Automação de janelas: 7 benefícios que você deve conhecer

automação de janelas

Seja os modelos clássicos ou as modernas automatizadas, as janelas permitem o contato com o mundo exterior, deixam o sol entrar para aquecer os ambientes

O perfil do morador é que vai determinar em ter uma casa moderna com automação de janelas, ou optar por modernizar as venezianas, por exemplo.

Independente do que escolher, frisamos que as janelas são essenciais em qualquer residência. Elas deixam que o vento faça o ar circular, e tudo isso é importante para prevenir a umidade.

Além disso, as janelas são parte fundamental do design de uma casa ou apartamento, podendo até agregar mais valor ao imóvel.

Aliás, quando se faz a automação de janelas, o valor agregado sobe porque essa é uma solução cheia de benefícios para a vida moderna. E você vai saber quais são esses benefícios a partir de agora.

O que é automação de janelas?

Certamente, a primeira pergunta que você deve estar se fazendo é: “o que é a automação de janelas? Como isso funciona?”

Esse tipo de automação significa instalar nas janelas um sistema que permite abrir e fechar a própria esquadria, brises, persianas externas, toldos, cortinas ou persianas internas, por meio de um botão ou sensor.

Existem as janelas automatizadas por um interruptor na parede, por controle remoto, por um aplicativo no celular ou que usam sensores de calor e umidade para saberem “sozinhas” que está na hora de fechar ou abrir.

Se você estiver decidindo sobre colocar a automação de janelas na sua residência atual, poderá escolher entre a opção mais conveniente, ou seja, uma automação total ou apenas para as cortinas, por exemplo. Evidentemente, quanto mais complexo for o sistema, maior será o custo.

Automação de janelas: persianas ou cortinas?

Existem sistemas de automação de janelas tanto para persianas quanto para cortinas comuns, de tecido. Na hora de escolher entre um ou outro tipo, você deve levar alguns fatores em consideração, como, por exemplo:

Qual tipo combina melhor com a decoração?

Se você tiver uma residência com decoração moderna, as persianas combinam melhor. Elas deixam o aspecto mais clean e minimalista, com mais leveza.

Já as cortinas ocupam mais espaço porque são instaladas em frente à janela.

Para muitas pessoas, o visual da cortina traz um acabamento mais interessante, um preenchimento do ambiente que promove uma sensação de aconchego. Então, também é uma questão de gosto.

O que é mais fácil de limpar?

Essa também é uma questão relevante. Você precisa se perguntar: “prefiro tirar as cortinas para lavar ou só passar um pano com detergente nas persianas?

Se as suas cortinas de tecido forem leves e práticas de remover e recolocar, não será muito trabalhoso lavá-las na máquina de vez em quando.

Mas, se não quiser nem ter esse trabalho, é mais prático apenas passar um pano umedecido nas persianas, sem tirá-las do lugar.

Benefícios da automação de janelas

Se você ainda não se convenceu de que vale a pena fazer a automação de janelas, pois acha muito simples ir até às janelas e abri-las ou fechá-las com as mãos, saiba que a automação oferece vários benefícios.

Principalmente quem tem uma rotina agitada sente a diferença. Mas, só depois de começar a usar o sistema de automação é que você percebe que essa diferença existe e nunca mais vai querer viver sem essa praticidade.

Possibilidade de diferentes configurações

Como já foi dito, existem vários tipos de automação de janelas. Você pode escolher uma automação completa. Ou seja, tanto das esquadrias quanto de brises externas, por exemplo, toldos e cortinas. Ou ainda, pode escolher uma configuração apenas para abertura e fechamento de cortinas ou persianas.

Além disso, também existem as diferentes configurações para o modo de abertura e fechamento, que pode ser por interruptor, aplicativo, controle remoto ou totalmente automatizado, sem que você precise mover um dedo sequer.

Visual clean e moderno

Com certeza essa é uma vantagem que faz toda diferença para quem preza pela estética da residência. A automação de janelas tem tudo a ver com uma casa moderna, cheia de tecnologias e muita praticidade. É claro que você pode automatizar cortinas de tecido pesado, em estilo clássico, mas só de falar em automação, a mente remete a um visual clean e moderno.

Conforto e praticidade

Imagine-se sentado no seu sofá, assistindo ao seu programa de televisão favorito, quando de repente você sente um vento forte entrando ou o sol forte batendo no seu rosto. Agora, imagine-se resolvendo esse inconveniente apenas acionando um botão, sem nem precisar se levantar.

É muito fácil se acostumar com esse conforto e praticidade. E mesmo quando você tem um sistema de acionamento por interruptor, é muito melhor apertar um botão para mover as cortinas da casa inteira do que ter de ir em cada um dos cômodos conferir se a cortina está aberta ou fechada.

Segurança na automação de janelas

No quesito segurança, a automação faz você se sentir mais seguro ao sair de casa. E ter a certeza de que as janelas e cortinas estão fechadas. Ou seja, e ninguém poderá entrar ou ficar observando o que você tem dentro do seu lar.

Proteção do patrimônio

A automação de janelas ajuda a cuidar das coisas que você tem dentro de casa. Ou seja, prevenindo manchas nos móveis devido ao excesso de sol. Por exemplo, ou ter seu piso estragado pela chuva porque se esqueceu de uma janela aberta.

Baixa manutenção

Quando você tem um sistema de automação de alta qualidade, ele reduz a necessidade de manutenção das janelas. Porque não haverá diferentes pessoas abrindo e fechando as esquadrias e cortinas sem o devido cuidado. A vida útil das janelas e cortinas será prolongada.

Eficiência energética

Além de ser uma solução econômica porque tem um baixo consumo de energia, a automação de janelas permite que os ambientes fiquem protegidos do sol forte, evitando gastos com o uso frequente de ar-condicionado.

Para se ter ideia, o consumo de energia da automação de janelas é cerca de um ampere. E só gasta durante o tempo em que o motor está ligado, abrindo ou fechando as cortinas, ou persianas. O gasto é semelhante a uma lâmpada acesa pelo tempo em que o motor da automação fica ligado.

Como fica a automação de janelas se faltar energia elétrica?

Sim, essa é uma questão pertinente antes de decidir por janelas automatizadas. Bem, quando ocorrer uma queda de energia, você só conseguirá abrir ou fechar as esquadrias e cortinas se tiver um no-break, que é um aparelho que “segura” a energia por mais algum tempo até você conseguir fazer o que precisa.

Se não tiver o no-break, terá de esperar que a energia volte. Mas, é claro que esse não é um problema principalmente se você tiver um sistema que automatiza apenas a abertura e fechamento das cortinas ou persianas.

Só poderá ser inconveniente se houver uma queda de energia ao mesmo tempo em que uma chuva estiver se aproximando e as esquadrias (a janela em si) estiverem muito abertas. Mas, de modo geral, essa nem chega a ser uma desvantagem, levando em conta todas as vantagens que a automação traz para a sua vida.

A Imobiliária Tropical vai ajudar!

E então, gostou de saber mais sobre a automação de janelas? E aí, até ficou com vontade de conhecer imóveis com essa e outras tecnologias? A Imobiliária Tropical tem apartamentos de alto padrão que já estão preparados para diferentes tipos de automação, inclusive de janelas, trazendo muito mais praticidade para a sua rotina.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.