Minha casa, meu planejamento: Como conquistar meu imóvel?

conquistar meu imóvel

Por mais instabilidade que o momento atual possa nos apresentar, o sonho de conquistar o imóvel tão desejado não pode parar

Como conquistar meu imóvel, com a pandemia de COVID-19? Com as incertezas do mercado, as variações do câmbio e de taxas de rendimento e financiamento, realmente surgem muitas dúvidas sobre aquisição de imóveis.

Mas assim como o sonho da casa própria, o planejamento deve continuar, e foi por isso que criamos esse texto.

Esperamos ajudar a deixar a situação mais clara, e que seja mais confortável tomar as decisões certas. Vamos à leitura!

Investimento em imóvel

Provavelmente você já ouviu em outros momentos que investir em imóvel sempre foi um grande negócio. Pois bem, isso segue verdadeiro. E pode garantir em parte seu futuro financeiro. Imóvel é um ativo forte e seguro.

É claro, o mercado imobiliário segue a lei da demanda e da oferta, com variações para cima e para baixo, mas no decorrer dos tempos, sempre foi um investimento muito seguro.

A concorrência com outros modelos de investimento aumentou: há inclusive os fundos imobiliários e fundos de renda fixa que sempre pautaram a carteira dos investidores. Mas o investimento em imóvel tem se mostrado tão atraente quanto. E sem riscos.

O momento atual revela que as variações da bolsa de valores, seja pela pandemia, ou pela instabilidade política do Brasil, aumentou o risco dos investimentos dessa natureza. Surgem oportunidades, é claro, mas para quem busca segurança, o imóvel é ainda uma das melhores opções.

Comprar um imóvel, pode garantir a sua casa própria, mas também ser um investimento assertivo.

Como planejar para conquistar o tão sonhado imóvel 

Sair do aluguel e comprar um imóvel pede um planejamento financeiro bem detalhado.

Opte por definir objetivos claros, as metas de controle de gastos e projeções do futuro, com espaço para eventuais desafios.

Uma das questões mais importantes é definir prazos e qual o valor de imóvel você pretende adquirir.

Além disso, os seus custos mensais precisam estar controlados e dentro da lógica do seu planejamento. Como exemplo, podemos citar a redução do valor atual de aluguel que você paga, o corte de supérfluos, a redução de parcelamentos e juros pagos em compras.

Nada impede, que para garantir o valor no final do mês, você opte por conseguir rendas extras, como investimentos na duração do seu prazo de aquisição.

Nós temos um artigo que fala dos 7 passos para você se planejar financeiramente e sair do aluguel, clique aqui para conferir

Ideias para garantir a entrada do pagamento do imóvel

Como conquistar meu imóvel e dar o primeiro passo? Pois bem, muitas vezes é no valor da entrada do imóvel que os sonhos começam ou podem se perder.

Para garantir a entrada do pagamento, depois de escolher o imóvel, há que se entender o valor certo a pagar.

De modo geral, o ideal é que você tenha pelo menos 30% do valor total do imóvel para dar como entrada.

Mas lembre-se, quanto maior for o valor da entrada, com uma dívida menor pela frente, mais vantajoso será.

Não esqueça dos custos extras que estão envolvidos na transação da compra do imóvel, como despesas com cartório, escritura e impostos. Por exemplo, o ITBI  (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Confira uma matéria completa com dicas de especialistas de como comprar o primeiro imóvel. 

Outros pontos que são importantíssimos para dar a entrada e conquistar seu imóvel

No seu planejamento financeiro, tenha em mente que é importante não comprometer mais do que 30% da sua renda mensal.

Avalie todas as variáveis, como juros e prazo de pagamento de diferentes instituições, como bancos e construtoras. Por vezes, vale mais aguardar um valor maior da entrada do que financiar a maior parte do imóvel.

Quando é possível usar o FGTS  para financiar meu imóvel?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes, mas nem por isso menos importante. São vários aspectos a serem levados em conta, inclusive onde financiar. Sendo assim, surge a dúvida: em quais situações o FGTS pode ser utilizado?

O FGTS no financiamento de imóveis pode ser utilizado para compra ou mesmo a construção de um imóvel. Além disso, ele serve para pagamento de parte do valor das prestações de um financiamento já contratado e até para amortizar ou liquidar um saldo devedor.

Mas lembramos que há várias regras previstas e que devem ser levadas em conta. Para isso criamos um texto bem claro sobre todos os parâmetros de uso do FGTS, acesse aqui.

Financiamento de imóvel através da Linha da Caixa

A linha de financiamento imobiliário da Caixa possibilita que você adquira casa, apartamento, quer seja, novo ou usado, com linhas de crédito para diferentes perfis.

Para conquistar o seu imóvel dos sonhos, a Caixa, em sua linha de crédito habitacional, possibilita o pagamento em até 35 anos.

Os imóveis e as condições de pagamento são pré avaliadas, e as parcelas do financiamento podem ser de até 30% da renda familiar bruta. Ainda assim, é possível utilizar o FGTS como parte do pagamento do financiamento.

Como a Tropical pode lhe ajudar?

Para certificar que você, em primeiro lugar vai adquirir o imóvel tão sonhado, sem riscos, sem surpresas e da maneira mais confortável possível, a Tropical desenvolveu um sistema de atendimento personalizado.

Entendemos que comprar um imóvel é um passo importante na sua vidaE não precisa ser complicado, certo?

Sugerimos que você visite nosso simulador de crédito imobiliário, para ajudar seu planejamento financeiro.

Sabemos que este será apenas o primeiro passo para conquistar seu imóvel, e nós nos colocamos a disposição para fazer parte deste processo.

Conte com a consultoria de nossos corretores especializados.

Espero que tenha lhe ajudado com este conteúdo. E caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário ou então acompanhe as novidades no Blog da Imobiliária Tropical.

 

Tropical - ebook 9 passos para comprar

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.