Casa inteligente: Como funciona a automação residencial?

casa inteligente

Nos últimos anos, acompanhamos a aceleração de tecnologias atreladas às mais diversas áreas que agora estão dentro dos nossos lares

Um dos segmentos que mais evoluiu e trouxe inovações ao mercado, é a automação residencial com a chamada: “casa inteligente”.

A tecnologia das residências pode abranger aspectos da segurança e controle de acessos. Mas também a eletrodomésticos conectados e que facilitam a vida dos moradores.

Neste artigo vamos entender o que é a casa inteligente, as aplicações tecnológicas e os benefícios de sua instalação. Confira até o final do conteúdo e boa leitura.

O que é uma casa inteligente?

A casa inteligente, ou então smart home, também conhecida como “domótica“, é a moradia que detém tecnologia baseada na internet das coisas (IoT).

O conceito principal é oferecer conectividade de internet para eletrodomésticos e objetos de uma casa ou apartamento.

Os equipamentos que utilizam a internet das coisas passam por lâmpadas, interruptores, telefones, sistemas de iluminação, áudio e vídeo, climatização, mas também nos itens de segurança.

O objetivo da casa inteligente é gerar conforto, agilidade e assertividade nas tarefas diárias da moradia, com controle remoto ou não das funções de cada equipamento.

Sistema de automação residencial: como funciona?

Um sistema integrado e automatizado de uma casa inteligente possui um ponto em comum: a comunicação entre os equipamentos e os seus controles.

A automação residencial é uma rede de hardware, comunicação e interfaces eletrônicas que trabalham para integrar dispositivos na rotina uns dos outros via internet.

Na casa inteligente, os dispositivos devem possuir sensores conectados à rede, e que podem ser gerenciados por sites, smartphones ou tablets. Estes controles podem estar disponíveis dentro da própria residência ou à distância.

De uma maneira geral, o sistema de automação residencial é constituído por 3 itens fundamentais: os sensores nos equipamentos, o controle externo e os próprios dispositivos de comunicação (eletrodomésticos, por exemplo).

Sensores na casa inteligente

Os sensores instalados em uma casa inteligente são capazes de identificar e monitorar alterações na iluminação, temperatura e som, mas também detectar movimentos. Tudo vai depender do tipo de equipamento e sua função, mas a ideia é a de que ao identificar alterações e baseado em padrões pré-estabelecidos, uma ação seja tomada.

Da mesma maneira, é possível sugerir mudanças nas configurações desta padronização, e assim gerar o bem-estar necessário.

Controles dos equipamentos

Os controles dos equipamentos podem ser realizados por dispositivos como, por exemplo, computadores desktop, notebooks, smartphones ou tablets.

O sistema de controle da casa inteligente pode estar disponível em um aplicativo instalado. Ou ainda de forma online via website.

A função destes itens é monitorar, analisar e gerar comando de ação para os equipamentos conectados dentro da casa.

Esta comunicação pode ocorrer a longas distâncias via rede online, ou dentro da própria casa inteligente.

Dispositivos conectados

Com o desenvolvimento de um mercado dedicado à automação residencial, diversos itens surgem com a proposta de conectividade na casa inteligente.

À medida que novas tecnologias aparecem, podemos verificar que uma gama de produtos e dispositivos, que antes não estavam na lista de itens conectados, passam a ter comunicação monitorada.

Podemos citar equipamentos de iluminação, climatização, áudio e vídeo, eletrodomésticos, controle de acessos, segurança, energia e hidráulica, assistente pessoal, etc.

Ainda assim, especificamente, segue uma lista de itens automatizados, disponíveis no mercado:

  • Termostato;
  • Controle de incêndio;
  • Luzes da casa e jardim;
  • Acesso via biometria;
  • Monitoramento de vazamento de água;
  • Controle de tvs e sistemas de áudio;
  • Irrigação do jardim;
  • Alarme
  • Vigilância monitorada por câmeras;
  • Assistente pessoal para as mais diversas informações;
  • Controle de consumo de água e energia;
  • Alertas e controle de consumo de energia elétrica;
  • Sensor de presença em janelas, portas e áreas internas e externas da casa;
  • Controle de entrada da casa e garagem;

Quais as vantagens da casa inteligente?

Há inúmeras vantagens e benefícios em implementar um sistema de automação em uma casa inteligente. Mas podemos focar em 3 aspectos principais: economia, segurança e bem-estar.

Economia e eficiência energética

Em virtude dos custos decorrentes do consumo de energia elétrica e água todo mês, a economia nestes itens é algo muito buscado na instalação de controles na casa inteligente.

Para se obter eficiência energética e poupar mensalmente, pode-se implementar sensores de movimento e tomadas inteligentes.

Da mesma forma, o controle de funcionamento de eletrodomésticos pode também gerar mais economia ao bolso do morador. Itens em stand by podem consumir boa parte da energia da casa.

Ainda neste conceito, os assistentes pessoais como, por exemplo, a Alexa e Google Assistant podem ajudar neste processo de gestão domiciliar. É fácil conectar e configurar os assistentes para controlar a iluminação e a climatização da casa.

Segurança automatizada

A casa inteligente é também sinônimo de segurança, e com total controle e monitoramento por parte dos proprietários de imóveis.

Sair de férias já pode ser mais tranquilo, quando se tem a preocupação com a segurança da casa. É possível acompanhar o que é captado pelas câmeras de vigilância em tempo real, gravar, rever os vídeos, e tudo na palma da mão.

Pode-se também receber alertas via e-mail, notificação do aplicativo ou via sms no celular.  O que pode ser notificado:

  • Acionamento dos sensores de movimento,
  • Disparo do alarme de entrada na casa,
  • Alarmes de incêndio
  • E também problemas hidráulicos.

Além disso, para ajudar na segurança da residência, sistemas de biometria e controles eletrônicos possibilitam a gestão dos acessos à casa ou áreas específicas do local.

Conforto e bem-estar na casa inteligente

Medir o conforto e comodidade da moradia pode parecer algo subjetivo. Mas a automação da casa inteligente, por certo trará esses benefícios.

Seja para facilitar a potência da iluminação na sala de estar, preparar o café na hora programada ou acionar a sua playlist favorita da hora da reunião de amigos, tudo isso traz conforto.

A conveniência em possuir diversos sistemas do lar integrados e controlados pelo smartphone é evidente.

E já que vimos, que os sistemas de uma casa inteligente são realmente vantajosos, que tal encontrar um imóvel já com estas amenidades e pronto para morar?

A Imobiliária Tropical tem inúmeros imóveis com estas características e que estão à sua espera. Entre em contato e saiba mais.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.