Quais os riscos de comprar ou vender imóveis sem um corretor?

vender imóveis sem corretor

Você já parou para pensar na importância de um corretor de imóveis na mediação imobiliária?

Vender um imóvel sem a expertise de um corretor traz riscos para quem negocia! Vamos aproveitar a comemoração, no dia 27 de Agosto, do Dia do Corretor de Imóveis para detalhar os riscos em não contratar este profissional.

Vamos entender neste artigo quais as suas atribuições, e quais os problemas ao vender sem corretor de imóveis.

Espero que goste do conteúdo, boa leitura.

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis, é o profissional responsável pela mediação imobiliária entre as partes interessadas. Dentre as transações que o corretor de imóveis registrado está apto a atuar, podemos citar, por exemplo:

  • Compra,
  • Venda,
  • Permuta,
  • Locação
  • E administração, de imóveis urbanos ou rurais.

A regulamentação da profissão de corretor imobiliário ocorreu inicialmente no fim dos anos 60 e em 1978 efetivada com pontos adicionais.

Definição sobre a profissão:

Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

Para que o profissional possa atuar de forma regularizada, é preciso efetuar especialização e assim se registrar no Creci, o Conselho Regional  de Corretores de Imóveis de cada Estado.

Segundo o Cofeci  (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) e o Creci, há hoje no Brasil cerca de 400 mil corretores de imóveis.

Agora que vimos sobre as suas atribuições, vamos entender sobre os riscos de comprar ou vender imóveis sem um corretor e sua credibilidade.

Como saber se o corretor ou a imobiliária são confiáveis?

Para ter a tranquilidade de contratar uma imobiliária ou um corretor confiáveis, é preciso avaliar a habilitação e registro dos mesmos.

O próprio site do Creci oferece a opção gratuita de consulta da regularidade da certidão.

Afinal de contas, apenas profissionais e imobiliárias certificadas, e o próprio proprietário, podem realizar as intermediações no mercado.

Quais os riscos de vender sem corretor de imóveis?

Uma das principais razões que levam as pessoas a vender sem corretor de imóveis os seus bens, é em virtude de não querer pagar a taxa de comissão destinada à assessoria do profissional.

O valor cobrado parte de 6% do preço do imóvel envolvido na mediação, mas pode variar dependendo da localização do bem imobiliário.

A questão, é que esse será um valor que trará tranquilidade e garantias na conclusão do negócio. Isso porque a mediação será feita por uma imobiliária ou corretor registrado, que têm obrigações e responsabilidades legais a cumprir.

Da mesma forma, se algo não for feito de forma correta, é muito mais fácil de recorrer em vias judiciais, do que simples contratos de gaveta ou acordos verbais.

Confira uma lista de problemas decorrentes de vender sem corretor de imóveis:

Divulgação ineficiente

Ao vender sem corretor de imóveis, o proprietário deverá saber como divulgar o imóvel sozinho. Pode parecer fácil, já que há canais online para isso, mas é mais complexo.

Desde a elaboração do anúncio com as palavras certas, a definição do público alvo ideal, fotos com qualidade e no tamanho adequado, até evidenciar os pontos fortes do imóvel podem garantir um tempo muito menor na venda, e com valor agregado maior.

Sem falar, que o tempo de mercado do profissional e da própria imobiliária garantem uma base consolidada de compradores, com perfis já bem estabelecidos.

É preciso entender a jornada de compra dos compradores interessados. E vender sem corretor de imóveis pode não ser a melhor saída. O corretor vai saber apresentar aqueles que já estão mais aptos e inclinados a fechar o negócio, até mesmo com as possibilidades de financiamento ou não, formas de pagamento e margem de negociação.

Os corretores adquirem com os anos de experiência, a praticidade de entender cada perfil e o que funciona para cada um deles.

Precificação mal avaliada

Quando a venda é feita de forma direta, nem sempre há uma avaliação correta do imóvel, e assim a sua precificação pode ficar equivocada.

O preço do imóvel não pode ter achismos. Ou seguir o que um amigo sugeriu por conhecimento de imóvel similar vendido nas proximidades. Há sempre aspectos a serem avaliados, e que são feitos de forma técnica por corretores e imobiliárias.

A avaliação leva em conta, por exemplo:

  • Metragem do imóvel,
  • Acessos,
  • Conservação da estrutura,
  • Pontos de melhoria,
  • Histórico de valorização, etc.

A diferença pode, novamente, fazer a diferença, no fechamento do negócio ou não.

Se o valor do imóvel estiver muito alto, pode inviabilizar a venda. Já, se ele estiver abaixo do valor de mercado, o vendedor perderá dinheiro.

Outro aspecto, de quem decide vender sem corretor de imóveis, é o fator emocional que o bem pode gerar para a pessoa. E isso, não pode influenciar o valor final da venda! Ou seja, tem que ser alinhado aos dados técnicos, mais a razão do que emoção.

Erros nos documentos ao vender sem um corretor

Para vender um imóvel sem uma assessoria especializada, as partes precisam ter conhecimento de todos os aspectos legais dos documentos. E assim, evitar dores de cabeça futuras.

A documentação precisa ser bem avaliada para que a escritura pública seja feita da forma correta. Além disso, há ainda a preocupação com as certidões negativas de débito. Afinal ninguém quer se incomodar depois de consolidada a venda.

Ter o conhecimento da lei, garante uma venda segura e sem surpresas.

O corretor de imóveis está apto a realizar toda a análise dos documentos, e deve por lei fazer. Bem como nas imobiliárias, que contemplam um setor jurídico para atender todo tipo de solicitação de compradores e vendedores.

Talvez a preocupação com os documentos seja o melhor exemplo de que vender sem corretor de imóveis não é a melhor escolha.

Há mais de 44 anos no mercado

Confiança e certeza de um bom negócio feito é assim com a Imobiliária Tropical! A empresa atua há mais de 44 anos no mercado. Ou seja, tem uma vasta opção de imóveis para os mais diferentes perfis de compradores.

A equipe competente e experiente, garantem uma assessoria especializada e personalizada para cada caso.

Tagged under:

1 Comentário

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.