Terceira idade: Como escolher o melhor imóvel para idoso?

imóvel para idoso

Para garantir uma excelente qualidade de vida na terceira idade, um dos fatores mais importantes é a escolha da moradia ideal

Podemos partir do princípio que o imóvel para idoso necessita de algumas adaptações, bem como a preocupação com as facilidades à sua volta.

Por isso, neste artigo vamos tratar  dos itens principais para se ter em mente na hora de escolher o imóvel para pessoas da terceira idade, e os pontos de melhoria  que garantirão qualidade de vida dentro de suas moradias.

Confira nosso texto até o final, boa leitura.

Morar em Blumenau: segunda melhor cidade para aposentados no Estado

Além de se preocupar com o imóvel para idoso, a cidade também precisa garantir as benesses para quem está na terceira idade.

O Brasil passa por um processo de envelhecimento de sua população. As cidades que já optaram por facilitar a vida deste público, saíram na frente. Isso garante maior longevidade e qualidade de vida de seus moradores idosos.

Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), Blumenau é a segunda melhor cidade para viver, para pessoas que têm mais de 60 anos de idade, em Santa Catarina. A primeira colocação ficou com a capital  Florianópolis.

Os indicadores do ranking levam em conta, aspectos como: bem-estar, habitação, cuidados de saúde, finanças, cultura, educação, trabalho, etc.

O IDL avaliou cerca de 900 municípios do Brasil, e revelou dados sobre a promoção da longevidade com qualidade de vida na terceira idade.

Blumenau destacou-se na pesquisa em pontos como educação e trabalho, ficando com os mesmo pontos da primeira colocada nacional, a cidade de São Caetano do Sul em São Paulo.

Assim, podemos verificar que a cidade do Vale do Itajaí é uma excelente opção para quem deseja viver e aproveitar a terceira idade.

Agora vamos mostrar uma lista de pontos no imóvel para idoso que devem ser analisados, e garantir a melhor moradia.

O que escolher em um imóvel para idoso?

Hoje em dia, com o desenvolvimento da medicina e tratamentos especializados, os idosos estão cada vez mais saudáveis e ativos. Por isso é importante avaliar o imóvel de acordo com o perfil de cada um; mas vamos pensar em alternativas que suprem todas as necessidades quando falamos de imóvel para idoso.

Tamanho do imóvel

Há aqui dois aspectos importantes a serem levados em conta, o primeiro diz respeito aos cuidados com a limpeza do imóvel para idoso.

Se a pessoa morar sozinha, ou mesmo em casal, um imóvel que seja muito grande dificulta a limpeza e manutenção do imóvel. Mesmo que conte com a ajuda de um serviço de limpeza, as coisas do dia a dia ficam mais difíceis em espaços grandes, com muitos itens de decoração, muito mobiliário. Se este for o caso é válido pensar em imóveis menores e funcionais.

Porém, da mesma maneira que o idoso pode estar morando sozinho, em algum momento receberá visitas de filhos e netos. Ou seja, é necessário que haja um quarto para eles. Da mesma maneira, se em algum ponto da jornada da vida for necessário um cuidador de idoso, um quarto extra também é exigido. É preciso planejar bem o futuro nesse quesito das visitas e cuidados especiais.

O equilíbrio de um imóvel de tamanho médio é o mais indicado. Ou seja, algo que não necessite tanta manutenção. E que tenha espaço para visitas é o ideal no imóvel para idoso.

Localização privilegiada

Além da estrutura do imóvel para idoso em si, o seu entorno também é um diferencial para o viver bem do idoso.

Quanto mais próximos da moradia forem os comércios essenciais, melhor. Optar por locais que tenham feiras itinerantes ou permanentes perto. Ou então, supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais. Além de clínicas de fisioterapia, clínicas médicas e hospitais, por exemplo.

Assim o idoso terá uma maior independência com as facilidades à sua mão.

Acessibilidade

Bom, sabemos que com a idade, muitas pessoas passam a ter problemas ósseos e musculares, e assim ter acessibilidade facilita aos locais é importante.

Verifique se o imóvel escolhido tem rampas de acesso (que são exigidas por lei). É importante que elas existam desde a entrada da rua até as áreas comuns de prédios e condomínios.

Pontos de apoio também são importantes para as menores escadas e desníveis que possam ter dentro da estrutura do prédio.

Além disso, para que o imóvel para idoso realmente seja funcional, é fundamental ter elevador! Mesmo que isto custe um condomínio maior, veja isso como um investimento!

Apartamento ou casa?

É certo que morar em apartamento é muito mais seguro que uma casa. Isso porque há sistemas de segurança instalados. Muitas vezes um zelador por perto, controles de entrada e saída. Além de regras a serem cumpridas por terceiros que prestam serviço.

No caso do imóvel para idoso ser ocupado por apenas uma pessoa ou casal, ter vizinhos próximos, síndico, zelador, podem garantir um atendimento rápido caso haja algum problema. Algo que pode ser de saúde ou até mesmo na estrutura do apartamento.

Segurança dentro do apartamento

A ergonomia em um imóvel para idoso é hoje levada muito a sério. Ajustes e melhorias na estrutura dos apartamentos garantem maior segurança às pessoas.

Entre os itens, estão as barras de suporte em box de chuveiro e barras perto dos sanitários, por exemplo.

Mas também há adaptações em todo o apartamento que garantam maior usabilidade para os idosos. Por exemplo, como armários mais baixos e mobiliário sem quinas nas extremidades. E ainda, tapetes antiderrapantes, iluminação adequada, sistemas de campainha com sinalização visual e sonora.

No layout do imóvel é importante também verificar os obstáculos que podem dificultar o trânsito dos moradores. Neste caso menos é mais, e o mobiliário funcional é uma escolha acertada.

A Imobiliária Tropical pode ajudar você!

No artigo, mostramos alguns aspectos da importância da moradia adaptada para a qualidade de vida do idoso. Pontuamos como um imóvel bem estruturado pode ajudar na vida das pessoas. Desde o espaço interno como nas áreas comuns.

Por isso, nós da Imobiliária Tropical, nos colocamos à disposição para encontrar a melhor opção de imóvel para idoso, no perfil que seja do seu interesse. Temos imóveis nos mais diversos tamanhos e layouts que podem atender às suas expectativas, estamos aqui para lhe ajudar.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.