Ícone do site Blog Tropical

Como valorizar meu apartamento na hora de colocar ele para alugar?

valorizar meu apartamento

No caso de você ter um apartamento para alugar, este pode ser o momento ideal de apostar nessa renda extra. Mas para isto, surge a dúvida: como aumentar o valor agregado do imóvel?

Como valorizar meu apartamento para uma negociação de locação ou venda é algo muito comum entre os proprietários. Neste artigo vamos buscar enumerar as melhores maneiras para elevar o valor agregado do imóvel com um investimento que caiba no seu bolso.

Desta forma, as melhorias e ajustes estruturais não precisam ser necessariamente um gasto exorbitante, elas podem estar alinhadas com seu planejamento  e com retorno a curto e médio prazo no aluguel do apartamento.

Confira o conteúdo até o final e boa leitura.

Valorizar meu apartamento ou alugar como está?

Esta talvez seja a maior dúvida na hora de colocar o apartamento para alugar.

Devo investir no imóvel para pedir mais no aluguel, ou alugo como está e sugiro melhorias em parceria com o locatário?

Claro, cada caso é um caso, mas de um modo geral, é importante investir na valorização do apartamento. Mas não é só pela garantia de ganhos maiores no decorrer da locação.

As melhorias podem resultar em menos dor de cabeça futura, no sentido de diminuir custos com manutenção e desgaste do imóvel.

São muitas as possibilidades de melhorar o  aspecto e estrutura do imóvel. Portanto, é importante planejar o que realmente vale a pena investir dinheiro agora e que irá garantir menos custo com manutenção posterior.

Mas, você ainda pode pensar: “antes de valorizar meu apartamento com investimento do meu bolso, posso atrelar as melhorias aos valores do aluguel”, certo? Bom, para isso é preciso que a pessoa interessada esteja ciente da situação, esteja tudo registrado em contrato e que as partes saibam o que precisará ser feito.

Ou seja, é mais burocrático, demanda um maior entendimento entre as partes e nem sempre pode surgir o efeito esperado.

O que valorizar no meu apartamento na hora de alugar?

Em primeiro lugar, é importante verificar o perfil do público alvo a quem o imóvel se destina.

Desta forma você perceberá quais são os pontos mais importantes a valorizar no apartamento.

Neste momento é importante contar com a parceria de uma imobiliária que tenha profissionais experientes. Eles podem lhe ajudar a construir o perfil do locatário ideal e levantar todos os ajustes mais importantes do apartamento.

Pois é assim, que será mais assertivo investir na pintura ou no mobiliário da cozinha, por exemplo.

Vamos elencar a seguir uma lista de melhorias que ajudarão a valorizar o apartamento.

Uma nova pintura realmente pode valorizar meu apartamento?

Já diz o ditado que a primeira impressão é a que fica, e isso vale sim para as negociações de aluguel de um apartamento.

O aspecto físico inicial é a primeira característica percebida pelo inquilino.

Um imóvel com uma pintura nova, com a cor adequada pode fazer valer muitos pontos na hora de alugar o imóvel.

Imagine apresentar um apartamento com marcas de uso nas paredes, no teto, pintura descascada, impressões de mofo, realmente não irá lhe ajudar a valorizar bem, seu imóvel.

Além do aspecto físico, e da boa impressão inicial, quando se verifica que um imóvel tem uma pintura recém feita, entende-se também que o proprietário tem preocupação com a manutenção do mesmo. E assim, isso deve se refletir para outras características que são importantes. Se a pintura está em dia, o restante (como a parte elétrica e hidráulica) tem grandes chances de também estar em dia.

Importante deixar explícito no contrato de locação, o aspecto que a pintura do apartamento foi entregue. Ou seja, assim você garante que ao receber o imóvel de volta, ela esteja da mesma maneira.

Mobiliário que valorize o meu apartamento

É muito mais fácil alugar um apartamento que já contenha móveis planejados, com cozinha e banheiro prontos para uso.

Novamente é importante entender o perfil do inquilino. E se isso for um diferencial para ele, é provável que se não encontrar estas facilidades no apartamento, não irá fechar negócio.

Podemos imaginar que nesta categoria de amenidades estejam os móveis. Tais como, armários embutidos, guarda-roupas planejados, cozinha planejada, espelhos, iluminação, suporte para cortinas, etc.

Mas para tanto, é preciso que os itens estejam em boas condições de uso e realmente sejam funcionais. O inquilino não quer entrar em um imóvel e ainda ter de relatar problemas com o uso das peças do mobiliário do apartamento.

Haverá desgaste entre as partes sem falar do valor que você precisará desembolsar para o conserto ou troca do item. Planejamento é importante para avaliar cada item e o que precisa de melhorias para valorizar seu apartamento.

Acredite no poder de uma boa limpeza no apartamento

Pode parecer básico dizer isso, mas a limpeza do imóvel no momento da visita do futuro inquilino pode garantir um acerto ou não.

Garanta que o local esteja arejado. Além disso, sem poeira, odor e umidade. Também confira que a parte elétrica e hidráulica esteja funcionando.

É preciso entender que esta será a nova moradia do inquilino, e ele já quer se imaginar ali vivendo.

Vamos combinar que é mais fácil disso ocorrer se o ambiente estiver limpo e com boa apresentação.

Outros diferenciais para ajudar a valorizar meu apartamento

Falamos anteriormente de pontos de melhoria que podem ser realizados por você na intenção de valorizar seu apartamento.

Mas é também importante entender quais pontos você quer destacar no momento de tentar alugar o imóvel.

Além das características próprias do local, há também aspectos que podem ser evidenciados na visita e na conversa com o futuro inquilino.

Garanta incluir na apresentação tudo o que envolve os itens a seguir:

Espero que tenhamos ajudado quando você estiver pensando: “como valorizar meu apartamento?”.

Nós da Imobiliária Tropical nos colocamos à disposição para te ajudar! Temos todo o conhecimento de mercado para que você tenha o maior ganho possível no aluguel com o menor investimento inicial.

Para concluir, lhe convidamos a cadastrar seu imóvel em nossa base e ter visibilidade em todos os nossos canais de comunicação. Acesse o link e seja nosso parceiro.

Sair da versão mobile