9 Dicas para evitar os golpes com imóveis na Black Friday

imóveis na Black Friday

O maior evento de descontos do ano desencadeia um aumento nas buscas por diversos produtos, inclusive imóveis, no Google, sinalizando uma grande oportunidade para fazer bons negócios

Desde 2020, devido à pandemia, a busca por imóveis na Black Friday aumentaram consideravelmente. Os consumidores veem  essa data como uma oportunidade incrível para comprar produtos de pequeno, médio e até grande porte, especialmente eletrônicos, por preços muito abaixo do normal.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Google e realizada pela Provokers, sobre a intenção de compra na Black Friday 2020, houve um aumento de 15% na importância do mercado imobiliário com relação ao ano anterior.

Em 2021, o maior evento de descontos do ano vai acontecer no dia 26 de novembro. E já é possível notar um aumento nas buscas por imóveis no Google. Com relação ao mês de outubro de 2020, as pesquisas gerais aumentaram 34%, e as pesquisas específicas por “aluguel” e “compra/venda” aumentaram mais de 70% neste ano.

Esse aumento na pesquisa por imóveis na Black Friday traz o ponto positivo de terem cada vez mais ofertas. Ou seja, oportunidades para negociar e aproveitar. Por outro lado, é preciso estar de olho nos golpes e saber como evitá-los. É sobre isso que você vai ver agora.

Como evitar golpes com imóveis na Black Friday?

Qualquer pessoa com mais experiência de vida sabe que não é recomendado tomar decisões precipitadas deixando-se levar pelas emoções. Quando se trata de um investimento de valor alto, essa regra é ainda mais importante.

Então, se a sua intenção é investir em um imóvel na Black Friday para melhorar sua qualidade de vida que diminuiu durante a pandemia, vá com calma. Nessa época de crise que o mundo está vivendo, muitas pessoas estão estressadas e ansiosas por mudanças. Com isso, podem cair com mais facilidade nos golpes de imóveis na Black Friday.

Para evitar dores de cabeça a curto, médio e longo prazo, veja no que deve prestar bastante atenção quando começar suas pesquisas por imóveis.

1. Pesquise diferentes opções – com calma!

Sabe quando você se depara com uma oferta de imóvel que parece perfeita? Aquelas em que você fica com vontade de fechar negócio na hora para não perder? Tome cuidado com essa sensação, pois sempre existem mais oportunidades à sua espera.

Comece suas pesquisas com antecedência e analise todos os detalhes de cada oferta. Selecione suas preferidas, análise de novo, listando as vantagens e desvantagens de cada uma, até chegar em uma conclusão que faça você sentir segurança.

2. Pesquise os preços praticados antes da Black Friday

Já ouviu falar naquele tipo de promoção em que a empresa primeiro aumenta o preço do produto para depois dar um desconto. Ou seja, fazendo com que se mantenha o preço normal? Não caia nesse golpe. Use a internet para pesquisar como estavam os preços dos imóveis do seu interesse meses antes da Black Friday. Assim, você ficará sabendo o valor real e se faz sentido o desconto que está sendo oferecido agora.

3. Conheça os imóveis pessoalmente

Por mais que seja tentador fazer negócios on-line, com mais praticidade, quando o assunto é imóveis na Black Friday a coisa funciona um pouco diferente. Um imóvel é um bem de alto valor. Ele não pode ser comprado sem fazer uma visita pessoalmente para ver se é, de fato, o que você espera. Visite todos os sites e anúncios do seu interesse. E antes da visita, liste os pontos que não pode esquecer de observar em cada um.

4. Pesquise sobre a procedência da empresa

Uma das chaves para fazer um bom negócio é poder confiar em uma imobiliária que tenha experiência no ramo e credibilidade no mercado. Então, se a empresa for realmente confiável, vai ser fácil encontrar informações positivas sobre ela na internet e receber recomendações de pessoas da sua confiança que conheçam o serviço.

5. Desconfie dos valores muito abaixo dos praticados

Tudo bem que os imóveis na Black Friday devem estar mais baratos do que habitualmente. Afinal, essa é a intenção do grande dia de promoções. Porém, há um limite e você precisa saber quando desconfiar.

Aí está a importância de fazer muitas pesquisas, tanto de imóveis quanto de imobiliárias, e de visitar o imóvel pessoalmente, pois você terá uma noção mais realista dos preços praticados e poderá garantir que o imóvel é tudo o que diz no anúncio, sem surpresas desagradáveis que justifiquem o “desconto”.

6. Confira a regularidade do imóvel

Esse é um ponto que muita gente esquece de pesquisar, embora uma boa imobiliária faça questão de alertar. Se o imóvel ainda estiver sendo construído, pesquise se o Memorial de Incorporação está registrado na Prefeitura. Se for um imóvel pronto, verifique a matrícula no Cartório de Registro de Imóveis.

7. Comprove se as taxas de condomínio estão em dia

Se estiver pesquisando por apartamentos em condomínios, lembre-se de perguntar (para o agente imobiliário ou para o síndico) e pedir comprovação de que todas as taxas condominiais do imóvel estão em dia para não acabar contraindo dívidas.

8. Analise o contrato, as condições de pagamento e o seu orçamento

Mais uma vez, não vá com sede ao pote. Quando encontrar algumas opções de imóveis na Black Friday que sejam do seu interesse, converse com a imobiliária! É importante falar sobre as condições de pagamento. Mas, também avalie se o preço e as prestações realmente cabem no seu orçamento. Lembre que elas não podem comprometer mais de 30% da renda familiar. E por fim, leia atentamente todas as cláusulas do contrato. Se for preciso, fale com um advogado da área imobiliária para evitar cair em “pegadinhas” nas cláusulas.

9. Não pague nada antes de estar com todas as informações

O processo de compra de um imóvel é sério e exige algumas etapas. Você deve estar certo da sua escolha, sabendo quais serão todos os custos envolvidos na negociação. E ainda, os custos que pode ter depois, como taxas de condomínio. Também precisará reunir documentos e criar um dossiê de todo o processo de compra.

Durante esse processo é possível analisar a seriedade da empresa com quem você está negociando, e desconfiar se estiverem cobrando taxas antecipadas. Só pague cada etapa quando chegar a hora e quando tiver as devidas assinaturas de todas as partes.

Em resumo, na hora de negociar o seu imóvel na Black Friday, opte por escolher uma empresa de credibilidade no mercado. A Imobiliária Tropical tem mais de 44 anos de experiência e, por isso, oferece a você a certeza de bons negócios. Confira nossas ofertas e realize seu desejo de um novo imóvel na Black Friday, confiando em quem realmente preza pela sua satisfação.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.