Planos para aposentadoria: Vale a pena investir em imóveis?

investir em imóveis

Com a longevidade cada vez maior da população, a ideia de viver uma aposentadoria com qualidade de vida é muito presente na mente do brasileiro

Investir em imóveis e ter uma estabilidade financeira quando a melhor idade chegar é o sonho de muitos brasileiros. Porém, para alcançar essa tranquilidade ao fim da vida, é preciso ter recursos disponíveis e recorrentes para usufruir deste momento importante.

Uma das saídas, é construir durante a vida um modelo de investimento que garanta valores suficientes para curtir a melhor idade.

E, uma das opções mais atraentes, é investir em imóveis para complementar as pensões e aposentadorias.

Por isso, vamos tratar neste artigo sobre o investimento em imóveis, dedicado a uma vida plena durante a aposentadoria. As vantagens deste tipo de ganho de capital e as principais preocupações.

Espero que goste do nosso conteúdo, boa leitura.

Quando começar os investimentos em imóveis?

Esta pode parecer uma pergunta simples, e a resposta mais certa seria: o quanto antes, certo?

Mas para começar a investir em imóveis é preciso planejamento e responsabilidade. Afinal comprar um imóvel não é uma decisão simples. E, se feita sem planejar todos os prós e contras, pode virar uma dor de cabeça.

Então podemos dizer, que, vale começar a investir em imóveis, quando você realmente tem a certeza de que isso não atrapalha sua vida financeira, e o fará renunciar coisas importantes. Enfim, tudo é questão de equilíbrio.

Mas por outro lado, em algum momento o investimento deve começar. Então, se há planejamento, foco, este é o momento certo para investir em imóveis com o pensamento no futuro, na sua aposentadoria.

Por que investir em imóveis pensando na aposentadoria?

Se o seu objetivo é ter uma aposentadoria sem preocupações, sem riscos financeiros, imóveis podem ser uma excelente opção.

Ainda mais, se formos analisar as alterações nas regras da previdência social no Brasil, aprovadas recentemente, os valores da pensão podem ficar muito abaixo da sua expectativa, e fará com que um complemento da renda ocorra.

Outro ponto a ser analisado, é a de que a estimativa de vida do brasileiro, sobretudo a do catarinense, está cada vez maior. Assim, com mais tempo de vida, há mais tempo para aproveitar, mas também de ter maiores garantias de renda mensal.

Já se formos entrar especificamente nos aspectos do investimento em si, em comparação aos outros modelos do mercado podemos avaliar:

  • Investir em imóveis é garantir um dos investimentos mais seguros do mercado;
  • Em termos de liquidez, o seu prazo é comparado ao do investimento em previdência privada;
  • Fatores constitucionais garantem o imóvel como investimento quase sem perdas;
  • A valorização do imóvel, durante os anos, é uma das principais vantagens de apostar neste tipo de investimento.
  • O imóvel que for adquirido através da compra, pode render desde o seu início com o aluguel para terceiros.
  • A manutenção do imóvel desde que feita de forma preventiva não traz perdas significativas.
  • Desde que se elabore bons contratos de locação, a inadimplência e problemas com locatários podem ser minimizados.

O que levar em conta na hora de considerar ter imóveis para a sua aposentadoria?

Primeiramente, como já falamos anteriormente, é preciso fazer um planejamento financeiro. Organize os seus rendimentos para que a aquisição do imóvel ocorra da forma mais tranquila possível. A dica dos economistas, é garantir de 10% a  30% do seu rendimento seja dedicada a investimentos, mas, lembre-se antes de garantir um fundo de reserva para as suas emergências.

Outro fator a ser levado em conta, é se vale a pena fazer um financiamento do imóvel em questão.

Avalie todas as opções do mercado, conte com a ajuda de corretores qualificados para informar as melhores propostas e toda a documentação necessária. O tempo de pagamento do financiamento deve estar alinhado ao objetivo final de garantir o imóvel totalmente quitado para que o retorno financeiro no período da aposentadoria valha a pena. Quanto antes conseguir terminar o pagamento do financiamento, maior a renda ao fim do mês.

Você pode também atrelar os custos ao financiar o imóvel com os valores de aluguel recebidos do mesmo, abatendo todo mês.

Além dos aspectos financeiros…

É importante avaliar o imóvel para investir como um todo.

Fatores como localização, estrutura do condomínio ou espaço da casa, acessos e benefícios do bairro escolhido são fundamentais para uma escolha assertiva.

Os imóveis que ficam próximos a espaços comerciais, instituições de ensino, supermercados, hospitais e farmácias, pontos de transporte público e com áreas de lazer bem montadas acabam por ser mais buscados e com tendência de ser ainda mais valorizados com o tempo. Deste modo, fica mais fácil alugar ou vender futuramente.

Converse com um corretor especializado, e entenda se há bairros em expansão e são excelentes opções para investimento com foco na valorização futura.

Vantagens de investir em imóveis

Adquirir um imóvel  para investir, é umas das maneiras mais tradicionais que os brasileiros utilizam pensando no futuro. Isto ocorre, porque a modalidade é considerada uma das mais seguras do mercado desde sempre.

O investidor que objetiva aumentar os rendimentos, pensando na aposentadoria, pode o fazer de algumas maneiras:

  • Comprar o imóvel na planta para revender posteriormente;
  • Adquirir para alugar mensalmente;
  • Reformar o imóvel após uma compra com valor menor para revenda maior posterior.

Algumas vantagens de investir em imóveis com foco na aposentadoria

A previsibilidade e a segurança são talvez as principais vantagens, levando em conta que há baixa volatilidade, e de um modo geral, nunca para baixo, sempre há valorização, mesmo que leve certo tempo. Assim, dificilmente haverá perda de valor, e se ocorrer não será com grande variação.

Além disso, há a flexibilidade da escolha do tipo do imóvel, com as suas diversas opções de mercado, o que pode estar bem alinhado ao perfil do investidor e com a certeza dos pontos de melhoria a fazer.

Para você que busca investir em imóvel para garantir uma aposentadoria tranquila e com qualidade de vida, conte com os profissionais qualificados da Imobiliária Tropical. Temos excelentes opções de moradia para os mais variados perfis de investidor, tudo isso com segurança e credibilidade.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.