6 fatores para avaliar a segurança do condomínio antes de comprar

segurança do condomínio

A diminuição dos deslocamentos decorrentes da pandemia, promoveram uma permanência maior das pessoas em suas residências. E uma das principais consequências disto, foi a diminuição dos casos de roubos e furtos, o que fez criar uma falsa sensação de segurança

A segurança do condomínio sempre deve ser uma prioridade! Devemos estar cada vez mais atentos a invasores e criminosos em nossas moradias.

Neste artigo vamos falar de algumas soluções e pontos a serem levados em conta no que diz respeito à segurança patrimonial de um condomínio e dos moradores.

Confira o artigo até o final e boa leitura.

Segurança em Santa Catarina e no Brasil

Santa Catarina, nos primeiros meses de 2021, mostrou queda nos números das taxas de criminalidade no Estado, muito em função da reclusão das pessoas em casa por causa da pandemia.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, o mês de março de 2021 teve uma diminuição de 23% em roubos e furtos frente ao mesmo período de 2020.

Porém, estes dados positivos não podem iludir a população em geral. Com esta visão mais realista, o Governo Federal lançou o Programa Federativo para Segurança Pública Inteligente, com ações diretas já neste momento de pandemia.

Este é um reflexo de que mesmo com diminuição nas taxas de criminalidade, a preocupação com a segurança não pode ser esquecida.

Por isso, a seguir vamos detalhar alguns pontos fundamentais da segurança do condomínio, e que devem ser analisados em detalhes quando da compra do imóvel.

Segurança em condomínio: o que levar em conta antes de comprar

Escolher um imóvel para comprar é um processo que nem sempre é fácil. São muitas variáveis a levar em conta, localização, tamanho do imóvel, estrutura física, por exemplo. Mas será que a segurança do condomínio é levada em conta neste momento? Pois bem, acredito que deveria, pois além de garantir a tranquilidade dos moradores pode ser um fator de valorização do imóvel em uma venda futura.

Confira a seguir um check list de itens de segurança de condomínios para avaliar na hora da compra do seu apartamento.

Regimento interno do condomínio

Pode parecer detalhista avaliar o regimento interno, mas nele pode-se perceber a real preocupação dos moradores com a segurança do condomínio.

Da mesma maneira, com as regras de segurança, é importante verificar se estão de acordo com suas crenças no que diz respeito à segurança, afinal, todo cuidado é pouco.

Há que se ter bem claros os protocolos de segurança nas mais diversas situações. Ou seja, de que maneira os moradores podem agir e garantir a integridade de seus bens e familiares.

Muitas vezes os regimentos determinam o investimento feito em segurança e com que frequência. Sendo assim, vale verificar com mais atenção este item.

Iluminação

Áreas comuns e de acesso aos apartamentos e garagens precisam estar bem iluminados.

As ações de roubo ou furto, por exemplo, ficam facilitadas em ambientes pouco iluminados, na penumbra.

Sensores de presença são uma boa opção para garantir que em qualquer movimento a luz se acenda. Mas é preciso entender os pontos principais para localização dos mesmos.

Outro ponto importante é que com a iluminação bem posicionada e funcionando. As câmeras de segurança do condomínio também têm acesso a boas imagens com identificação clara das pessoas.

Câmeras de segurança do condomínio

Hoje já há no mercado diversos modelos de sistema de vigilância por câmera, e com valores diversificados ficam acessíveis aos condomínios.

Vale entender qual a melhor maneira de gestão das imagens geradas e onde elas serão arquivadas. Além disso, é importante saber por quanto tempo e de que maneira podem ser vistas pela segurança do condomínio.

Em um primeiro momento o sistema pode ajudar a inibir ações ilegais. Mas também deve estar preparado para garantir imagens nítidas e que possam ser usadas na argumentação de crimes.

Oportunidades de investimento

É importante que a administração do condomínio esteja atenta a novas oportunidades em itens de segurança para condomínios. E assim, garantir a atualização e efetividade dos equipamentos.

Manutenção dos equipamentos

Outro fator importante é garantir que tudo esteja funcionando bem! Afinal, de que adianta investimento em segurança no condomínio se algo não está em operação?! Garanta a manutenção preventiva de câmeras, iluminação, sistemas de entrada e saída, portas e portões, etc.

Crie uma rotina de checagem destes itens.

Sistemas de controle de entrada e saída

Muitos condomínios já contam com sistemas remotos de entrada e saída de moradores e prestadores de serviço. Sem um zelador o sistema precisa funcionar sem erros. Mas é importante que tenha sempre uma assistência da empresa contratada para o serviço.

Outras opções que garantem maior segurança no condomínio é ter portas com controle de entrada e saída. Aqueles painéis com senha, e regras claras para entregadores de comida e remédios, por exemplo.

Da mesma maneira, os visitantes que desejam adentrar ao condomínio precisam ter suas regras de acesso, e que sejam de conhecimento de todos. O síndico precisa garantir que todos sejam bem informados.

Localização do imóvel

Outro fator da segurança do condomínio que precisa ser levado em conta na hora de comprar um imóvel é a localização do mesmo.

Visite o entorno do prédio e converse com a vizinhança, por exemplo. Entenda se há riscos para segurança provenientes de outras moradias e comércios próximos.

Vale verificar se há problemas de horários no acesso ao condomínio, se alguns deles são mais perigosos.

Caso você tenha filhos, é fundamental avaliar se há riscos para os pequenos no bairro e se algum local deve ser evitado.

Segurança além do condomínio, na hora de comprar

Bom, espero que tenhamos ajudado a fortalecer a ideia de que segurança também é um item importantíssimo na hora de comprar um imóvel.

A segurança dos condomínios evoluiu muito nos últimos anos com tecnologia de ponta. E da mesma forma, as pessoas estão cada vez mais cientes disto.

Explore com a Imobiliária Tropical todas as opções de apartamentos em condomínios seguros para compra e venda.

Estamos prontos a lhe atender com diversas opções para o seu perfil, acesse agora mesmo.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.