Cozinha planejada pode valorizar o imóvel na hora de vender?

cozinha planejada

Hoje iremos falar da importância da cozinha planejada dentro do seu apartamento. Nesse momento, em que estamos passando mais tempo do que nunca em casa, nos conectamos ainda mais com nosso lar. 

A cozinha planejada, é um lugar amado dentro de casa, é ela que escolhemos para nos confraternizar com quem temos por perto. 

Sem falar que é nesse cantinho, que ao cozinhar, exercemos a chamada “cozinha terapia”, que muitos utilizam para: improvisar, testar, brincar com sabores e aromas.

Mas para isso, uma cozinha planejada precisa atender todas as suas necessidades e ser adequada ao tamanho do seu apartamento.

Vamos conferir algumas dicas neste artigo.

Cozinha da casa: coração da família

Essa é uma tradição brasileira que remonta há muito tempo. Reunir a família na cozinha para comer, beber, conversar e confraternizar.

Isso acontecia porque os espaços eram muito maiores e, bastava uma mesa grande e muitas cadeiras para os encontros acontecerem.

Era ali onde os filhos aprendiam os primeiros passos na culinária, com mães e avós.

Nós gostamos, mesmo que inconscientemente desse momento, e ainda trazemos conosco a cozinha como um espaço de amor dentro de casa.

Os tempos passaram, os imóveis foram ficando menores, mas muito mais funcionais e práticos, e mesmo quem mora sozinho, ou vive em casal, com poucos filhos, ainda sente apreço por esse espaço da casa.

Por isso, com espaços reduzidos, surgiram as cozinhas planejadas.

Adaptação da cozinha planejada ao espaço disponível

Com uma grande fatia dos projetos residenciais lançados com metragem reduzida, usar móveis sob medida e otimizar  espaço tornou-se essencial.

Isso ocorre, para que os cômodos facilitem o fluxo de circulação de pessoas e fiquem mais organizados e práticos.

Sem falar, que com a grande oferta  de itens e mobiliário diferenciados, você pode personalizar, a cozinha, por exemplo, do seu jeito.

Mas nem sempre é fácil planejar a cozinha planejada ideal.

Planejando a cozinha ideal

É essencial  avaliar o espaço disponível para a montagem da cozinha planejada.

Entretanto, um fator que quase não é levado em conta, deve ser avaliado também: o hábito dos moradores.

Por exemplo, se recebem muitas visitas, se almoçam em casa com frequência, ou apenas finais de semana, se tem costume de utilizar bancada para cozinhar, etc.

Assim, fica mais fácil saber qual o tipo de cozinha planejada se vai instalar, com mesa para refeições ou apenas lanches, quantidade de armários, tipo de fogão, com ou sem bancada.

As cozinhas permitem diversas alternativas para facilitar seu dia a dia, por isso é importante saber o que você vai esperar desse espaço.

Com o conhecimento dos hábitos dos moradores, seguimos para definir quais equipamentos serão instalados.

A cozinha bem planejada deve partir de três equipamentos, partes fundamentais: pia, geladeira e fogão.

Outros itens que devem ser levados em conta: depurador de ar, forno microondas (onde colocar é imprescindível, pois ele não pode “sobrar”) e máquina de lavar louça.

Como dispor os elementos na cozinha

Agora sim, devemos olhar especificamente para o espaço disponível.

Desta maneira, avaliar se a cozinha planejada será linear, cobrindo a linha da parede, ou com estruturas paralelas. Armários e espaço de ilha cocção separados, ou até mesmo mesa embutida, ou distribuída em outra parte do espaço, podendo criar a forma de U ou L.

Para ambientes pequenos, uma  opção é projetar a pia junto com a bancada de apoio para a preparação dos alimentos.

Outra alternativa é optar por armários do teto ao chão, verticais, próximos também a bancada.

Eletrodomésticos

A disposição dos eletrodomésticos podem fazer a diferença, e deixar a cozinha muito mais equilibrada.

Um erro grande é não planejar pensando neles.

Assim, fica a cafeteira em um lado, forno microondas em bancada que não tem profundidade certa, ou mesmo atravessado, com dificuldade de abertura.

Da mesma maneira, eles têm de estar a mão, na altura certa, para criar praticidade no dia a dia e não ser um empecilho.

Pense nos móveis, ciente de que tipo de eletrodomésticos serão usados. Por exemplo, pode-se criar um armário específico para a máquina de lavar louça, sem esquecer das aberturas para parte elétrica e hidráulica.

Assim também deve ser com a geladeira, afinal, sua área de ocupação deve ter a abertura da porta e seu ângulo levados em conta.

Sistema Hidráulico e elétrico na cozinha planejada

Não se esqueça que o planejamento da cozinha planejada deve estar acompanhado do projeto dos sistemas hidráulico e elétrico.

Para isso, há que se ter o local exato da instalação dos eletrodomésticos, onde necessitará de abastecimento de água, descarte de água e toda a fiação.

Pense também nas tomadas no lugar certo, seja para equipamentos mais altos como as coifas, como para a máquina de lavar que fica mais próxima ao piso.

Uma cozinha planejada agrega valor ao imóvel

A afirmação é verdadeira tanto para quem deseja vender o imóvel ou para quem busca comprar.

Vamos imaginar a seguinte situação: você tem interesse em comprar um apartamento, o imóvel dos seus sonhos. Fez diversas pesquisas, encontrou uma oportunidade que parece ser a ideal. Na visita ao imóvel, chega na entrada do edifício, gosta de tudo o que vê, da fachada, das cores, da imponência. Ao adentrar no imóvel se mostra muito satisfeita. Tudo está correndo muito bem. 

Porém, ao chegar na cozinha, ela está vazia. Sem pia, sem móveis, nem uma estrutura básica que pudesse dar a ideia de como seria o espaço. Cores básicas. A magia do imóvel pode ter se perdido ali mesmo. Uma venda pode não ser realizada.

Nós brasileiros temos carinho pela cozinha, e  é ela um dos principais diferenciais para quem vai comprar um imóvel

Uma cozinha com as cores certas, bem planejada enche os olhos e permite ao comprador já se imaginar ali, confraternizando com quem se gosta.

Além disso, nem todos gostam de iniciar projetos dentro de casa, é trabalhoso e custoso. 

Uma cozinha planejada no imóvel certo, com certeza vai encher os olhos e o coração do comprador.

E para quem está a vender o imóvel, essa é uma excelente oportunidade para fechar o negócio certo.

 

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.