Qual é a hora certa de você comprar um segundo imóvel?

segundo imóvel

Atualmente, outros tipos de investimentos estão instáveis, então o seu segundo apartamento tem tudo para ser a melhor escolha.

Está pensando se esse é um bom momento para comprar um segundo imóvel? É importante refletir mesmo, pois muitos acontecimentos são esperados para este ano de 2022.

Já estamos vivendo um período de forte inflação e altas taxas de juros. Teremos as eleições e continuaremos a lidar com crises de saúde pública que não tem data para acabar.

Diante de tantas incertezas, os investimentos devem ser repensados, e um segundo imóvel pode vir a calhar.

Ainda mais se levarmos em consideração que as vendas de imóveis no Brasil – e em Santa Catarina continuam em alta. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), os lançamentos de imóveis somaram 30.176 unidades no período de março, abril e maio de 2021. Isso contribuiu para uma alta de 72,1% na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.

Faz sentido investir num segundo imóvel na crise atual?

Sim, faz sentido adquirir um segundo imóvel, seja casa ou apartamento. Isso porque outros tipos de investimentos, como ações na bolsa e fundos imobiliários, são instáveis. O risco de perder dinheiro é alto.

Além disso, como o mercado está instável, as pessoas que têm algum dinheiro tendem a guardá-lo. Quem já passou por outras crises em outras épocas sabe como é importante ser cauteloso.

A vantagem disso para você, que quer comprar um segundo apartamento, é que o mercado se reajusta e as vendas caem. Ou seja, os preços diminuem e você consegue ótimas ofertas, se tiver paciência e souber procurar.

Aproveite que as construtoras e os bancos precisam reaquecer o setor, e fazem isso com boas vantagens nos financiamentos. Aliás, o financiamento direto com a construtora traz facilidades que nem sempre um banco consegue oferecer.

E mais uma vantagem de investir no segundo imóvel, nessa época de crises na saúde global, é poder alugar. Assim, você mantém a sua roda girando ao usar a renda do aluguel para bancar parte das parcelas do financiamento, por exemplo.

Nem todo mundo pode comprar um imóvel, mas todos precisam ter onde morar. E aqui podemos abrir um parêntese para o público de médio padrão que está em busca de viver melhor. Já falamos em outros artigos sobre as novas necessidades das famílias durante a pandemia. Atente-se a isso para escolher imóveis mais fáceis de alugar a esse público.

Levando todos esses aspectos em consideração, materializar os investimentos em um segundo imóvel é uma ótima estratégia. Só que você precisa se atentar a alguns detalhes para que este seja, de fato, um bom investimento no momento atual.

Cuidados antes de investir em um segundo apartamento

Ser um bom investidor é ter cautela, observar e saber a hora certa de agir. Isso se aprende com a experiência, mas, nada impede que você já comece do jeito certo, seguindo estas dicas:

Saiba qual é o potencial de valorização do imóvel

Se você pretende adquirir um segundo imóvel para vender ou alugar, é muito importante saber sobre seu potencial de valorização.

A localização do imóvel, por exemplo, diz muito sobre esse potencial de valorização. Ele fica numa região central ou retirada? Se for numa zona retirada, é um bairro em expansão? Tem bons acessos ao centro e cidades vizinhas? Responda a essas perguntas para saber se, num futuro próximo, seu imóvel será mais valorizado.

Outra forma de valorização está na qualidade do imóvel e nas soluções inteligentes que ele contém. Se você quer um segundo imóvel de médio padrão ou de alto padrão, é importante conhecer as novas necessidades desse público.

Imóveis valorizados, em padrões mais altos, precisam ter vantagens para os futuros compradores. Algumas dessas vantagens são um ótimo sistema de segurança no condomínio, boas áreas de lazer e soluções sustentáveis para economizar no que for possível.

Esses são apenas alguns exemplos do que deve ter no condomínio. Mas, na área privativa também é importante observar. Veja a qualidade dos acabamentos, se tem automação, qual a metragem total, ambientes integrados, entre outros.

Quanto mais diferenciais combinados, mais alto será o potencial de valorização do seu segundo imóvel.

Tenha cautela para fazer um financiamento

Esse é mais um cuidado a ter antes de investir num segundo imóvel para sair em vantagem. Se você tem um imóvel totalmente quitado é mais fácil conseguir um financiamento com seu histórico de bom pagador.

No momento atual, os bancos estão facilitando os financiamentos, e as próprias construtoras estão oferecendo boas condições com menos burocracias.

Mesmo assim, lembre-se de se planejar para que tudo ocorra dentro do esperado:

  • Nunca comprometa mais do que 30% da sua renda com a parcela do imóvel;
  • Reserve uma boa quantia para dar de entrada e reduzir a quantidade e valor das parcelas;
  • Reserve dinheiro para os investimentos que terá de fazer no imóvel (reforma, por exemplo);
  • Tenha uma reserva financeira para assegurar que não irá falhar com o financiamento.

O segundo imóvel deve atender suas expectativas

Qual é a sua expectativa de lucro ao comprar um segundo imóvel? Qual a finalidade dessa compra? Responder a essa pergunta é essencial para escolher o imóvel certo e garantir que seja um bom investimento.

Por exemplo, se a sua ideia for gerar uma renda extra imediata, é bom escolher um imóvel que já esteja pronto para vender ou alugar. E é melhor que esteja localizado em uma região já valorizada.

Agora, se a sua intenção for fazer um investimento para longo prazo, aí faz mais sentido comprar um segundo imóvel ainda na planta para pagar menos. Ele pode estar numa região que ainda está se expandindo, mas que estará bem mais desenvolvida quando o imóvel ficar pronto. Você pode se planejar com mais calma nesse caso.

Conte com um ótimo corretor de imóveis

Por fim, mas muito importante, é saber quem escolher para ajudá-lo na compra do segundo imóvel. Por mais que você tenha os outros cuidados em mente, contar com um bom corretor é essencial.

Esse profissional vai ajudá-lo a encontrar os imóveis compatíveis com seu perfil de investidor, e irá facilitar sua vida na hora de lidar com as burocracias.

Aqui na Imobiliária Tropical você conta com uma equipe de profissionais qualificados auxiliar em todo o processo. Conta também com um variado portfólio de imóveis de qualidade, e certamente temos o ideal para ser o seu segundo imóvel em breve. Conte conosco!

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.