6 Motivos para você morar em um loteamento fechado

loteamento fechado

Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas passaram a trabalhar a partir de casa. Com isso, o conceito de “morar bem” influencia mais na decisão de escolher um lugar com mais infraestrutura para se viver

A procura para morar em um loteamento fechado aumentou! Depois de quase dois anos nessa experiência, que a pandemia desencadeou, houve quem se adaptou melhor ao modelo de trabalho em home office e pretende permanecer assim. Mas também surge como alternativa a forma híbrida – parte do tempo em casa e parte na empresa. Então, será que essa é uma boa opção para você também?

Saiba agora quais são as vantagens de morar em um loteamento fechado. Boa leitura!

O que é um loteamento fechado?

Um loteamento fechado é, basicamente, um conjunto de terrenos dispostos lado a lado, formando um loteamento. Então, você pode escolher comprar um dos lotes e construir a sua residência nele.

Mas claro que precisa ser mais do que isso para atrair o desejo dos compradores. Em um bom loteamento fechado, é prevista uma infraestrutura básica para oferecer mais qualidade de vida aos futuros residentes, como rede de água e esgoto, ruas pavimentadas, postes de luz e guarita, por exemplo.

Assim, conforme as pessoas vão comprando e construindo, o loteamento fechado se transforma em um condomínio de casas, onde existe uma única entrada para o controle de quem entra e quem sai, e onde é possível viver com mais liberdade, privacidade e segurança.

Vantagens de morar em um loteamento fechado

Bem, como já deu para perceber, morar em um loteamento fechado parece uma ótima ideia, já que existe uma infraestrutura prévia que permite às famílias se sentirem mais seguras e usufruir de diferenciais que não são oferecidos nas ruas comuns da cidade. Então, veja em detalhes o que você ganha ao escolher um loteamento fechado para residir.

1. Infraestrutura de condomínio

Como já mencionado, as pessoas esperam o mínimo de infraestrutura em um loteamento fechado, como tudo o que é necessário para começar a construir: rede de água e esgoto, iluminação pública, cabeamentos para internet, telefone e televisão, ruas pavimentadas e afins.

É importante você escolher uma imobiliária de credibilidade no mercado para negociar o seu terreno, garantindo que o loteamento escolhido seja de confiança para poder exigir essa infraestrutura oferecida e ter com quem falar, caso algum item do contrato esteja faltando.

2. Localização

Essa é uma vantagem se você souber escolher. Aqui existem possibilidades de acordo com público-alvo, pois existem as pessoas que preferem viver no centro da cidade, perto de todos os serviços necessários no dia a dia, e existem as pessoas que preferem viver em um local mais retirado do agito, perto da natureza, com mais silêncio e tranquilidade.

Então, você deve levar esse ponto em consideração na hora de analisar a localização do loteamento fechado, seja para atender ao seu estilo de vida ou, se estiver comprando só para vender, pense em atender a demanda de público-alvo com maior procura no local. Você pode obter essa informação com a imobiliária que está negociando os terrenos.

3. Segurança

Com certeza essa é uma vantagem muito importante na hora de optar por viver em um loteamento fechado, principalmente nas cidades grandes e com índice de violência mais alto.

Se você estiver comprando um terreno em um loteamento que ainda está em fase de construção das infraestruturas, certifique-se de que será construída uma guarita e que será oferecido um serviço de vigilância 24 horas.

Esse serviço, provavelmente, será pago pelos moradores, como funciona em um condomínio de apartamentos. Mas, é algo que faz toda a diferença para quem se preocupa em viver com segurança e liberdade.

4. Lazer

Em um bom loteamento fechado você também dispõe de uma infraestrutura de lazer para os moradores. Nem todos os condomínios oferecem esse diferencial. Mas existem opções assim e são ótimas para quem tem filhos e faz questão de deixá-los brincar ao ar livre pelo condomínio.

Alguns loteamentos oferecem uma área arborizada com espaços para churrasco e caminhada. Outros, por exemplo, constroem parquinho para as crianças e até espaços completos como salão de festas e academia. Claro, quanto melhor e mais completa for a infraestrutura de lazer, mais você pagará por isso. Porém, é bom saber que as opções existem.

5. Comprar para investir

Essa também é uma vantagem do loteamento fechado. Se você já tem a sua casa em outro lugar, e está pensando em comprar um terreno como fonte de investimento para vender, saiba que vale a pena.

Por conta de todas as vantagens já mencionadas, os terrenos em loteamento fechado têm um valor agregado que faz com que sejam vendidos mais rapidamente e por um preço interessante, tanto para quem compra quanto para quem vende. Esse pode ser um bom investimento numa fonte de renda diferenciada.

6. Valorização

Pelo mesmo motivo mencionado no tópico anterior, os terrenos em loteamento fechado possuem um alto índice de valorização. Claro que, para isso, é interessante você buscar por um loteamento de alta qualidade. Ou seja, com potencial de valorização para os próximos anos. Assim, você poderá vender seu lote com alto valor agregado, seja antes ou depois de construir nele.

Existem desvantagens em escolher um loteamento fechado?

Se você tiver cuidado e analisar as opções de loteamentos criteriosamente, vai fazer um bom negócio, com certeza. Tenha paciência e cuidado na hora de escolher com quem negociar.

As desvantagens existem quando você compra um terreno de um loteamento sem se certificar da sua procedência. Infelizmente, você sabe que os golpistas estão por toda parte.

Existem pessoas que vendem terrenos irregulares e depois desaparecem. Aí, o comprador pode ser processado pelo proprietário original e ficará no prejuízo.

Existem também os casos de quem compra um terreno grande achando que pode dividi-lo em vários menores e criar o próprio loteamento, sem saber que essa é uma prática irregular.

Negócios se faz com segurança

Lembre-se de negociar seu sonhado terreno em um loteamento fechado apenas com uma imobiliária de confiança e credibilidade, como a Imobiliária Tropical,  que tem oportunidades de bons negócios em condomínios fechados esperando por você.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.