Como planejar e fazer a sua mudança para um novo imóvel?

mudança de imóvel

Fazer mudança de imóvel: só de falar já causa arrepios em muitos de nós. Sabemos quanto tempo e trabalho precisa ser dispensado para o processo de mudar de residência 

O fato de ter escolhido uma nova moradia e mentalizar a mudança de imóvel, nos deixa com a vontade de já estar por lá, com nossos pertences e móveis todos no lugar imaginado. Mas para isso, é preciso um planejamento e que todo o andamento da mudança se mantenha organizado. As variáveis para que algo saia errado são muito grandes, por isso os devidos cuidados devem ser tomados.

Neste texto, separamos dicas para aliviar o stress da sua mudança de imóvel, principalmente se você resolver fazer tudo por conta própria.

Saiba mais!

Como organizar uma mudança de imóvel

Para que a mudança ocorra sem contratempos, o planejamento e organização deve iniciar bem antes do dia do transporte propriamente dito.

Avalie primeiro a melhor data para mudar. Se você mora em apartamento, verifique os dias permitidos pelo condomínio e o horário. Não cumprir essas regras podem gerar até mesmo multa.

Leve em conta quem lhe ajudará na mudança, e confirme que estes estejam disponíveis na data escolhida.

Metragem da nova casa

Importante ter em mãos as metragens e medidas de cômodos da nova casa, para que você saiba exatamente o que poderá ser levado consigo. 

Imagine um móvel que você tanto quer, mas que não passa pela porta da nova casa.

Nesse caso, os móveis precisam ser desmontados previamente, antes do transporte. 

Não esqueça de guardar parafusos, cavilhas e prendedores de cada móvel separadamente, identificando cada um deles. 

Se o móvel for complexo, até mesmo desenhos e fotos podem ajudar a montagem posterior.

Conexões e ligações de eletroeletrônicos

Dependendo da quantidade de eletroeletrônicos que você tenha, e em diferentes cômodos, vale cuidar de onde cada cabo se conecta. Seja Tv, aparelho de TV a cabo, de internet, aparelho de som, computador, etc.

Separe cada cabo, novamente por cômodo e por aparelho. Identifique-os para facilitar a ligação na casa nova, fazer uma foto dos cabos conectados vai ajudar. 

Descarte itens  desnecessários

A mudança de imóvel pode ser uma boa oportunidade para se livrar de pertences e móveis que você não pretende mais utilizar.

Comece pelas roupas, siga para itens de decoração, utensílios de cozinha, até os móveis.

Lojas de móveis usados podem facilitar a sua vida, e promover a retirada dos mesmos, e você pode ainda ganhar um dinheiro com isso.

Para roupas e outros itens pessoais você pode pensar em doação, afinal há muitos lares e associações que aceitam, e com destinos mais que válidos.

Onde empacotar seus pertences

É na escolha da maneira que você vai empacotar as suas coisas, que a mudança começa a ficar realmente organizada.

Você pode adquirir caixas nos supermercados próximos a sua casa. Tente separar por tamanho e item a ser acondicionado.

Não esqueça de cuidar com as louças e itens que podem se quebrar no transporte. Hoje já há disponível para compra plástico bolha, mas caso não consigo encontrar, o bom e velho jornal pode fazer o mesmo papel. Ou então, toalhas e lençóis da casa.

Utilize as suas malas de viagem para guardar vestuário. Uma dica que pode ajudar muito, é adquirir os sacos com fechamento para vácuo. O espaço ocupado diminui bastante.

Outra opção são os sacos de lixo reforçados para aqueles itens que ficaram de fora das caixas e que não precisam de tanto cuidado assim no transporte. 

Correspondência e cancelamentos

Uma das maiores dores de cabeça depois de realizar a mudança, diz respeito à correspondência e cancelamentos de serviços contratados para o seu domicílio.

Faça um levantamento de todos os envios que você recebe via correio, como comunicados de bancos, órgãos públicos, serviços de telefonia, tv a cabo, água e energia.

Para os que são possíveis, informe da troca de endereço. Para outros, o titular da conta precisa ser alterado, principalmente para as contas de energia, água e IPTU.

Transportadora ou frete simples, o que escolher?

Mesmo que você decida fazer a mudança de imóvel por conta própria, o gargalo sempre será o transporte. Por maior que seja o seu carro, há móveis e objetos que não poderão ser levados nele. Sem falar, no tempo que levará para transportar tudo

Assim, será preciso contratar um serviço especializado de transporteMas o que contratar, transportadora ou frete simplesPrimeiramente, precisamos entender a diferença entre os serviços.

Tropical - ebook 9 passos para comprar

A transportadora

As transportadoras de bens podem realizar desde pequenas mudanças com pouco deslocamento, até grande quantidade de itens em distâncias maiores. 

Essas empresas oferecem a comodidade de ter funcionários para carregar os seus itens para o caminhão de mudança. Dependendo da contratação, eles podem empacotar tudo para você, até disponibilizando as caixas para empacotamento adequado

Por vezes, o que caberá a você, é simplesmente etiquetar e identificar as caixas e pertences.

Porém, junto de toda essa comodidade vem um custo maior. Assim, vale avaliar se poderá contratar todos os serviços oferecidos. Por exemplo, o empacotamento pode ficar por sua conta, e apenas o transporte com eles.

Fretes simples

O frete simples por não ser um serviço tão especializado, terá um custo bem mais baixo.

Sem falar que, as distâncias percorridas costumam ser menores que as de transportadoras.

O tamanho do caminhão tende a ser menor também, o que deve ser levado em conta, se em uma viagem conseguirá transportar tudo.

Além disso, o número de ajudantes pode variar de uma a duas pessoas.

O empacotamento também fica a cargo do contratante.

Pós-mudança: o que se preocupar primeiro?

Já que você identificou todas as caixas por cômodo, é a hora de destiná-las para seus locais de destino.

Uma dica importante, é fazer a ligação de eletrodomésticos fundamentais, como geladeira e fogão.

Em segundo lugar, cuide de montar o quarto de todos os moradores. Afinal, a sala pode não ficar pronta no mesmo dia, mas todos têm de ter uma cama para dormir, certo?

Aos poucos vá desencaixotando os itens, cuidando sempre para limpar e desinfetar o local antes.

Aproveite o momento da mudança, que por mais trabalhosa que seja, é um reflexo de um novo momento na sua vida. Novos hábitos e vivências estão por vir.

Conte com a ajuda da Imobiliária Tropical, e mude sua vida para o imóvel dos seus sonhos. Entre com contato conosco, estamos à sua espera.

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.