4 motivos para você morar no bairro da Velha em Blumenau

morar no bairro da Velha

Tão importante quanto escolher o seu imóvel para morar, é encontrar um bairro que esteja de acordo com as suas necessidades e traga muitos benefícios para você e sua família

Morar no bairro da Velha pode ser muito interessante, mas antes precisamos contextualizar o cenário atual. Em virtude da pandemia, e do trabalho remoto, muitas pessoas entenderam que não é mais preciso estar tão próximas do trabalho, por vezes no centro da cidade.

Então a busca por bairros não centrais, mas com bom acesso ao comércio, supermercados, farmácias, hospitais e postos de combustível, passa a ser mais habitual.

E é por isso que hoje vamos falar sobre 4 motivos para morar no bairro da Velha em Blumenau, área tradicional da cidade, perto do centro e que traz muitas vantagens para quem o escolhe para viver.

Boa leitura.

História do bairro da Velha

Antes de falarmos dos 4 motivos para você morar no bairro da Velha, vamos contar um pouco da sua história. Ele foi criado em 1956. Mas a sua história remonta aos primeiros colonos que chegaram à  beira do ribeirão ali localizado.

E é daí que surge, provavelmente, a origem do seu nome! Segundo conta a história, ele foi influenciado por uma senhora velha que vivia à beira do ribeirão.

O ribeirão da Velha já aparecia nos primeiros mapas da Colônia do Doutor Blumenau, e foi às suas margens, que os primeiros colonizadores montaram as suas moradias provisórias.

A área do atual bairro da Velha era conhecida por Velhapast, e o ribeirão recebia o nome de Scharakenback.

Hoje, porque conta com uma grande extensão territorial, o bairro da Velha é conhecido por suas subdivisões: Velha Central, Velha Grande e Velha Pequena.

Em sua história, o bairro, até a década de 60 era praticamente apenas residencial. Porém, os anos seguintes foram marcantes com a instalação de inúmeras indústrias e comércio diversificado. Desta maneira, houve um grande crescimento de residências. E por consequência de investimento imobiliário na região. Muitas pessoas já na década de 70 decidiram morar no bairro da Velha em Blumenau, e segue a procura até os dias atuais.

Agora vamos listar os 4 motivos que reunimos para te convencer a morar nesse lugar!

Localização do bairro da Velha em Blumenau

Uma das grandes vantagens de escolher morar no bairro da velha em Blumenau é a sua privilegiada localização. Ou seja, praticamente tem acesso a todas as outras áreas da cidade.

Viver no bairro, é estar a 5 minutos do centro da cidade.

Além disso, ao norte há fronteira com os bairros da Água Verde e Vila Nova, com fácil acesso à BR 470, que liga a cidade aos municípios de Pomerode, Indaial e Timbó.

Ao sul, há as áreas mais rurais de Blumenau, com regiões ainda preservadas.

No sentido leste, encontram-se os bairros do Bom Retiro e o Centro. Hoje com acesso ainda mais facilitado através do prolongamento da Rua Humberto de Campos ou até pela Rua João Pessoa. Na parte oeste fica localizada a região da Velha Central.

Estrutura do bairro da Velha em Blumenau

Morar no bairro da Velha, é estar provido de uma infraestrutura completa de produtos e serviços à sua porta.

Dentre os principais comércios da região estão, desde lojas de material de construção, postos de combustível, grandes redes de supermercado, compra e venda de veículos e farmácias. Além disso, os mais variados serviços também atendem a quem decide morar no bairro.

No bairro da Velha também pode-se encontrar alguns serviços públicos e indústrias.

Morar no bairro da Velha propícia opções de lazer

Outra grande vantagem de morar no bairro da Velha em Blumenau, são as opções de lazer para todos os gostos.

No bairro você poderá encontrar o Parque Ramiro Ruediger! Ele é considerado o maior parque de lazer na cidade. E que conta com pistas para corrida ou caminhadas, uma área verde para passar bons momentos e quadras esportivas.

Há também presente no bairro a AD Hering, com variedade de opções para a prática esportiva.

Está também presente no bairro, o Parque Vila Germânica, que recebe os maiores eventos da cidade, como a Oktoberfest, o Festival da Cerveja, Festitália e muitos outros.

Ainda na estrutura da Vila Germânica, quem decidir morar no bairro da Velha, vai também encontrar, bons restaurantes, empório com produtos típicos e regionais, confeitarias e lojas de itens turísticos. Tudo isso, aberto o ano todo.

Mas não é só na Vila Germânica que o morador do bairro irá encontrar bons restaurantes e lanchonetes. Por toda a região há opções que agradam os mais diversos gostos, das tradicionais pizzarias aos restaurantes orientais, passando por comida típica alemã até os lanches no Tamandaré Food Park.

E para quem gosta de fazer compras, o Shopping Center Neumarkt, o mais centralizado da cidade, está a poucos minutos de carro de quem for morar no bairro da Velha.

Instituições de ensino no bairro da Velha

Outro benefício de morar no bairro da Velha em Blumenau, é que muitas instituições de ensino encontram-se instaladas na vizinhança. Isso ocorre, com a educação infantil até o ensino superior e de especialização.

A Velha possui cerca de 20 instituições de ensino, que compreendem desde creches, escolas municipais, estaduais ou escolas privadas. Podemos citar algumas escolas, por exemplo:

  • Adolpho Konder;
  • Alberto Stein;
  • Escola Infantil Carinha De Anjo;
  • Colégio Menino Jesus;
  • Escola Profª Helena M. N. Winckler.

Além disso, outro destaque do ensino no bairro da Velha é a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), inaugurada no bairro em setembro de 2015.

Para quem for morar no bairro da velha, vai poder encontrar na UFSC uma estrutura dedicada à formação científica com o CTE (Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação). Nesta unidade são oferecidos alguns cursos, entre eles:

  • Engenharia Têxtil;
  • Engenharia de Controle e Automação;
  • Engenharia de Materiais;
  • Matemática (Licenciatura);
  • Química (Licenciatura e Bacharelado).

Mas há também a opção de mestrados profissionais, como o de ensino de Física e Matemática; e o de mestrados acadêmicos, com os cursos de Engenharia Têxtil e Nanociência, Processos e Materiais Avançados.

Imóveis para morar no bairro da Velha em Blumenau

O bairro da Velha em Blumenau tem uma área muito extensa, por isso há disponíveis, nesta região, imóveis variados. O futuro morador poderá encontrar imóveis de custo mais acessível, mas também dependendo da localização e da estrutura do empreendimento, imóveis de alto padrão.

Ou seja, com todas as benesses de morar no bairro da velha, você ainda terá muitas opções de imóveis para poder escolher e desfrutar da qualidade que o bairro oferece.

Confira as opções, que nós da Imobiliária Tropical separamos para você que deseja morar no bairro da Velha em Blumenau, confira.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.