitam.

Além de ser um gestor para os problemas recorrentes, o cargo exige pró atividade! Tanto para os processos de manutenção do condomínio como pontos de melhoria.

Outro fator importante, é que, com uma pessoa centralizando a informação, e disponibilizando de forma clara e transparente, todos ficam cientes de tudo o que acontece em seu condomínio. Isso vale tanto para contas e aquisições de novos equipamentos, por exemplo, como para informar as regras e deveres de cada um.

E é nesse momento de pandemia que o papel do síndico se fez ainda mais importante.

Importância durante a pandemia

Com as devidas restrições sugeridas, para evitar contato social, mas também uma ampliação na limpeza das áreas comuns dos prédios, muito precisou ser adaptado.

Já escrevemos um conteúdo específico sobre isso em nosso blog, e que revela o quão desafiador é o momento.

Além das mudanças e medidas adotadas para evitar o contágio, há ainda que convencer moradores sobre esses pontos frente à pandemia.

Nem sempre é fácil repassar e adotar mudanças quando todos já estão habituados a uma rotina.

Se formos levar em conta, que durante a pandemia, as pessoas estiveram mais tempo dentro do condomínio. Ou seja, a manutenção precisa também ter um cuidado especial, pois mais problemas podem ocorrer.

Maiores dificuldades que o síndico de condomínio enfrenta

Sabemos que ser o orientador de regras e gestor financeiro, assim como centralizador da comunicação pode gerar atritos entre as partes.

Mas para isso, foram criadas as regras internas e assembleias entre condôminos. E o síndico de condomínio tem de estar preparado para mediar todos os problemas e encontrar soluções.

Para que sua jornada seja boa para todos, ele deve ter algumas preocupações e, principalmente seguir as regras para uma boa gestão.

  • Não pode revelar o nome de condôminos em débito;
  • Deve respeitar as decisões das votações em assembleias;
  • Ser imparcial em conflitos entre moradores, ouvir os dois lados de maneira igual e tomar a decisão com isenção;
  • Comunicar de forma clara e em todos os canais possíveis e que alcancem 100% dos moradores. Seja por meios eletrônicos, e-mail, notificações até mesmo os murais das áreas comuns;
  • Estar bem amparado pelas regras do condomínio quando necessitar gerar multas e penalidades;
  • Contratar serviços terceirizados sempre de acordo com as regras definidas anteriormente, com ou sem autorização dos moradores;
  • Pagar as contas em dia, bem como utilizar o fundo de reserva da maneira correta.

Em resumo…

O síndico tem um papel muito importante na vida do condomínio. Além das regras que precisam ser cumpridas, a boa relação entre as partes também é fundamental.

Podemos até citar, por exemplo, que em caso de querer alugar seu apartamento, ter uma boa relação com o síndico pode, inclusive facilitar para concretizar o negócio.

Conte sempre com a Tropical Imobiliária para lhe ajudar na escolha do melhor imóvel. Nossa carteira de imóveis possibilita encontrar imóveis para os mais diversos perfis em uma área bem abrangente.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.