Ícone do site Blog Tropical

5 oportunidades imobiliárias que passaram despercebidas em 2020

oportunidades imobiliárias

O cenário mundial, pautado pela pandemia em 2020 e com reflexos nos anos seguintes, trouxe diversos ensinamentos e oportunidades

Com a pandemia surgiram oportunidades imobiliárias que se transformaram em tendências e que devem seguir adiante pelos próximos anos.

A preocupação com a saúde coletiva e os seus desdobramentos foram um dos aspectos que mais influenciaram a vida em sociedade neste período.

Para além disso, um novo olhar para a economia se fez presente e revelou mudanças significativas no modelo de trabalho e na forma que os negócios passaram a ser geridos.

O setor de imóveis é um dos segmentos de mercado que mais foi afetado pela crise na pandemia.

Vamos falar neste artigo o que não pode passar despercebido no mercado de imóveis, tanto por investidores, locatários, locadores e donos de imóveis.

Siga o conteúdo até o final. Boa leitura.

Oportunidades na pandemia

Há aqueles que sempre estão atentos a novas oportunidades em momentos de crise, mas esta pandemia revelou algo inusitado. Tendências que caminhavam a passos lentos, ora ligadas ao estilo de vida, ora à tecnologia, tiveram uma aceleração a partir de 2020.

Vamos citar alguns exemplos, como o modelo de home office, as facilidades tecnológicas para os condomínios, a busca pela qualidade de vida e os investimentos em imóveis.

Além disso, todos eles acabam por gerar oportunidades imobiliárias que precisamos estar atentos no presente e no futuro.

O home office na pandemia

Por determinação da Organização Mundial da Saúde, um dos pontos para frear a contaminação pela Covid-19, foi o isolamento social.

Para tanto, aqueles que tinham a disponibilidade de trabalhar em casa, em home office, deviam o fazer.

Em uma primeira análise, entendeu-se que o modo de trabalho que já era comum a algumas profissões, como consultores, publicitários, designers, nômades digitais e profissionais de educação a distância, poderia ser estendido para outros cargos.

As empresas tiveram de revisitar cada posto de trabalho para avaliar o que seria possível ser feito de casa.

Já em um segundo momento, foram os profissionais que tiveram de estar em casa, trabalhando, e assim adequar seu espaço de moradia ao trabalho.

Assim, surgiram algumas oportunidades imobiliárias, como ofertar espaços já adaptados ao home office e com separação do restante da casa.

A busca por imóveis com mini escritórios ou com mobiliário pronto para uso profissional também foi uma realidade. Sem falar é claro em imóveis que possibilitem acesso robusto à internet, já que o trabalho remoto necessita de reuniões virtuais e vídeo conferências.

Onde morar

Outro ponto que veio para alterar a lógica do mercado de imóveis, é a busca pela localização dos mesmos.

Se os profissionais estão trabalhando em casa, não necessitam mais se deslocar para a empresa em que são contratados.

O que antes parecia impensável, agora já é uma tendência: – não é mais preciso acordar horas antes do horário de expediente, enfrentar trânsito, ter um lugar para estacionar o carro, gastar com combustível se basta eu trocar de cômodo e começar minha jornada laboral.

Assim, a oportunidade imobiliária surge, porque as pessoas têm maior flexibilidade para escolher o local do imóvel que vão comprar ou alugar.

A moradia/trabalho pode estar distante do centro das cidades, ou mesmo longe do emprego, que não haverá problema. Bairros e regiões mais afastadas, mais calmas, passam a ter mais procura.

Comércio local valorizado

Com a busca de moradia por bairros menos centralizados, o comércio local passa a ter maior importância.

Há um acréscimo de aquisição de produtos e serviços nas imediações dos imóveis adquiridos, pela facilidade de deslocamento e rapidez de entregas.

Deste modo, dois pontos de melhorias passam a acontecer, o investimento privado e público da infra estrutura destas áreas da cidade, e uma geração maior de empregos e oportunidades imobiliárias.

Comunicação nos condomínios

O modelo de formatação de um condomínio residencial sempre teve um grande problema: a comunicação.

Mesmo com a contratação de administradores terceirizados ou com um síndico bem ativo,  nem sempre a informação chegava na hora certa e com a mensagem correta para as partes interessadas.

Mas com a pandemia, os meios de como passar a informação adiante teve de se reinventar. E podemos até entender isso como uma oportunidade imobiliária, já que trouxe diferenciais para moradores e administradores.

Antes as assembleias e reuniões de condomínio eram feitas presencialmente. Com o quórum no local. Porém, com as restrições e distanciamento social elas deixaram de existir.

Os administradores puderam fazer a transmissão online da assembleia, agilizando decisões com um maior número de participantes.

Além disso, o famoso mural de recados dos prédios e edifícios ganhou um aliado, o grupo do WhatsApp.

Com a ferramenta de mensagem instantânea, a comunicação fica mais rápida e centralizada.

Claro, há desafios também na hora de adequar as regras de conduta no aplicativo. Mas é apenas mais uma das tantas já criadas nos códigos de conduta dos moradores.

Investimento em imóveis

Outra oportunidade que surgiu, e que na verdade se estabeleceu de vez no mercado, é o investimento em imóveis.

Com a  variação cambial, a inflação equilibrada com a taxa Selic, o aumento dos reajustes contratuais via IGPM, os imóveis seguiram como um dos melhores investimentos em tempos de pandemia.

A oportunidade imobiliária em investir em moradias, trouxe a certeza de que a renda fixa deste modelo ainda pode trazer muitos benefícios para investidores.

E o mercado como um todo tem a ganhar com isso. Por exemplo, com mais empreendimentos, mais empregos, mais ofertas de imóveis para investir, comprar ou alugar.

Esta é uma tendência que deve seguir pelos próximos anos.

Assim, se você busca uma oportunidade de negócio, entre em contato com a Imobiliária Tropical.

São mais de 40 anos de atuação. Atentos às tendências do mercado de imóveis, para trazer o melhor para os clientes. De forma transparente, ágil e com credibilidade.

Seja você um investidor, alguém que busca a casa dos seus sonhos. Ou ainda procura um apartamento, ou casa para alugar, conte conosco. Estamos prontos a lhe atender.

Sair da versão mobile