Mercado imobiliário: quais as tendências de imóveis em 2022?

tendências de imóveis

O que não mudou, nos últimos dois anos pra cá, foi a vontade de morar bem, em um lugar que satisfaça as novas necessidades das pessoas.

Por conta das crises dos últimos anos, muita gente passou a ficar mais tempo em casa, e uma das tendências de imóveis em 2022 é justamente essa, mas existem outras que estão influenciando nas compras de novos imóveis atualmente. Veja quais são e fique por dentro. Boa leitura.

Tendências de imóveis para 2022

A situação atual despertou, em muitas pessoas, uma noção mais realista do que é valioso nessa vida: ter saúde em primeiro lugar, estar perto das pessoas mais importantes, ter um lar seguro e adaptado para as necessidades de cada um.

No fim, todas as tendências de imóveis para 2022 e para os anos seguintes são voltadas a garantir o máximo de tranquilidade no espaço privado, em meio ao caos que acontece lá fora. Veja se você concorda com essas tendências.

Estímulo à sustentabilidade

Estamos vivendo numa época em que as pessoas estão desenvolvendo a consciência socioambiental. Esse é um processo que leva anos até boa parte da população se adaptar,  mas, uma das formas de incentivar às práticas socioambientais é oferecendo imóveis que estimulem atitudes mais ecológicas no dia a dia, facilitando a adoção desses hábitos.

Nos imóveis com soluções sustentáveis podemos encontrar prédios ou casas com fachadas ventiladas e telhados verdes, ajudando na economia de energia elétrica gasta com ar-condicionado.

Temos também a energia fotovoltaica, que são os painéis para captação de energia solar. Essa é, com certeza, uma das grandes tendências de imóveis para os próximos anos, que ainda não é tão popular porque não é acessível a todas as classes sociais. Mas, é uma solução muito atraente quando o imóvel já vem com o sistema instalado e a pessoa não precisa investir nisso separadamente.

Nos prédios e condomínios, mais soluções sustentáveis são o reaproveitamento da água das chuvas para a manutenção e limpeza das áreas externas, e os espaços compartilhados, como hortas, ambientes para coworking, além de bicicletas e patinetes compartilhados, espaços com ferramentas e equipamentos que usamos no dia a dia, mas nem todos têm em casa.

Infraestrutura mais completa nos condomínios

A chegada da pandemia fez com que milhares de pessoas passassem a ficar muito mais tempo em casa. O problema é que nem todo mundo se adapta a um estilo de vida mais isolado e, para essas pessoas, a infraestrutura mais completa nos condomínios é um investimento com alto valor agregado.

Essa é uma das tendências de imóveis para este e os próximos anos porque permite que as pessoas levem uma vida mais tranquila, completa e sociável sem precisarem sair do seu espaço privado ou dos espaços compartilhados com os vizinhos, dentro do condomínio.

Fazem parte dessa infraestrutura: entrada controlada por guarita, vigilância 24 horas, espaços arborizados e as áreas de lazer e convivência. Nesse sentido, algumas mudam conforme cada condomínio, mas são, por exemplo, quadra poliesportiva, piscina, academia, espaço gourmet, salão de festas, pista de corrida, parquinho para crianças e para cachorros, e afins.

Residências tecnológicas

As novas gerações já estão adultas e buscando bons imóveis para saírem da casa dos pais e se tornarem independentes. Esses jovens são pessoas muito ligadas às tecnologias, preferem um estilo de vida mais minimalista, sem apegos, e fazem questão de muita praticidade e agilidade nas tarefas diárias.

Por isso, as residências com soluções tecnológicas são uma das tendências de imóveis que estão cada vez mais comuns. O que muda para públicos de classes diferentes é a quantidade e o nível dessas tecnologias, que variam entre portas de entrada com biometria, automação para janelas, iluminação e limpeza, além das tecnologias voltadas à segurança, acessibilidade e sustentabilidade.

Imóveis com plantas flexíveis

Essa é uma das tendências de imóveis que já estava fazendo sucesso antes da pandemia começar. É compreensível, já que as plantas flexíveis são incríveis.

O arquiteto de um novo empreendimento residencial cria as plantas das unidades pensando em mudanças estruturais simples que cada morador pode escolher mudar enquanto o prédio está em fase de construção.

Por exemplo, tirar uma parede para transformar dois quartos médios em um quarto grande com closet, ou abrir uma parede para integrar a sala com a varanda, por exemplo. Assim, as pessoas podem adaptar o imóvel para o seu estilo de vida com mais facilidade.

Apesar de ser uma ideia que estava se popularizando antes da pandemia, as plantas flexíveis vieram bem a calhar nessa fase em que tanta gente passou a trabalhar e estudar em casa. Ou ainda, que passou a cuidar de crianças ou idosos em casa e, por isso, precisa de ambientes adaptados, sejam com mais divisões ou mais abertos.

Loteamentos fechados

Assim como a infraestrutura mais completa nos condomínios, as pessoas também estão dando mais valor aos loteamentos fechados, pois essa é uma das tendências de imóveis que garante mais segurança e praticidade no dia a dia.

Mais do que um condomínio com prédio e área de lazer completa, um loteamento fechado pode ser mais semelhante a um bairro comum, com ruas, casas e comércio, só que dentro de um espaço privativo, com controle de quem entra e quem sai. Também com infraestrutura para que as famílias não precisem sair do condomínio nos momentos de lazer, para irem à farmácia ou à padaria.

A Imobiliária Tropical vai te ajudar

E como encontrar essas tendências de imóveis na prática para começar a pesquisar? A Imobiliária Tropical tem todas as respostas que você procura. Nossa equipe de corretores dispõe de excelentes imóveis para atender às necessidades de diferentes perfis de clientes que buscam, acima de tudo, viver mais e melhor. Conte conosco!

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.