Mercado imobiliário: Como evitar os golpes no aluguel de verão?

aluguel de verão

A temporada de ofertas de imóveis para Dezembro e Janeiro  já começou e é preciso estar atento para não sofrer golpes ou passar por situações desagradáveis no aluguel de verão

Este é o momento de iniciar a programação de aluguel de verão, e onde passar com a família e amigos. Lógico, para os que terão férias e podem se programar,

Apesar do ano conturbado que tivemos no Brasil frente a tantas mudanças, chega o fim de ano. E temos de avaliar o que pode ser feito.

Para isso, trouxemos no texto a seguir aspectos de como fazer uma locação de temporada com tranquilidade, mas também como fugir do aluguel na próxima temporada.

Boa leitura.

Como será  próxima temporada de Verão

Com a pandemia de 2020 muitos empregados tiveram de alterar sua rotina de trabalho e horas em suas jornadas.

Sem contar com aqueles que perderam seus empregos pelas mais variadas razões. Há ainda os que preferem continuar se protegendo, evitando o contato social e mantendo o distanciamento entre pessoas.

Frente a isso, acredita-se que o final de ano deve ter uma movimentação menor de turistas internos neste ano.

E quando se fala de aluguel de verão, o número de opções para cada interessado deve ser maior, justamente por essa diminuição de demanda. A temporada de negócios imobiliários promete aquecer o setor no fim de ano.

Já quando falamos de valores, como a concorrência será maior, a variação de preços também deve ocorrer em maior escala que os anos anteriores.

É uma excelente oportunidade para negociar valores, mas também há alguns riscos que todos precisam estar atentos.

É na temporada de fim de ano, justamente no aluguel de verão que golpistas se aproveitam para fazer suas vítimas.

Utilizando a internet para o aluguel de verão

Uma das maneiras mais fáceis e tão utilizada para quem deseja realizar o aluguel de verão é a internet.

Diversos anunciantes utilizam dos meios digitais para promover seus imóveis. Por exemplo, através de redes sociais, marketplaces (como OLX, por exemplo), sites de acomodação temporária e até mesmo com as imobiliárias.

E é nesse momento que o interessado deve ter muito cuidado, pois são incontáveis os números de golpes aplicados durante todo ano.

Se a facilidade de divulgação ocorre de um lado, por outro, há também a chance de persuadir de maneira falsa o locador no aluguel de verão.

Quais são os riscos de alugar imóvel para o verão pela web?

Há inúmeras possibilidades de insucesso no desejo de ter o imóvel certo para os momentos de lazer no fim de ano.

Os maiores riscos passam por não ter garantias de pagamentos prévios que as pessoas possam realizar.

Além disso, pode acontecer de o imóvel não apresentar as mesmas características das que foram vistas no anúncio. Há casos em que nem a localização do imóvel era a anunciada, muito menos as comodidades oferecidas.

Imagina uma família que economizou o ano todo, se planejou, e na hora de usufruir da casa escolhida, ela não é de perto o que haviam visto no anúncio. Frustração no mínimo.

Mas quando se trata de valores financeiros, é que deve-se tomar ainda mais cuidados para evitar golpes. E que infelizmente nem sempre acabam com final feliz.

Golpes no aluguel na temporada de verão

Há muitos golpes aplicados quando se diz respeito a aluguel de verão.

Como hoje há a possibilidade de divulgar e alugar como pessoa física, os golpistas se aproveitam. Isso ocorre porque com uma pessoa jurídica, ficaria mais fácil de oficializar as tratativas.

Assim, o que ocorre com frequência, é o pagamento antecipado depositado em uma conta pessoa física, sem nenhum tipo de garantia e controle. Por vezes o imóvel nem existe.

Outra prática comum dos golpistas é clonar páginas de aluguel por temporada, como Airbnb ou Booking.com, sempre sugerindo pagamento antecipado.

Estamos falando de mediação imobiliária de aluguel, mas isso também ocorre na venda de imóveis.

Confira algumas dicas para quem está pensando em comprar um imóvel na praia.

Dicas de segurança para evitar golpes no aluguel de verão

Sugerimos algumas dicas de como estar atento aos riscos e golpes no aluguel de verão ou compra do imóvel.

O barato sai caro

Sempre desconfie de ofertas tentadoras, principalmente se elas chegarem por canais de comunicação não oficiais dos anunciantes.

Nem sempre é possível visitar o imóvel antes da temporada, mas se puder, faça! Procure conversar diretamente com o proprietário.

Se você não puder ir até o local, verifique se há algum amigo ou conhecido que more perto, ou conheça o imóvel. Imóveis muito afastados são os preferidos dos golpistas, pois a chance de não serem conhecidos é maior.

Cuidado com anúncios online!

Fique atento se o anúncio do aluguel de verão mostra fotos do interior, mas também do exterior da residência. Para o golpista é mais fácil mostrar apenas dentro ou fora da casa, quanto menos informações mais chances de sucesso para ele.

caso o imóvel tenha sido alugado, mas as amenidades e características do imóvel não estejam de acordo com o anúncio você pode recorrer. Tem o direito de exigir a devolução do dinheiro conforme o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor. Mas para isso, deve desistir do imóvel. Outra saída é renegociar um valor menor e permanecer na residência temporária.

Arredores do imóvel

Ainda para evitar dores de cabeça durante sua estadia, procure se informar sobre os arredores do imóvel, quando a infra estrutura e acessos.

Busque comentários de quem já esteve no imóvel, este é um bom indicativo do que virá pela frente e de que o imóvel realmente existe.

Contrato é fundamental

Mesmo que o acordo seja realizado com pessoa física, faça um contrato elencando tudo o que foi tratado verbalmente e de forma detalhada.

Evite pagar o valor total do aluguel de verão antecipadamente. Mesmo se você tiver certeza de que está realizando um bom negócio.

Dica bônus!

Mas a melhor dica para quem quer ter tranquilidade para usufruir o fim de ano com a família e amigos é contar com uma empresa especializada. A Tropical Imobiliária realiza toda a mediação para você não ter dores de cabeça.

E, se você acredita que chegou a hora de ter seu próprio imóvel na praia, conte conosco.

Temos opções incríveis de imóveis a venda no litoral.

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.