Como funciona o seguro residencial na locação de imóvel?

seguro residencial

Ao contratar um seguro residencial, você está garantindo a proteção e a segurança do seu imóvel, ainda mais se ele for alugado

O seguro residencial é uma possibilidade que deve ser levada em conta pois traz muitas vantagens e coberturas específicas.

Garante não só a integridade do imóvel através da locação a terceiros, como danos inesperados.

Mas ficam as dúvidas de quem deveria pagar pelo seguro, o locador ou locatário?

Assim, separamos no texto a importância da contratação do seguro residencial, as coberturas e responsabilidades de cada um.

Vamos conferir?

O que é o seguro residencial na locação de imóvel?

O seguro residencial pode cobrir residências de diversos tipos, como casas, apartamentos, propriedades rurais ou de temporada no litoral.

Da mesma maneira, pode ser utilizado para imóveis próprios ou residências alugadas.

O seguro residencial, dependendo do plano adquirido, pode amparar desde a estrutura do imóvel em si, como bens materiais dos moradores.

Nos planos mais básicos, podem ser feitos ressarcimentos quanto a casos de acidentes ou mesmo desastres naturais, como enchente, incêndio, queda de raios e explosões.

Já nos pacotes mais completos, podem ser adicionados prejuízos causados por furto. Ou ainda, garantir uma gama extensa de serviços de assistência.

Levando-se em conta as vantagens que o seguro residencial oferece, o locatário tem no seguro uma forma de resguardar um imóvel alugado a terceiros.

Quais as principais coberturas de um seguro residencial?

Os planos de cobertura de um seguro residencial podem variar muito de uma empresa para outra.

Os contratos podem ser muito completos na abrangência de prejuízos e o que irá cobrir, então vale avaliar o que realmente faz sentido para o seu caso.

Mas vamos elencar algumas possibilidades que encontramos nas apólices de seguros residenciais no Brasil:

Jardins

O seguro pode cobrir danos em árvores, plantas, gramado e demais itens de paisagismo.

Os prejuízos podem ser decorrentes de vandalismo, acidentes naturais como queda de granizo, ventos fortes e até roubo.

Estrutura hidráulica

A apólice pode cobrir problemas relacionados com a parte hidráulica da casa ou apartamento. Por exemplo, rompimentos de canos, tubulações e dutos, bem como caixa reservatórios de água e ligação com o sistema de saneamento da cidade.

Danos elétricos

Se formos levar em conta que o Brasil é o país no mundo que mais recebe descargas elétricas decorrentes de raios. Nesse sentido, podemos imaginar o tamanho do prejuízo.

E é por isso, que muitos dos eletrodomésticos residenciais sofrem com essa variação elétrica, e assim queimam mais facilmente. Mas nem só isso, ainda podemos citar as estruturas de fiação e as próprias caixas elétricas que sofrem danos e não são nem um pouco baratas para trocar.

Assim, um seguro residencial também precisa levar em conta os danos causados por descargas elétricas.

Veículo na residência

Algumas apólices garantem proteção do veículo do morador quando este estiver dentro de sua estrutura, seja uma garagem ou área de estacionamento interna.

Por exemplo, um destelhamento que afeta a integridade do automóvel.

Seguro para o pagamento de aluguel

Esta modalidade de seguro residencial garante a continuidade do pagamento do aluguel em casos que ele não será possível de ser realizado.

Isso pode ocorrer pela desistência de um inquilino, ou simplesmente porque você precisa reformar o imóvel e ficará sem rendimentos por algum tempo.

Furto ou roubo

Em tempos de insegurança, em que a criminalidade está muito perto de nossas casas, garantir um seguro contra furtos e roubo parece ser uma boa solução.

Caso um ladrão entre em sua residência e leve itens de valor, como eletroeletrônicos, dinheiro, jóias, obras de arte, o prejuízo pode ser compensado pelo seguro residencial.

Danos a terceiros

O seguro pode cobrir o que se chama de responsabilidade civil familiar.  A apólice garante amparo a terceiros em decorrência de algum dano causado por um morador, funcionário, empregado doméstico e até mesmo um animal de estimação da casa.

Alguns exemplos: seu pet mordeu o filho de um vizinho, ou então, a reforma da sua casa de alguma maneira estragou alguma estrutura do morador ao lado.

Serviços inesperados

O seguro da casa também pode garantir que estragos e problemas inesperados sejam solucionados rapidamente.

Em pacotes definidos de atendimento com profissionais especializados, tudo o que ocorrer onde se precisa de um encanador, eletricista e chaveiro será resolvido.

Danos naturais

No Brasil, temos regiões com uma variedade grande de climas e intempéries. Ou seja, que pode afetar sua casa de forma negativa.

Desde granizo, vendaval, enchente, até tempestades com raios e incêndio.

O problema com fogo e a incidência de raios são as coberturas mais frequentes contratados pelos locatários.

Ainda há outras possibilidades mais específicas dependendo da região onde a residência está localizada. De toda forma, há muitas opções que um seguro residencial pode oferecer para você tenha tranquilidade.

Mas em um imóvel alugado, quem deve pagar o seguro residencial?

Frente aos benefícios que o seguro residencial oferece é recomendado ao locador que o serviço seja contratado. Principalmente se o proprietário quiser manter o imóvel íntegro e sem grandes custos posteriores ou inesperados.

Porém, os contratos de aluguel podem ou não conter a obrigatoriedade do pagamento pelos locadores. Através da Lei do Inquilinato, não é obrigatório condicionar o arrendamento a utilização do seguro residencial

Entretanto, entre as partes, caso o seguro esteja contratado, o seu pagamento pode ser exigido em contrato e ser feito por parte do locador.

Na prática da mesma lei, fica o proprietário encarregado de pagar o seguro. Mas também pode deixar passível de acordo desde que inserido em contrato em partes e comunicado previamente.

Assim, é mais ou menos parecido o que já ocorre com a obrigação do locatário de pagar o IPTU. Mas que através de acerto e em contrato pode ser feito por quem está alugando o imóvel.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre essa questão do seguro residencial, as vantagens e os planos de cobertura ou outros assuntos referentes à locação de imóveis, conte conosco.

Os corretores da Tropical tem experiência de mercado para ajudar na sua tomada de decisão e trazer as melhores opções de moradia.

Tropical - ebook tudo para alugar

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.