Razão e emoção: Como tomar a melhor decisão na hora de alugar um imóvel?

alugar um imóvel

Veja agora a importância de pensar estrategicamente quando for realizar a tomada de decisão em uma locação.

Alugar um imóvel é uma necessidade para grande parte das pessoas que não podem ou não querem comprar. Mas, nem por isso a maioria toma decisões pautadas na razão, ou seja, escolhem o imóvel com base em critérios sólidos para garantir os maiores benefícios possíveis.

Acontece que, deixar-se levar pela emoção e ignorar a razão pode resultar em um mau negócio. Já aconteceu com você? Como pensar de uma forma estratégica quando a intenção é alugar um imóvel sem arrependimentos.

A importância de tomar decisões racionais para alugar um imóvel

Na verdade, é importante que a emoção faça parte da sua decisão, mas apenas uma pequena parte. Os critérios principais para a escolha do imóvel ideal devem ser racionais. Eles devem fazer você sentir segurança na sua decisão, pois fornecem as respostas que você precisa para saber o que está fazendo. Veja um exemplo:

Quando você começa a pesquisar para alugar um imóvel, e encontra uma casa que tem um quintal lindo e florido, do jeito que você sempre sonhou para cultivar plantas e ter espaço para as crianças, dá vontade de ficar com essa opção. Se dependesse apenas desse critério, você certamente o escolheria.

Mas, aí você se lembra que precisa avaliar outros fatores, como aquela infiltração que você viu na sala. Mas, o quintal é tão bonito que você não deu muita atenção ao problema. Lembra também que o valor do aluguel está um pouco acima do que você pretendia. Mas, de novo, você olha para o quintal maravilhoso e pensa “a gente dá um jeito de pagar”. Bem, isso é tomar decisões com base na emoção.

Onde uma decisão baseada na emoção pode levar?

No exemplo acima, você está colocando o quintal dos seus sonhos como prioridade, e está preferindo camuflar os pontos negativos porque “seu coração” está falando mais alto do que sua razão.

O resultado? Você terá sim o seu quintal maravilhoso. Mas, perceberá logo nos primeiros meses, que o dinheiro que pagaria para um jardineiro vir cuidar do seu quintal, mantendo-o bonito e utilizável, terá que ser usado para pagar o valor mais alto do aluguel que você aceitou.

Aquela infiltração na sala não foi listada no documento de revisão do imóvel porque você não leu o documento depois de pronto, e não notou que esse ponto foi esquecido. Agora, a responsabilidade pelo problema é sua, e terá que desembolsar o valor do conserto, que é uma despesa imprevista.

Está vendo onde uma decisão baseada na emoção pode levar? E esse é apenas um exemplo simples, mas existem diversas ciladas que uma pessoa pode cair apenas por evitar refletir muito bem e ouvir a razão antes de tomar uma decisão.

Como tomar decisões acertadas na hora de alugar um imóvel?

Agora você já sabe que, na hora de alugar um imóvel ou fazer qualquer tipo de negócio na sua vida, a razão deve falar mais alto. Claro que a emoção é importante, mas apenas para equilibrar as coisas e ser a cereja do bolo. Primeiro, lide com a razão. Veja dicas de como fazer isso na prática:

Determine o valor máximo que pode pagar no aluguel

Antes de sair para procurar imóvel, com um corretor, é importante você filtrar os imóveis que podem entrar na sua lista. Um dos principais critérios é o preço, afinal, você se lembra do nosso exemplo anterior do que acontece quando você se deixa levar pela emoção e aceita pagar mais do que realmente pode.

Mas, quanto é que você realmente pode? A dica básica é que você nunca disponibilize mais do que 30% dos seus rendimentos para o aluguel. É isso que você vai ouvir de um bancário quando for pedir um empréstimo ao banco, e o mesmo vale para alugar um imóvel. Faça os cálculos de quanto é 30% dos rendimentos da família e descubra o valor máximo que poderá aceitar.

O imóvel deve atender suas necessidades

Na hora de refletir sobre isso, várias questões importantes entram em cena. Aqui, recomendamos que você faça uma lista para não se esquecer do que é realmente importante e não pode faltar. Por exemplo:

  • A localização precisa ser próxima do seu trabalho ou universidade;
  • O imóvel precisa ter garagem para o seu veículo não ficar na rua;
  • Precisa de 3 quartos para todos da família ficarem confortáveis;
  • Precisa de cozinha mobiliada porque você não pode investir nisso no momento.

Listamos aqui 4 necessidades das quais você não pode abrir mão. Assim, você já tem um bom filtro para começar sua busca por alugar um imóvel que atenda o que você precisa, de forma racional, pois são coisas que envolvem o conforto e a segurança da sua família e seus bens.

Pense antecipadamente nos fatores negociáveis

Agora você já tem o filtro das necessidades que o imóvel deve atender. Mas, na prática, as coisas nunca são como se espera. Você vai encontrar, por exemplo, um imóvel que atenda apenas duas das suas necessidades principais, é muito bonito e tem aquele quintal gostoso.

Então, você precisa pensar racionalmente se as duas necessidades atendidas já são o suficiente. Ou seja, levando em conta que a sua emoção está querendo uma casa com estética do seu gosto e o quintal que você adorou.

Para chegar na decisão certa, você precisa saber se terá algum prejuízo ao abrir mão das outras duas necessidades não atendidas. Ao ser totalmente honesto consigo mesmo, você saberá qual é a resposta certa, mesmo que a sua emoção esteja tentando convencê-lo do contrário.

Escolha uma assessoria imobiliária especializada

Por último, mas muito importante, você deve contar com o suporte especializado de um corretor de imóveis ou de uma imobiliária para alugar um imóvel. Os profissionais detêm um conhecimento que você não tem porque não lida com esse universo todos os dias.

Aqui na Imobiliária Tropical, por exemplo, nossa equipe de corretores oferece mais do que o básico. Aqui você encontra profissionais engajados em resolver o seu problema com base na razão, ajudando você a encontrar o imóvel ideal de acordo com suas necessidades e possibilidades. E certamente você irá encontrar, pois temos diversas opções de imóveis para locação em Blumenau e região. Conte conosco para alugar um imóvel e sentir que fez a escolha certa!

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.