Como valorizar meu apartamento na hora de colocar ele para alugar?

valorizar meu apartamento

No caso de você ter um apartamento para alugar, este pode ser o momento ideal de apostar nessa renda extra. Mas para isto, surge a dúvida: como aumentar o valor agregado do imóvel?

Como valorizar meu apartamento para uma negociação de locação ou venda é algo muito comum entre os proprietários. Neste artigo vamos buscar enumerar as melhores maneiras para elevar o valor agregado do imóvel com um investimento que caiba no seu bolso.

Desta forma, as melhorias e ajustes estruturais não precisam ser necessariamente um gasto exorbitante, elas podem estar alinhadas com seu planejamento  e com retorno a curto e médio prazo no aluguel do apartamento.

Confira o conteúdo até o final e boa leitura.

Valorizar meu apartamento ou alugar como está?

Esta talvez seja a maior dúvida na hora de colocar o apartamento para alugar.

Devo investir no imóvel para pedir mais no aluguel, ou alugo como está e sugiro melhorias em parceria com o locatário?

Claro, cada caso é um caso, mas de um modo geral, é importante investir na valorização do apartamento. Mas não é só pela garantia de ganhos maiores no decorrer da locação.

As melhorias podem resultar em menos dor de cabeça futura, no sentido de diminuir custos com manutenção e desgaste do imóvel.

São muitas as possibilidades de melhorar o  aspecto e estrutura do imóvel. Portanto, é importante planejar o que realmente vale a pena investir dinheiro agora e que irá garantir menos custo com manutenção posterior.

Mas, você ainda pode pensar: “antes de valorizar meu apartamento com investimento do meu bolso, posso atrelar as melhorias aos valores do aluguel”, certo? Bom, para isso é preciso que a pessoa interessada esteja ciente da situação, esteja tudo registrado em contrato e que as partes saibam o que precisará ser feito.

Ou seja, é mais burocrático, demanda um maior entendimento entre as partes e nem sempre pode surgir o efeito esperado.

O que valorizar no meu apartamento na hora de alugar?

Em primeiro lugar, é importante verificar o perfil do público alvo a quem o imóvel se destina.

Desta forma você perceberá quais são os pontos mais importantes a valorizar no apartamento.

Neste momento é importante contar com a parceria de uma imobiliária que tenha profissionais experientes. Eles podem lhe ajudar a construir o perfil do locatário ideal e levantar todos os ajustes mais importantes do apartamento.

Pois é assim, que será mais assertivo investir na pintura ou no mobiliário da cozinha, por exemplo.

Vamos elencar a seguir uma lista de melhorias que ajudarão a valorizar o apartamento.

Uma nova pintura realmente pode valorizar meu apartamento?

Já diz o ditado que a primeira impressão é a que fica, e isso vale sim para as negociações de aluguel de um apartamento.

O aspecto físico inicial é a primeira característica percebida pelo inquilino.

Um imóvel com uma pintura nova, com a cor adequada pode fazer valer muitos pontos na hora de alugar o imóvel.

Imagine apresentar um apartamento com marcas de uso nas paredes, no teto, pintura descascada, impressões de mofo, realmente não irá lhe ajudar a valorizar bem, seu imóvel.

Além do aspecto físico, e da boa impressão inicial, quando se verifica que um imóvel tem uma pintura recém feita, entende-se também que o proprietário tem preocupação com a manutenção do mesmo. E assim, isso deve se refletir para outras características que são importantes. Se a pintura está em dia, o restante (como a parte elétrica e hidráulica) tem grandes chances de também estar em dia.

Importante deixar explícito no contrato de locação, o aspecto que a pintura do apartamento foi entregue. Ou seja, assim você garante que ao receber o imóvel de volta, ela esteja da mesma maneira.

Mobiliário que valorize o meu apartamento

É muito mais fácil alugar um apartamento que já contenha móveis planejados, com cozinha e banheiro prontos para uso.

Novamente é importante entender o perfil do inquilino. E se isso for um diferencial para ele, é provável que se não encontrar estas facilidades no apartamento, não irá fechar negócio.

Podemos imaginar que nesta categoria de amenidades estejam os móveis. Tais como, armários embutidos, guarda-roupas planejados, cozinha planejada, espelhos, iluminação, suporte para cortinas, etc.

Mas para tanto, é preciso que os itens estejam em boas condições de uso e realmente sejam funcionais. O inquilino não quer entrar em um imóvel e ainda ter de relatar problemas com o uso das peças do mobiliário do apartamento.

Haverá desgaste entre as partes sem falar do valor que você precisará desembolsar para o conserto ou troca do item. Planejamento é importante para avaliar cada item e o que precisa de melhorias para valorizar seu apartamento.

Acredite no poder de uma boa limpeza no apartamento

Pode parecer básico dizer isso, mas a limpeza do imóvel no momento da visita do futuro inquilino pode garantir um acerto ou não.

Garanta que o local esteja arejado. Além disso, sem poeira, odor e umidade. Também confira que a parte elétrica e hidráulica esteja funcionando.

É preciso entender que esta será a nova moradia do inquilino, e ele já quer se imaginar ali vivendo.

Vamos combinar que é mais fácil disso ocorrer se o ambiente estiver limpo e com boa apresentação.

Outros diferenciais para ajudar a valorizar meu apartamento

Falamos anteriormente de pontos de melhoria que podem ser realizados por você na intenção de valorizar seu apartamento.

Mas é também importante entender quais pontos você quer destacar no momento de tentar alugar o imóvel.

Além das características próprias do local, há também aspectos que podem ser evidenciados na visita e na conversa com o futuro inquilino.

Garanta incluir na apresentação tudo o que envolve os itens a seguir:

  • Localização do apartamento;
  • Facilidades próximas ao imóvel como supermercados, padarias, farmácias, hospitais, parques, postos de combustível;
  • Incidência solar no imóvel;
  • Cota de enchente;
  • Perfil da vizinhança;
  • Área de lazer do condomínio;
  • Sistema de segurança;
  • Vaga de garagem;
  • Ruas de acesso;
  • Estrutura do salão de festas;
  • Estacionamento próximo para visitantes;
  • Tranquilidade do imóvel.

Espero que tenhamos ajudado quando você estiver pensando: “como valorizar meu apartamento?”.

Nós da Imobiliária Tropical nos colocamos à disposição para te ajudar! Temos todo o conhecimento de mercado para que você tenha o maior ganho possível no aluguel com o menor investimento inicial.

Para concluir, lhe convidamos a cadastrar seu imóvel em nossa base e ter visibilidade em todos os nossos canais de comunicação. Acesse o link e seja nosso parceiro.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.