Como vender um imóvel perto de universidades

imóvel perto de universidades

Neste artigo, vamos falar para os donos de imóveis que queiram vender um apartamento perto da universidade.

Entender que há muito mais aspectos para promover a venda do que simplesmente a boa localização do imóvel.

Para isso, saberemos quais são os principais públicos que, em geral adquirem o apartamento.

Vamos entender melhor neste artigo.

Vantagens e oportunidades

A intenção de vender um imóvel perto de universidades encontra uma grande vantagem.

Sempre haverá demanda de compradores, mas dessa mesma maneira, outros imóveis concorrem para garantir a venda.

Com a oferta cada vez maior de empreendimentos dedicados a essas áreas das cidades, é preciso se diferenciar na hora da venda.

Mas será que você está analisando todas as variáveis? Existem vantagens de ofertar um imóvel com tantos benefícios, perto de universidades?

Quem são os compradores de um imóvel perto de universidades

O processo de venda do imóvel, passa por entender quem é o seu público-alvo.

Quais são as motivações que levam a adquirir o apartamento, os benefícios que espera e a compensação que muitas vezes é subjetiva, ou financeira.

Quando se fala da venda de um imóvel perto de universidades, ou centros educativos, que tendem a reunir um grande número de estudantes em seu entorno, logo imaginamos, que esse é o público principal.

Mas aqui vale uma análise mais aprofundada, o estudante sim é um público importante, mas também o investidor de imóveis.

Vamos falar desses dois perfis.

Estudante

Podemos imaginar que o período que o estudante será obrigado a permanecer naquela região, é temporário.

Ele pode usufruir do estudo e depois desse período, por questões do mercado de trabalho, buscar novos horizontes.

Ou, caso decida permanecer para realizar aprimoramento dos estudos, como pós-graduação ou mestrado, esse prazo se estenda.

Mas de uma maneira geral, se esse for um imóvel com aquisição para um prazo determinado, a venda deve ser focada nesses aspectos. 

Enalteça a liquidez e facilidade de venda posterior, tendo em vista a demanda e localização do imóvel.

Além disso, esse é um público que sofre grande influência da família. Portanto, pensar em vender um imóvel perto de universidade, é também agradar aos pais do estudante.

Avalie sempre propor uma análise dos custos mensais. Junte o valor das mensalidades mais o custos do ensino como todo. Se o imóvel for próprio, não haverá custo com aluguel.

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O que atrai os estudantes em um imóvel perto de universidades

Não só o imóvel em si, pode atrair os estudantes, mas o entorno da moradia também.

O aluno vai buscar ter acesso fácil à universidade, seja a , ou de forma mais rápida possível via transporte público, ou mesmo de carro.

Acesso a opções de alimentação variada, como bares e restaurantes que sirvam refeições que caibam no seu bolso e sejam rápidas.

Lazer e entretenimento próximos também são muito bem vistos, afinal esse é um período de muita interação social.

Outros aspectos também podem atrair os estudantes, como proximidade de centros de saúde, como academias ou parques, e também farmácias e sistema de saúde.

Mas se ainda formos falar do imóvel, este deve ser funcional e prático.

Deve ter facilidade de limpeza, quantidades de móveis para as necessidades do morador, mas que também deve proporcionar espaço para receber colegas de estudo ou visitas ocasionais.

Espaços arejados e com boa luminosidade são bem vistos. 

Liquidez e rentabilidade

Quem adquiri um imóvel na condição de já prever a sua venda após 5, 6 anos de estudo, ou mesmo quem quer investir, sabe que dois fatores são importantes nesse processo: liquidez e rentabilidade.

A liquidez, nada mais é do que a facilidade de converter o ativo (imóvel) em dinheiro.

O grau de rapidez da conversão do ativo em dinheiro, sem perda do seu valor de investimento é o que define uma boa liquidez. Quanto mais rápido for a venda, sem perdas, maior liquidez terá esse ativo.

Rapidez é um fator primordial para quem depois do período de estudo não deseja mais permanecer no imóvel. Porque os custos ainda seguem surgindo todo mês, como o condomínio, por exemplo.

Mas nem só a liquidez deve ser levada em conta, afinal, pode-se ter rentabilidade com o imóvel também.

Imagine um cenário de um imóvel com grande demanda. Uma ótima localização perto de uma universidade, sua valorização tende a ocorrer com o passar do tempo.

Mas não esqueça de avaliar que junto da venda, caso esse imóvel tenha se valorizado, será necessário pagar 15% no imposto de renda.

Essa porcentagem incide sobre o lucro da venda, não sobre o valor total, e deve ser pago um mês depois da venda concretizada.

Investidores

Há muitos investidores no mercado que buscam oportunidades de imóveis para gerar uma renda passiva mensal.

Isso ocorre porque adquirem imóveis e destinam exclusivamente para renda de aluguéis mensais.

A melhor maneira para vender um apartamento para esse público, é deixar clara a demanda de estudantes nessa determinada área.

Fale do número de estudantes da instituição e o tamanho do mercado que ele terá disponível para gerar a renda.

Traga informações sobre quantos alunos vem de fora para estudar nesta região.

O preço médio do aluguel e o valor de investimento para deixar o imóvel pronto para esse fim residencial. Pense também como se dará o apoio de uma imobiliária parceira para gerir contratos e trocas de inquilinos, etc.

O imóvel perto de universidades como investimento

Por certo que ter um imóvel perto de universidade é um bom negócio.

Primeiro que é muito mais fácil vender um imóvel com todos os benefícios que ele carrega para os seus dois principais públicos, estudantes ou investidores.

Segundo, que se a intenção for ter renda passiva com este imóvel, desde que o seu preço de aluguel esteja dentro dos valores ofertados na região, dificilmente ele ficará vazio.

Para tanto, quem deseja vender um imóvel perto de universidades, busque entregar mais diferenciais para o comprador além da boa localização.

É muito mais do que isso, há um ecossistema que acontece em volta desses imóveis que podem garantir uma venda mais fácil.

Avalie a região, entenda seu público e ofereça todos os benefícios que o imóvel “carrega” com ele.

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